Categoria: Carreira

Inteligência emocional desbloqueie seu gênio emocional

Inteligência emocional: Quão emocionalmente inteligente você é, e porque você deve se preocupar com isso?

Inteligência emocional: Quão emocionalmente inteligente você é, e porque você deve se preocupar com isso?
23 avaliações

  |  Tempo de leitura: 10 minutos

A inteligência emocional foi mais profundamente estudada pelo psicólogo americano Daniel Goleman. Segundo Goleman, um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. Grande parte dos psicólogos não sabem exatamente como definir a inteligência. Mesmo depois de um século de debate sobre o que é, e como medi-la, ainda há uma ampla gama de teorias e formas de testar essa indescritível qualidade humana. Mais importante ainda, ainda não possuímos evidências sólidas para mostrar que a inteligência é importante para melhorar a qualidade do nosso dia a dia. O personagem Forrest Gump talvez forneça o melhor exemplo de ficção de alguém cujos resultados de testes o colocaram bem abaixo da média em inteligência, mas cujo gozo de vida e sucesso – foram incontestavelmente elevados. Quociente de Inteligência No entanto, não precisamos recorrer à ficção para justificar a idéia de que o Quociente de Inteligência (QI),...

Continue lendo
como contratar

Como contratar: 8 características fundamentais para identificar bons profissionais

Como contratar: 8 características fundamentais para identificar bons profissionais
2 avaliações

  |  Tempo de leitura: 5 minutos

O termo “profissional” está um pouco batido nos dias de hoje, talvez demais. Mas o que exatamente significa ser um bom profissional? Profissionais de destaque superam desafios, desenvolvendo a sabedoria necessária para ultrapassar traumas, estresse, responsabilidades e convivências. Esses profissionais excepcionais não atentam para a negatividade e continuam pressionando com um forte senso de organização, paciência e coragem. Isso mesmo quando os negócios estão lentos. Resolutos, eles podem se mover mais devagar enquanto contemplam seu caminho, mas têm uma força interior e tenacidade que os torna bem-sucedidos em altos níveis a longo prazo. Como contratar essas pessoas de destaque? Reunimos aqui algumas qualidades que bons profissionais possuem e podem ser identificadas na hora da contratação.

Continue lendo
plano de saúde

5 razões porque sua empresa deve oferecer um plano de saúde completo

5 razões porque sua empresa deve oferecer um plano de saúde completo
1 avaliações

  |  Tempo de leitura: 6 minutos

Existem muitos benefícios que você pode oferecer por meio de sua empresa, mas um deles ganha de todos: o plano de saúde. De acordo com dados de pesquisa do IBOPE Inteligência, 95% dos brasileiros consideram o plano de saúde um fator decisivo no momento de escolher entre duas vagas de emprego. Segundo a pesquisa, 79% consideram o plano de saúde “muito importante” e 16% consideram importante. Além de influenciar na decisão entre duas ou mais propostas de emprego, o plano de saúde é o terceiro item mais desejado pela população, atrás de educação e casa própria. Em 2015, o plano de saúde era um bem importante para 53% da população que não contava com o benefício. Agora, esse índice é de 57%. Entre as razões para querer o plano de saúde como benefício trabalhista, as pessoas apontam a qualidade e agilidade no atendimento com disponibilidade de bons médicos e hospitais,...

Continue lendo
reter talentos

Como usar benefícios para aumentar a lucratividade e reter talentos na empresa

Como usar benefícios para aumentar a lucratividade e reter talentos na empresa
1 avaliações

  |  Tempo de leitura: 7 minutos

A experiência dos funcionários tornou-se uma palavra de ordem para os empregadores que procuram recrutar e reter talentos. Entretanto, é preciso fazer mais do que oferecer água e inscrições em academias de ginástica. Estamos em uma nova crise no recrutamento e retenção. Em parte, ela foi impulsionada por uma mudança universal na cultura de trabalho, que viu a dizimação da mentalidade de “trabalho para a vida”. São altos os níveis de rotatividade de empregados e isso é compreensivelmente impopular entre os empregadores. Isso porque investem pesado no desenvolvimento de seu pessoal apenas para observá-los partindo para outros empregos. Por esse motivo, as duas últimas décadas presenciaram uma maior ênfase na retenção de talentos. Isso significa que empregadores precisam cada vez mais fazer de tudo para se diferenciarem e proporcionarem uma experiência de trabalho inigualável.

Continue lendo
liderança

Liderança: conheça 12 características ou qualidades de um bom líder

Liderança: conheça 12 características ou qualidades de um bom líder
Avalie este artigo

  |  Tempo de leitura: 9 minutos

O que faz algumas pessoas se destacarem em papéis de liderança? As teorias de liderança dentro da psicologia procuram explicar como e por que certas pessoas se tornam líderes. Tais teorias geralmente enfocam as características dos líderes, mas algumas tentam identificar os comportamentos que as pessoas podem adotar para melhorar suas próprias habilidades de liderança em diferentes situações. Os primeiros debates sobre a psicologia da liderança frequentemente sugeriam que tais habilidades eram simplesmente habilidades com as quais as pessoas nasceram. Algumas teorias mais recentes propõem que possuir certas características pode ajudar a tornar as pessoas líderes por natureza, mas que a experiência e as variáveis situacionais também desempenham um papel crítico.

Continue lendo
absenteísmo

Absenteísmo: como reduzir as faltas em sua organização

Absenteísmo: como reduzir as faltas em sua organização
1 avaliações

  |  Tempo de leitura: 5 minutos

O absenteísmo é um comportamento de trabalho contraproducente que é definido como ausências não programadas, habituais e evitáveis. São ausências que incluem dias de doença, dias de folga não programados e até atrasos para o trabalho. Não é preciso dizer que o absenteísmo é muito caro para as organizações, afeta sua produtividade e diminui o nível de moral da empresa. Então, como você pode reduzir sua taxa de absenteísmo e evitar todas as conseqüências associadas a ela?

Continue lendo
5
Shares
Esconder