10 benefícios da psicoterapia que podem fazer de você um profissional melhor

10 benefícios da psicoterapia que podem fazer de você um profissional melhor

  |  Tempo de leitura: 9 minutos

Os benefícios da psicoterapia são vastos tanto para a vida pessoal, amorosa e social quanto para a profissional. O intuito do acompanhamento psicológico é tratar problemas psicológicos e emocionais, como também curar transtornos mentais debilitantes. Através dele, indivíduos conseguem fazer os movimentos de mudança necessários para encontrarem a felicidade em suas vidas. 

Do mesmo modo, profissionais podem debater questões relacionadas ao ambiente de trabalho, desempenho profissional e objetivos de vida visando o crescimento da carreira. 

Benefícios da terapia para os profissionais

Todo profissional deseja crescer e chegar a uma posição confortável dentro da profissão escolhida. Essa pode não ser a de chefia, mas, sim, a que faz mais sentido para os seus objetivos profissionais. Cada pessoa possui uma visão diferente do que é positivo dentro do seu plano de carreira. 

Para isso, esses profissionais precisam se reinventar com constância. São horas de palestras, cursos, treinamentos, networking, congressos e eventos visando um único objetivo: se tornar um profissional melhor. Mas você sabia que a psicoterapia também pode ajudar as pessoas a crescerem profissionalmente?

A psicoterapia é um processo de encontro consigo mesmo. O psicólogo faz a mediação entre você e as suas crenças, emoções, conflitos internos e mágoas para que, ao fim do acompanhamento psicológico, você se torne uma pessoa mais centrada e emocionalmente inteligente.  

Para os profissionais, o resultado é semelhante. Na terapia, eles estabelecem caminhos para o autoaprimoramento com base em suas necessidades emocionais, história de vida e objetivos a longo prazo. 

Confira abaixo 10 benefícios da psicoterapia para crescer como profissional!

1. Autoconhecimento

O autoconhecimento é um dos maiores benefícios da terapia. É impossível finalizar o acompanhamento psicológico sem ter aprofundado o conhecimento de si mesmo. 

Para conseguir modificar o seu comportamento, você precisa saber quais são as suas crenças, opiniões, qualidades e defeitos. Caso contrário, como saber os pontos que precisam de melhoria e os que já são excelentes?

Tomar consciência das características de sua personalidade e de seus padrões comportamentais implica em mergulhar em suas memórias. Em algum momento lá atrás, esses elementos foram formados com base em acontecimentos positivos ou negativos. 

Dessa forma, é necessário regressar a momentos por vezes pouco agradáveis para compreender o que motiva você a agir e a pensar de determinada forma. Na terapia, esse processo é feito com muita cautela para não estimular gatilhos negativos. 

Confrontar a si mesmo não é fácil tampouco prazeroso na maior parte do tempo. Todavia, é essencial para que você tome as rédeas de sua vida e aprenda a tomar decisões melhores! 

2. Superação de limitações

Muitas pessoas nutrem crenças que prejudicam a sua trajetória profissional e pessoal. Elas acreditam ser pouco competentes, incapazes de realizar determinadas tarefas ou assumir certas posições, e não têm autoconfiança

Ao levar esses receios ao psicólogo, os pacientes são convidados a refletir sobre a origem de suas limitações. Essa reflexão é necessária para que compreendam quais são os catalisadores dessas crenças e, então, possam ressignificá-las.  

Com o apoio do psicólogo, os profissionais conseguem dar pequenos passos em direção a uma conduta mais séria e confiante. A superação das limitações acontece natural e gradualmente. Não existe um “evento especial” que promove justamente esse acontecimento. 

3. Cura de traumas do passado

Os traumas formados na infância e na adolescência costumam prender as pessoas em momentos incômodos por muitos anos. Com medo de que a situação ruim se repita, elas evitam determinadas ocasiões e/ou indivíduos e perdem oportunidades. 

Também podem sofrer com transtornos mentais oriundos de eventos do passado.

Com a psicoterapia, esses traumas são curados. As feridas não são fechadas da noite para o dia, mas, sim, com o amadurecimento gradual e a vivência de novas experiências. O psicólogo apoia o paciente nesta jornada, aconselhando-o de forma que possa aproveitar a sua vida com mais felicidade.

A cura desses traumas causa uma transformação significativa na postura profissional. O paciente fica em paz com o passado e modifica a sua visão para o futuro, ganhando confiança para aproveitar oportunidades no ambiente de trabalho

4. Desenvolvimento de soft skills

10 benefícios da psicoterapia que podem fazer de você um profissional melhor

Um dos benefícios da psicoterapia que auxilia os profissionais é o desenvolvimento das chamadas “soft skills”, ou habilidades socioemocionais. Essas aptidões ganharam relevância no mercado de trabalho da atualidade.

Organizações procuram funcionários que, além de possuírem conhecimento técnico relevante, saibam resolver conflitos, ter empatia, solucionar problemas práticos, gerir suas emoções e inovar. 

Criatividade, paciência, jogo de cintura, responsabilidade, inteligência emocional, entre outros, são desenvolvidos à medida que o paciente supera suas limitações. Como o sofrimento causado por conflitos internos cessa durante a terapia, ele consegue se concentrar no autoaprimoramento.

Além disso, o profissional que faz terapia se aceita e se ama como é. Esses sentimentos o incentivam a melhorar as suas habilidades, ganhar conhecimento e crescer dentro da empresa. Quem se ama, também se valoriza! 

5. Flexibilidade

Ser flexível é imprescindível para se ter uma carreira longa e de sucesso. O profissional flexível não se deixa abater por coisas pequenas, sabe lidar com personalidades diversas (e até difíceis) e se adapta às situações. Assim, ele não se descontrola em momentos de crise. 

Para quem tem comportamento rígido e gosta de controle, ser flexível é um desafio. Profissionais com essa característica podem buscar a psicoterapia para aprenderem a relevar o que não é importante, como manias de colegas de trabalho.

6. Compreensão da ética profissional

Como o paciente se conhece na terapia e descobre atributos e condutas, tanto agradáveis quanto desagradáveis, ele chega a uma posição que pode escolher agir com mais ética profissional. 

Esta nada mais é que um conjunto de comportamentos e valores positivos adotados no ambiente de trabalho. O profissional que não tem uma conduta ética não respeita o seu local de trabalho nem se importa com as pessoas presentes nele. 

Ser ético no trabalho é importante para construir uma boa imagem perante colegas e superiores, deixando a sua marca na empresa. A conduta ética pode até despertar o interesse de outros empregadores, cujas propostas de trabalho são mais interessantes.

Esse é um dos benefícios da psicoterapia mais práticos para o profissional. 

7. Reconhecimento do seu propósito de vida

Você trabalha com o que você ama ou enxerga propósito em seu trabalho? 

Profissionais que conseguem responder positivamente a essa pergunta são mais felizes e, consequentemente, mais competentes. Têm motivação para acordar todas as manhãs, concluir suas obrigações diárias, interagir com colegas e aproveitar oportunidades.  

Já profissionais insatisfeitos com a sua profissão ou emprego não trabalham com tanta eficiência, por isso, recebem rótulos negativos de terceiros. Além disso, possuem propensão para desenvolver transtornos mentais, como depressão e ansiedade, e chegar ao esgotamento ocupacional

Para ser um profissional melhor é preciso obter satisfação com o que você faz. 

A psicoterapia ajuda indivíduos incertos sobre o futuro da sua carreira a se reencontrarem. Durante as consultas, são levantadas questões que direcionam profissionais para o seu propósito de vida.

8. Identificação de pontos frágeis 

Um dos benefícios da psicoterapia mais marcantes para os profissionais é a identificação de seus pontos débeis. 

O profissional que possui gana está sempre em busca de aprimoramento. Esse constante processo de desenvolvimento requer a identificação de pontos fragilizados e seu consequente fortalecimento. Todavia, não é fácil saber exatamente o que precisa ser melhorado em você para crescer na carreira. 

As pessoas costumam ter uma ideia de seus pontos fracos quando se deparam com desafios ou recebem feedback de superiores, mas não se aprofundam nessas questões. A psicoterapia permite o encontro com esses atributos fragilizados. 

Por exemplo, um profissional pode ser seguro de si em diversas ocasiões, mas ter insegurança quando o assunto é liderar uma equipe. Este é o seu ponto frágil. Na terapia, ele consegue controlar esse sentimento e transformá-lo em um ponto forte.  

9. Melhora dos relacionamentos interpessoais

10 benefícios da psicoterapia que podem fazer de você um profissional melhor

Os relacionamentos interpessoais são essenciais para crescer na carreira. Se você não souber como manter uma boa convivência com colegas, superiores e indivíduos que podem ajudá-lo em algum momento de sua trajetória profissional, acabará ficando para trás. 

Muitos profissionais são ótimos no que fazem, mas não conseguem desenvolver bons relacionamentos no ambiente profissional com naturalidade. Suas interações são desajeitadas e parecem bajulação, colocando-os numa posição pouco favorável perante os outros. 

Um dos benefícios da psicoterapia para esses profissionais é o desenvolvimento das habilidades sociais. 

Pacientes que desejam ser menos tímidos e criar vínculos afetivos podem fazer esse pedido ao psicólogo já na primeira consulta. Ao longo das sessões, essa questão será tratada até que o paciente se sinta confortável com suas aptidões sociais. 

10. Fortalecimento da resiliência emocional 

Por fim, a psicoterapia proporciona o fortalecimento da resiliência emocional. Após superar as suas limitações, ficar em paz com o passado, ressignificar experiências ruins e desenvolver o amor-próprio, pacientes ficam emocionalmente mais fortes. 

Em outras palavras, adquirem as habilidades emocionais necessárias para passarem intactos por momentos ruins. Fatores que antes lhe tiravam o sono, como uma relação turbulenta ou insegurança em relação a uma habilidade, deixam de incomodá-los.

É claro que esse processo acontece conforme o tempo e as questões levantadas pelo próprio paciente. Por isso, é impossível prever uma duração para o acompanhamento psicológico sem ter conhecimento sobre a personalidade, os medos e os desejos de cada indivíduo. 

Profissionais interessados em crescer na carreira com a psicoterapia podem iniciar o seu acompanhamento psicológico com terapia online ou presencial na Vittude! Os psicólogos da nossa plataforma têm experiência em transição de carreira, orientação profissional e saúde do trabalhador.

Quer encontrar um profissional para te ajudar agora mesmo? Utilize a ferramenta de agendamento abaixo e comece sua jornada!

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta