Descubra como tratar o ciúme possessivo

Você sabia que existe como tratar o ciúme possessivo? Embora esse sentimento seja avassalador, há maneiras de contorná-lo para tornar o seu relacionamento mais saudável.

Mesmo que o ideal seja trabalhar a confiança entre o casal, uma quantidade aceitável de ciúme geralmente é apreciada pelos parceiros. As pessoas gostam de saber que são amadas e desejadas, logo acreditam que uma manifestação de ciúme é como uma reafirmação do laço entre o casal.

Porém, o ciúme possessivo é tão intenso e invasivo que rapidamente estraga os relacionamentos. Ou o casal termina e cada um segue o seu próprio caminho ou a relação se transforma em um relacionamento doentio.

Ciúme possessivo e doentio
Será que aquele ciúme que eu sinto já não está passando dos limites?

O mecanismo do ciúme possessivo

Todo mundo sente um pouco de incerteza quando o assunto são relacionamentos. As relações não amorosas também podem despertar o medo da rejeição. No entanto, esse medo se transforma em pavor quando se trata de amor. Ele nasce de sentimentos como baixa autoestima, complexo de rejeição e, principalmente, medo de perder a pessoa amada.

Mas o principal combustível do ciúme possessivo é a insegurança. Indivíduos inseguros não confiam em si mesmos nem nas outras pessoas. Por mais que o amor seja demonstrado, eles não acreditam. O excesso de insegurança pode levar a comportamentos controladores, pois os medos são projetados no parceiro.

Um toque a mais para atender o celular ou alguns minutos de atraso ao chegar a casa já são razões para despertar o ciúme. Logo, o sentimento de posse cresce e o contato do parceiro com os amigos e familiares, as roupas que usa, os lugares que frequenta e as atividades que faz além do trabalho passam a ser monitoradas.

Quando estamos em um relacionamento, cegos pela paixão e expectativas, o controle passa despercebido (ou é negado) em nossas atitudes. Qualquer palavra mais áspera ou conduta distinta é motivo para ficarmos abalados e nos colocarmos no lugar da vítima, afinal, é o parceiro que está sendo rude!

Em uma relação baseada no amor e confiança, essas preocupações são desnecessárias. O amor, acima de tudo, é o sentimento mais brando que podemos carregar em nós e dele surgem somente emoções e sensações boas. E o ciúme está longe disso.

Que tal começar a trabalhar questões como insegurança, confiança e autoestima?

Trilha autoestima

 Como tratar o ciúme possessivo

Felizmente, você pode aprender como tratar o ciúme possessivo! A jornada para a cura é longa e, muito provavelmente, requer tocar em feridas mal cicatrizadas ou ainda abertas. Mas a tranquilidade que se ganha em compensação é incomparável.

1.       Pense no significado do ciúme

Existe mesmo alguma razão para ter ciúme? Por que você acredita que será traído ou abandonado? O que aconteceu para levá-lo a pensar nessa possibilidade?

Se o parceiro ou parceira tem condutas que colocam em dúvida a sua fidelidade, você deve esclarecer como se sente em relação ao comportamento dele ou dela. Porém, precisamos nos lembrar de que é impossível controlar os outros. Mesmo que se tente, essa atitude está destinada ao fracasso.

É por isso que precisamos ter autoconfiança e acreditar que conseguimos lidar com as adversidades da vida, inclusive um possível término. Com mais confiança, você também toma decisões mais assertivas e não fundamentadas em suspeitas infundadas de ciúme.

2.      Reflita sobre as suas inseguranças no relacionamento

Do que você tem mais medo? Ficar sozinho? Ser rejeitado? Perder aquela pessoa em especial? Nunca mais encontrar alguém se o relacionamento acabar? Não ser amado? Enfim, existem várias inseguranças presentes nas relações amorosas e essas costumam ser as mais comuns.

Muitas delas são frutos da ansiedade, a qual cria um futuro terrível para você e o seu parceiro quando tudo está bem no presente. Por isso, é preciso se esforçar para manter a atenção no momento atual. Avalie o relacionamento como está hoje e não como ele pode ser caso X ou Y aconteça.

Vencendo a ansiedade

3.      Não se apegue ao passado

O excesso de ciúme pode ser um mecanismo de defesa desenvolvido no passado para evitar o sofrimento. Apesar de ser doloroso revisitar lembranças ruins, é provável que você precise fazer isso para se livrar de medos apegados a um tempo que já passou.

Independentemente se você foi traído, rejeitado ou teve uma experiência ruim na infância relacionada a isso, hoje você é uma pessoa diferente. Mais forte, mais consciente e mais madura. Não há razão para passar o resto da vida esperando que o passado se repita. Veja a vida pelos olhos de quem você é hoje e não da pessoa que foi ontem.

4.      Participe da vida do seu parceiro

Para aprender como tratar o ciúme possessivo é preciso fazer mudanças significativas na dinâmica do relacionamento. Em vez de ficar suspeitando e restringindo o parceiro, convide-o para fazer algo divertido ou faça algo do interesse dele.

Participe da vida dele da forma que você gostaria que ele participasse da sua. Assim, o laço entre vocês se fortalecerá entre risadas e momentos alegres.

Ciúme possessivo e relacionamento saudável
Restabeleçam a confiança mútua recuperando momentos íntimos e divertidos para ambos

5.      Seja sincero

Honestidade e diálogo são dois pilares importantíssimos de qualquer relação. Se o parceiro não é de se abrir, inicie essa cultura você mesmo. Expresse os seus sentimentos sempre que achar necessário.

Não permita que eles se acumulem em seu interior para que se manifestem posteriormente em uma explosão de raiva. Resolva todos os impasses na hora!

Do mesmo modo, não faça acusações equivocadas ou eleve a voz. A melhor maneira de abordar temas sensíveis é com calma e disposição para escutar as ponderações do parceiro.

6.      Procure ajuda

Se você tentou todas as técnicas e ainda não sabe como tratar o ciúme possessivo de forma eficiente, você pode levar as suas preocupações ao consultório do psicólogo.

A terapia é a ferramenta perfeita para solucionar impasses oriundos do passado ou de inseguranças enraizadas dentro de nós. Já encontramos dificuldades para fazer mudanças de hábitos simples, imagine, então, descobrir o porquê e ainda tratar um sentimento que abala as nossas estruturas.

Banner relacionamento

A terapia de casal para lidar com o ciúme possessivo

Para não se sobrecarregar e ainda reviver o amor em seu relacionamento, busque ajuda na terapia de casal ou, se preferir, na individual. A Vittude pode ajudá-lo nesses primeiros passos!

Leia mais sobre ciúme e relacionamentos no blog Vittude:

Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta