15 atividades divertidas para fazer na quarentena

As suas ideias de coisas para fazer na quarentena acabaram? Depois de tanto tempo em casa, é normal a sensação de “férias” acabar e dar lugar ao tédio e comodismo.

Embora seja comum esses sentimentos se instalarem neste período de liberdade restrita, é preciso exercitar o cérebro.

Um cérebro sedentário está suscetível a todo tipo de pensamentos, como divagações embaraçosas do passado e contemplações de caráter negativo.

Do mesmo modo, quando corpo está inerte a tendência é cair na preguiça. A vontade de ficar parado pode ser porta de entrada para o desânimo e a tristeza.  

E se você está precisando dar uma agitada na sua quarentena, confira a nossa trilha de e-mails com uma série de desafios para as próximas semanas! 😉

Desafio das 4 semanas

Dicas de atividades para fazer na quarentena

Para te ajudar, a Vittude compilou 15 atividades divertidas para você se manter na ativa.

1. Estabeleça um propósito

Talvez essa não seja a atividade mais prazerosa, mas é um bom conselho para guiar a sua rotina na quarentena.

Viver sem propósito é como aceitar tudo o que vem na sua frente porque, para você, tanto faz. Ao estabelecer um objetivo, você se sentirá mais motivado e disposto.

Logo, perceberá uma mudança em sua produtividade e humor. Portanto, defina objetivos ou metas para manter a vida diária em movimento!

2. Assista lives de artistas

Muitos cantores e bandas, nacionais e internacionais, estão colaborando para manter o ânimo dos fãs.

Procure por lives dos seus artistas favoritos para preencher as suas noites. Chame a família ou os companheiros de casa ou apartamento para assistir junto com você!

Também vale preparar uma refeição gostosa para acompanhar.

3. Faça atividades ao ar livre

Caminhe ou corra, respeitando medidas de prevenção do município, para tomar um pouco de sol.

Você também pode jogar bola, brincar com seu bichinho de estimação ou forrar uma toalha na grama e ler um livro no quintal.

A vitamina D, responsável por fortalecer os ossos e elevar o ânimo, é absorvida pelo corpo com 15 minutos de exposição ao sol. Por isso, se planeje para receber a sua dose diária!

4. Planeje eventos via videoconferência

Combine um café da tarde ou jantar à distância com os amigos. Uma festinha com vinho, música de fundo e conversa também é uma alternativa para elevar o humor!

Aliás, por que não dar uma chance para o amor na pandemia e marcar encontros virtuais através de aplicativos de relacionamento?

5. Maratone séries e filmes

Assistir TV está entre uma das coisas para fazer na quarentena mais populares. Aproveite para colocar as séries em dia ou descobrir filmes estrangeiros interessantes.

Uma dica é usar o plugin Netflix Party, que cria uma sala virtual de cinema no seu computador para ser compartilhada com amigos!

6. Faça tours online

Diversos museus ao redor do globo disponibilizaram tours virtuais para serem feitas do sofá de casa.

No Google Artes e Cultura, por exemplo, você encontra fotografias de eventos históricos e peças de artes renomadas para admirar.

Apesar de estar em inglês, é possível modificar o idioma usando a ferramenta de traduzir páginas do próprio Google.

7. Elabore uma rotina de autocuidado

O autocuidado é indispensável para a saúde mental. Se você está trabalhando de casa, é ainda mais importante para aliviar o estresse.

A sua rotina de autocuidado deve contar coisas que te deixam alegre. Pode ser um spa em casa, uma tarde para assar lanches deliciosos ou uma sessão de relaxamento com áudios suaves.

8. Aproveite para se aventurar no autoconhecimento

Uma das coisas para fazer na quarentena para exercitar o cérebro e, ainda, promover o bem-estar e buscar autoconhecimento.

Assista vídeos, leia livros ou faça terapia online para aprender mais sobre como você funciona.

Assim, você conseguirá se munir de estratégias para lidar com o isolamento social e demais eventos da vida de maneira emocionalmente saudável.

Banner autoconhecimento

9. Pratique meditação

A meditação ajuda a tranquilizar a mente e as emoções. As primeiras tentativas podem ser complicadas para quem nunca tentou, mas, com a prática, você logo passará a sentir as sensações boas que surgem de uma mente silenciada.

10. Aprenda uma nova habilidade

Sabe aquilo que você sempre quis aprender, mas nunca correu atrás por causa da falta de tempo?

Aproveite o tempo livre proporcionado pela quarentena para colocar este plano em ação. Além de malhar o cérebro com o desafio, você tornará os dias mais divertidos.

11. Siga desafios da internet

A internet é uma zona de criatividade, onde você encontra desafios legais para passar o tempo.

Então, podem ser 30 dias de exercícios, 30 dias de leitura, 30 dias de gratidão, ou qualquer nicho do seu interesse. Para manter a motivação, documente tudo nas redes sociais ou convide amigos para participar.

12. Incremente o seu CV

Os cursos gratuitos ou com preços modestos disponibilizados por instituições de ensino públicas e privadas podem ajudá-lo a turbinar o currículo.

Assim, por mais que o mundo dos negócios esteja um pouco parado, quando as atividades retornarem à normalidade você terá cultivado uma porção de diferenciais!

13. Aplique o método Marie Kondo

O método de organização pessoal da Marie Kondo consiste em você se desfazer dos objetos, roupas e lembranças que não lhe trazem mais felicidade. Ele pode ser aplicado em todos os cômodos da casa.

Aproveite para ler o livro ‘Mágica da Arrumação’ ou assista vídeos para aprender tudo sobre o método! Os ensinamentos não são apenas voltados para a arrumação de casas, mas para equilibrar o lado emocional de nossas vidas.

14. Faça piqueniques no quintal

Outra dica legal de coisas para fazer na quarentena é aproveitar o quintal de casa (ou, para quem não tem espaço, pode ser em um cômodo agradável) para fazer um piquenique com guloseimas saborosas.

Então, permita-se relaxar e desfrutar da tranquilidade oriunda da natureza. E, se você não tem um quintal, simplesmente descubra formas diferentes para se divertir com sua família.

15. Estruture um negócio próprio

Pense em como você pode se reinventar profissionalmente. As vendas pela internet têm ajudado muitos brasileiros a se manterem assim como a construírem sonhos.

Assim, você pode vender qualquer coisa, até mesmo os seus conhecimentos em formato de e-book ou vídeos. Este é o momento para ser criativo!

Atividades para fazer na quarentena: compartilhe essas dicas!

Gostou das dicas de coisas para fazer na quarentena? Então, compartilhe esse artigo para ajudar mais pessoas a cuidarem do bem-estar no isolamento social!  

Finalmente, se você gostou desse artigo, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e também assinar nossa newsletter!

Leia também:

10 benefícios do sorriso para a saúde física e mental

Felicidade pode impactar positivamente sua saúde física

Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta