Quando o cansaço mental passa a ser um problema?

Após um dia atribulado, como você se sente física e mentalmente? Nem todo mundo se dá conta, mas não é somente o corpo que fica cansado diariamente. O cérebro também está trabalhando constantemente e, por isso, o cansaço mental pode impactar a vida de muitas pessoas.

Vale ressaltar que se sentir cansado por determinados períodos é normal. O que passa a ser um problema é quando a fadiga afeta a saúde mental e física das pessoas. Por isso, é necessário fazer pausas ao longo do dia, ter momentos de relaxamento e cuidado com o bem-estar.

Se você sente que está sofrendo com o esgotamento mental, este artigo é para você. Em seguida, você poderá conferir as principais informações sobre o assunto, mas não se esqueça de que em alguns casos é preciso buscar a ajuda de um psicólogo, combinado? Continue a leitura!

O que é o cansaço mental?

O cansaço mental também é conhecido como estafa mental. Caracteriza-se pela sobrecarga de informações sentida pelo nosso cérebro de tal forma que o corpo começa a dar sinais físicos de que precisa de uma pausa.

É importante ter em mente que se sentir cansado em momentos específicos é natural, mas se você passar a conviver com esta sensação de maneira mais constante, por semanas ou meses, pode ser um sinal de alerta.

Esse tipo de esgotamento pode atingir tanto crianças como adultos e é capaz de afetar o desempenho profissional e escolar do indivíduo. O que acontece é que quando a pessoa está no seu limite, o rendimento e o prazer na execução das suas tarefas caem. Dessa forma, acabam se tornando desgastantes e demandando muita energia.

Quais são os sintomas do cansaço mental?

O cansaço mental impacta várias esferas da vida de uma pessoa. Os sinais indicam que o corpo está sobrecarregado e precisa descansar. Entre os principais sintomas, estão:

  • falta de concentração;
  • cansaço em excesso e falta de energia;
  • dores pelo corpo;
  • problemas de memória;
  • alterações de humor;
  • dificuldades em realizar tarefas do dia a dia;
  • redução da libido;
  • perda de apetite;
  • desinteresse por atividades que antes eram prazerosas;
  • dificuldades para dormir e insônia;
  • angústia e desânimo;
  • irritabilidade;
  • sonolência ou insônia;
  • diminuição da motivação e da produtividade.

Além disso, o esgotamento mental pode deixar a imunidade mais baixa, o que torna o organismo mais vulnerável para o surgimento de outras doenças. Caso perceba que estes sinais é necessário descansar, caso contrário, é possível que o cérebro seja ainda mais sobrecarregado, resultando em enxaquecas ou até mesmo em sintomas de uma depressão.

Quais são as causas mais comuns de cansaço mental?

Existem várias situações que podem levar ao cansaço mental que, se persistente, pode se tornar um problema na vida do indivíduo. No entanto, nem sempre a pessoa tem consciência do que está causando o esgotamento e como sair do círculo vicioso. Nesses casos, é fundamental buscar ajuda psicológica para lidar com a questão.

Em seguida, confira algumas das causas mais comuns de cansaço mental que são responsáveis por manter o cérebro ativo o tempo todo:

  • trabalho excessivo, sem pausas ou férias por muito tempo;
  • período longo de estímulos intelectuais, como estudos e pesquisas;
  • preocupações excessivas com problemas pessoais e/ou profissionais;
  • exposição constante aos estímulos das redes sociais e  excesso de informações;
  • transtornos mentais, como depressão e ansiedade.

Dicas para ter mais qualidade de vida e combater o cansaço mental

Corpo e mente caminham juntos, por isso, é preciso incluir no seu dia a dia atividades de autocuidado voltadas para estas duas esferas. É importante detectar os sinais de cansaço mental para saber quando é necessário agir com mais cautela e buscar válvulas de escape.

Lembre-se: por mais que várias atitudes rotineiras possam melhorar a saúde mental e física, em alguns casos pode ser necessário procurar por ajuda especializada, como de um psicólogo.

Em seguida, confira algumas dicas para ter mais qualidade de vida e combater o cansaço mental:

Pratique exercícios físicos

É comprovado cientificamente que praticar exercícios físicos regularmente é um ótimo remédio para combater o estresse e reduzir a ansiedade e a depressão. Além disso, aumenta a sensação de bem-estar.

Exercícios leves e curtos são recomendados para combater o cansaço. Não é preciso ter uma rotina de atleta para colher os benefícios: realizar atividades três vezes por semana, de 20 a 40 minutos, com intensidade baixa a moderada, já é o suficiente para sentir os benefícios.

Cultive hobbies

Ter hobbies é fundamental para desligar a mente de preocupações e ter momentos de autocuidado. É importante que, ao longo da sua rotina, você tenha intervalos nos quais pode se dedicar àquilo que faz por puro prazer, por exemplo:

  • ler;
  • pintar;
  • tocar um instrumento;
  • dançar;
  • cozinhar;
  • andar de bicicleta;
  • assistir filmes e séries;
  • cuidar do jardim.

Tenha uma alimentação saudável

É claro que, de vez em quando, é permitido comer besteiras e alimentos mais gordurosos, mas, no geral, é recomendado seguir uma dieta mais equilibrada. Isso significa incluir verduras, legumes e frutas na sua alimentação.

Além disso, itens como banana, abacate, canela e amendoim possuem propriedades que melhoram a disposição e, portanto, combatem o cansaço mental. Comer bem é fundamental para se sentir mais disposto e saudável.

Inclua momentos de lazer no seu dia a dia

O lazer pode estar atrelado àquilo que você faz para relaxar e abstrair a mente. Desde os hobbies até sair com os amigos ou familiares. O mais importante é garantir que a sua rotina não fique presa ao círculo vicioso voltado apenas para tarefas pessoais e profissionais que exigem preocupação e atenção constantes.

Tire férias pelo menos uma vez ao ano

Muitas pessoas têm o hábito de entrar no looping infinito do trabalho e, dessa forma, acabam deixando de realizar pausas importantes para relaxar.

Tirar férias é fundamental para aliviar o estresse do dia a dia e se permitir abstrair das preocupações do trabalho. Portanto, as férias são mais do que momentos de prazer, pois também contribuem positivamente para a saúde mental e física e até mesmo para a melhora dos relacionamentos e do desempenho profissional.

Afinal, viajar abre as nossas perspectivas, promove o autoconhecimento e nos ajuda a descansar a mente para voltar à rotina com as energias renovadas.

Crie uma rotina de sono equilibrada

Um sono tranquilo é essencial para ter uma vida equilibrada e combater o cansaço mental. É durante o sono que o organismo realiza funções restauradoras do corpo, além de repor energias e regular o metabolismo. Tudo isso é importante para manter o corpo e a mente saudável.

O número de horas de sono recomendado varia conforme a fase de vida, mas, no geral, são necessárias em média 8 horas por dia, sem interrupções. Quando se dorme menos do que isso, o funcionamento do organismo é impactado negativamente e aumentam as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e obesidade.

Além disso, a falta de sono também impacta na qualidade de vida e no bem-estar, pois o indivíduo se sente cansado, indisposto e sem energia.

Faça psicoterapia

Em alguns casos, apenas os hábitos saudáveis listados acima podem não ser o suficiente para combater o cansaço mental. Nesse tipo de situação, é importante buscar o auxílio de um psicólogo.

Por meio da psicoterapia, o paciente vivenciará um profundo processo de autoconhecimento no qual será capaz de reconhecer gatilhos e padrões de comportamento. Dessa forma, conseguirá entender melhor o que vem causando o seu esgotamento e traçar estratégias para superá-lo.

Além disso, a psicoterapia é muito valiosa para mudar a visão das pessoas em relação a como lidam com os problemas, frustrações e preocupações rotineiras. Isso significa entender que eles continuaram acontecendo, mas ser capaz de enfrentá-los de uma maneira mais saudável para não sucumbir ao cansaço mental.

O acompanhamento psicológico é recomendado para qualquer indivíduo, não somente aqueles que enfrentam algum problema mais grave. No entanto, em casos mais delicados é fundamental para a superação das adversidades.

Cuide do seu bem-estar e viva melhor

Agora que você já entendeu o que é o cansaço mental e por que ele pode se tornar um problema, é importante ficar de olho nos sinais e, se necessário, buscar o suporte de um psicólogo.

Cuidar do seu bem-estar e da sua qualidade de vida é fundamental para se sentir melhor consigo mesmo e lidar de maneira mais saudável com os obstáculos que cruzarão o seu caminho.

Para mais artigos e dicas sobre bem-estar e saúde mental, acompanhe o blog da Vittude!

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Recent Posts

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

2 semanas ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

3 semanas ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

3 semanas ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

3 semanas ago

Psicoterapia dentro das empresas: por que apostar nesse benefício?

O cenário de saúde mental no Brasil é um dos piores do mundo, mas até…

3 semanas ago

Testes de inteligência emocional: o que é, importância e exemplos

Entenda o que são testes de inteligência emocional, a sua importância e confira opções gratuitas…

3 semanas ago