10 benefícios do sorriso para a saúde física e mental

Não existe nem muito mistério: quando sorrimos nos sentimos automaticamente melhores, mais leves, menos pressionados. O sorriso interno e externo é um antídoto para o estresse, as dores e os conflitos que aparecem diariamente em nossas mentes. Sorrir para si e para o mundo, consigo e com o outro traz seu corpo e sua mente ao equilíbrio, à consciência da vida como uma brincadeira.

Imagine se todos nós continuássemos sorrindo na mesma proporção que vemos crianças soltando gargalhadas sem nenhum sentido aparente, só de caminhar ao lado uma das outras? Com o tempo, perdemos o hábito do riso solto, o riso que vem com o compartilhamento de bons momentos presentes, com o alívio de entender que tudo acontece em seu tempo, é momentâneo, breve, passageiro.

Entretanto, o sorriso está sempre lá, de graça, disponível e livre para utilizarmos de seus benefícios o tempo todo. Abaixo você vê as principais vantagens de estimular mais o seu sorriso durante a rotina para o seu bem-estar.

1. Sorrir libera substâncias químicas associadas ao bem-estar

Tudo começa com a liberação de endorfinas. Mesmo em um sorriso falso, o movimento do rosto, dos ossos e nervos provoca a liberação dessa substância químicas associada ao bem-estar do corpo. As endorfinas promovem uma sensação positiva geral que influencia diretamente na sua saúde física e mental.

2. Sorrir estimula o sistema imunológico

As mesmas endorfinas liberadas durante o sorriso também estimulam o sistema imunológico, reduzindo o estresse e aumentando o número de células imunes e anticorpos que combatem as infecções. Esse incrível movimento do seu corpo melhora sua resistência às doenças.

O sorriso ajuda a fortalecer o sistema imunológico

3. O sorriso alivia a tensão física e o estresse

Uma boa risada alivia a tensão física e o estresse, deixando seus músculos relaxados por até 45 minutos depois. Para quem sofre dores crônicas, as endorfinas liberadas pelo sorriso são uma ótima forma de conter a dor, aliviando tensões por todo o corpo.

4. O sorriso faz bem para o coração

Quando você sorri, seu fluxo sanguíneo aumenta, melhorando a função dos vasos, o que te protege contra ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares.

5. Um sorriso pode reduzir a ansiedade e o medo

O mesmo processo que libera endorfina enquanto você sorri, também diminui o hormônio cortisol. Ele é o principal responsável por sentimentos negativos como a ansiedade, o estresse e o medo. Além disso, quem vive com um bom humor constante consegue olhar para as situações de risco de outra perspectiva, vendo cada problema de modo mais realista e menos ameaçador.

6. Compartilhar um sorriso gera relações de confiança

Diversas pesquisas provam que, ao sorrir, você automaticamente gera mais empatia e confiança nas pessoas a sua volta. É muito mais fácil se identificar com alguém que já vem de peito aberto e sorriso no rosto te receber, não importa se é um desconhecido ou alguém muito próximo.

o sorriso ajuda a construir relações de confiança

7. Sorrir ajuda a resolver conflitos

No trabalho, na família, na escola: não interessa onde for, o riso ajuda na resolução de conflitos que antes se apresentavam como rígidos, pesados, imutáveis. A característica solta e transitória do sorriso nos ajuda a olhar para a vida com menos peso. Encarar cada fato de forma crua, sem nos entregar completamente aos desvios da mente. Quando sorrimos, ficamos também ficamos mais resilientes.

“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.”

– William Shakespeare

8. Um sorriso atrai mais pessoas para perto de você

Segundo pesquisas, as pessoas ficam mais atraentes quando sorriem. Faça esse experimento: saia um dia na rua sem mostrar os dentes para ninguém e, no outro, sorria para todas as pessoas que encontrar. É bem provável que seu sorriso contagie e gere experiências inusitadas.

9. Sorrir inspira comportamentos positivos

Nossas ações trazem resultados para a vida o tempo todo. A forma como encaramos cada uma das situações que nos aparecem é fundamental para determinar as consequências de nossos atos. Quando cumprimos com nossas tarefas sorrindo, inspiramos melhores sensações e comportamentos em nós e nos outros.

o sorriso inspira comportamentos positivos

10. O sorriso interno é o melhor remédio da mente

Em vez de reagir a cada situação, porque não agir com um sorriso? Em vez de jogar, se culpar, culpar os outros, se estressar, lutar, sofrer, o que acontece se você experimentar sorrir para toda a sua confusão interna e externa? Não precisa nem sorrir de forma física visível. O sorriso interno já basta para aliviar as questões da mente.

Quando não nos fixamos em visões aparentes, conseguimos ver o todo com mais fluidez, mais possibilidades, um caminho aberto para atuarmos com um sorriso no rosto e brilho nos olhos. Ter uma visão clara dessa mente não aprisionável é um dos melhores remédios para questões que levam a doenças mentais.

“Já que todos os fenômenos são apenas espectros, perfeitos sendo apenas o que de fato são, sem qualquer inclinação para bem ou mal, aceitação ou rejeição, podemos realmente gargalhar”

– Longchenpa

Sorriso e a longevidade

Pesquisas indicam que pessoas que sorriem muito durante a vida tem uma expectativa de 5 a 7 anos mais longa. Além de tudo isso, sorrir frequentemente não faz apenas bem para você, mas para todas as pessoas ao seu redor. Tem coisa mais gostosa do que se sentir bem ao mesmo tempo que fazemos o bem para o outro? “Toda vez que você sorri para alguém, é uma ação de amor”, dizia Madre Teresa de Calcutá.

Encontre tudo aquilo que te faz sorrir e use desses recursos o tempo todo. Conviver com pessoas que te fazem bem, criar conexões com sonhos, atividades físicas ou espirituais, trabalhos, projetos. Quando agimos sorrindo, agimos melhor e transformamos o mundo com a mesma intensidade positiva.

Procurando Psicólogos em São Paulo? Agende hoje mesmo uma consulta!

Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda a requisitos específicos para atender a todos que precisem de acompanhamento. Acesse nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!

Leia também:

Mindfulness: conheça os benefícios da atenção plena

12 formas de combater a tristeza antes de se tornar doença

Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta