Como encontrar e aproveitar momentos de relaxamento com a rotina apertada?

O relaxamento deveria ser um componente essencial da rotina de qualquer pessoa. Ele faz a manutenção da saúde mental e do bem-estar, especialmente durante períodos muito estressantes.  

Ele não deve ser confundido com a inatividade. Momentos de ócio são improdutivos e aumentam a preguiça. Neste cenário, o desejo de ficar inerte é forte e a culpa geralmente surge após um dia ou um período perdido. Em síntese, eles são ruins para a saúde mental. 

Tirar momentos do dia para relaxar, principalmente quando se tem uma rotina apertada, tem o efeito contrário: a produtividade aumenta. Além disso, eles podem afastar doenças psicossomáticas e patologias originadas pelo estresse.

Por que o relaxamento é importante?

A rotina diária pode ser desgastante. Os intermináveis compromissos geram estresse e ansiedade. A necessidade de ir de um local para o outro, ou passar muito tempo em pé ou sentado podem ser exaustivos. A partir de então, surgem dores no corpo e tensões musculares.

Logo, o humor é afetado. 

A irritabilidade e o desânimo podem influenciar o aproveitamento dos momentos de lazer. Quando se está muito cansado, a vontade de ir embora do bar em que está com os amigos ou do churrasco de família é grande. 

A correria da rotina tende a afastar as pessoas. Os dias passam rápido demais, reduzindo os encontros e tornando as conversas via aplicativos de mensagem superficiais. Esse afastamento é um fenômeno normal da vida adulta, mas pode ser combatido. 

A prática do relaxamento na rotina restaura o humor, revigora o corpo e mantém a saúde mental em dia. É também um remédio eficaz para o estresse. Quando se relaxa a mente, automaticamente se relaxa o corpo, e vice-versa. 

Para quem tem uma rotina cheia de afazeres, sejam profissionais ou domésticos, relaxar é ainda mais importante. Durante o período dedicado a se livrar da tensão, desliga-se do mundo momentaneamente.  

As pendências do dia a dia são esquecidas e a atenção é redirecionada para as nossas necessidades. Depois, seguimos com maior energia, foco e bom humor

Quais os benefícios do relaxamento?

Os benefícios do relaxamento são imediatamente refletidos na vida diária e intensificados quando este é praticado em longo prazo. Com o hábito de desacelerar, os estados psicológicos e emocionais são fortalecidos. 

É só pensar nos atletas profissionais. 

Jogadores de futebol e outros esportes, como os nadadores, ginastas e corredores são adeptos assíduos das técnicas de relaxamento. Eles aproveitam tanto a redução da ansiedade durante a prática do esporte quanto a dissolução das tensões musculares. As técnicas também ajudam a prevenir lesões corporais. 

Entre outros benefícios estão:

  • melhora na saúde do coração;
  • melhora na disposição;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • redução do cortisol, causador do estresse;
  • melhora da memória;
  • diminuição do risco de AVC;
  • afastamento dos transtornos mentais, como depressão e ansiedade;
  • manutenção do peso ideal;
  • redução de tensão muscular;
  • alívio da dor crônica;
  • aumento da libido; e
  • promoção do bem-estar e bom humor.

Como encontrar momentos de relaxamento?

Como incorporar esses momentos tão essenciais na rotina? 

Nem todo mundo tem tempo disponível para marcar uma massagem profissional ou meditar por 60 minutos. Reduzir as horas trabalhadas ou modificar o modo de trabalhar também pode não ser uma opção para a maioria.

Então, como aproveitar os benefícios de tirar alguns minutos para desestressar? Existem muitas formas de relaxar além das técnicas tradicionais utilizadas por atletas profissionais. 

Dormir ou cochilar não são ideais, embora seja o desejo de muitas pessoas cansadas. As sonecas fora do horário apropriado para dormir podem prejudicar o humor, aumentar a sensação de cansaço e perturbar o sono à noite. 

A sonolência não é o objetivo desse tipo de relaxamento. Se você deseja adormecer mais rápido, deve optar por meditação para dormir, ou outras técnicas mais direcionadas a esse problema. 

As atividades e práticas relaxantes de caráter mais “ativo” são as adequadas, pois garantem que você continue executando as tarefas do dia com qualidade. 

Organizando a rotina diária

Organize a sua rotina de uma forma visual com o auxílio de um calendário, agenda ou aplicativo. Desse modo, você conseguirá identificar períodos vagos com mais facilidade.

Se você tem um trabalho cujas obrigações se modificam a cada semana, esse exercício pode ser feito toda segunda-feira.  

Depois de verificar os horários desocupados, você já pode pensar em como aproveitá-los para desacelerar. Uma dica útil é reservar entre 5 a 10 minutos antes e depois do trabalho para fazer alguma técnica relaxante. 

Se você não encontrou um período específico, não se preocupe. É possível conceder uma qualidade relaxante a qualquer atividade, como tomar banho, ouvir música ou fazer refeições. 

Maneiras de aumentar o relaxamento na rotina

Em seguida, veja algumas maneiras de promover momentos voltados ao relaxar durante a sua rotina diária.  

Para aproveitar ao máximo os efeitos positivos de cada momento relaxante, você pode praticar a atenção plena, ou mindfulness, e trazer o foco para o momento presente. Concentre-se principalmente nas sensações corporais e de bem-estar. 

Comece o dia com tudo o que tem direito

Tome um banho quente (ou frio, se preferir) para relaxar os músculos pela manhã. Deixe a mesa do café da manhã bonita e com os alimentos bem organizados.

Sente-se e desfrute desse período de despertar em silêncio. Aprecie a sua própria companhia. Muitas vezes, comemos e nos arrumamos na correria, nos esquecendo de que também merecemos ser mimados de vez em quando! 

Faça automassagem

Faça automassagem nas áreas do corpo que costumam ficar mais tensionadas, como os ombros e o pescoço. A massagem acima dos olhos é muito eficaz para relaxar e, ainda, cuidar desse órgão tão importante.

Você pode comprar aparelhos voltados para a automassagem para intensificar as sensações. 

Ouça músicas relaxantes/podcasts no caminho para casa ou trabalho

A caminho do trabalho, coloque músicas agradáveis ou podcasts interessantes, mas que não toquem em assuntos polêmicos. Procure preservar a tranquilidade matinal para encarar o estresse diário.

Faça o mesmo na volta do expediente para se desligar dos acontecimentos do dia. 

Pratique a gratidão

A gratidão é um potente catalisador para o bem-estar. Somente algumas frases são o suficiente para nos fazer sentir bem. Elas devem ser ditas, escritas ou pensadas com honestidade para serem efetivas.

Pratique a gratidão diariamente em qualquer momento, especialmente quando se deparar com dificuldades. 

Faça meditação

Se você não sabe como meditar, saiba que a meditação pode ser feita em somente 5 minutos. Não é necessariamente preciso praticá-la em casa.

Você pode meditar durante o intervalo do trabalho ou na fila do banco, por exemplo. Nessas ocasiões, mantenha os olhos abertos e focados em um objeto ou no chão.

A meditação também é uma técnica muito pertinente para estimular uma boa noite de sono. 

Pratique atividades físicas

Para relaxar, a caminhada é a atividade mais adequada. Ela também ajuda a clarear a mente, promovendo uma gostosa sensação de bem-estar.

A corrida é igualmente eficiente, pois os músculos e a mente relaxam após o esforço físico. Se você possui um exercício ou atividade física favorita, encontrar tempo para praticá-la durante a rotina é essencial.  

Organize o seu ambiente de trabalho para promover o relaxamento

Um ambiente caótico é capaz de perturbar a saúde mental. Por isso, o seu ambiente de trabalho bem como os cômodos de sua casa devem permanecer ordenados.

A limpeza e organização não precisam ser metódicas, e sim garantir um ambiente livre de acúmulos. 

Fique longe do celular e redes sociais momentaneamente

Já pensou em ficar uma hora longe do celular? Ou não verificar as redes sociais por um dia inteiro? Faça esse teste. Passe alguns períodos programados do dia longe da internet.

Os estímulos adquiridos pela conexão constante causam cansaço mental. Diminuir o uso por alguns momentos diários pode ajudar. 

Faça alongamentos

Da mesma forma que a automassagem, o alongamento pode relaxar e, ainda, alongar os membros tensionados em virtude de um período de pouca movimentação.

Alongamentos logo após o amanhecer, depois do almoço e quando chegar do trabalho ajudam a relaxar e a aliviar dores corporais durante os períodos mais movimentados do dia. Para dormir melhor, também é possível alongar à noite.

Tenha refeições silenciosas

As refeições hoje em dia são feitas na companhia do celular, da TV ou de outras pessoas. Opte, de vez em quando, por comer silenciosamente.

Assim, você consegue apreciar o sabor da comida e oferecer à mente uma pausa merecida dos estímulos incessantes. Você logo notará uma melhora em seu humor após as refeições silenciosas. 

11. Modifique a sua rotina

A dica bônus é analisar a sua rotina com muita atenção. O cansaço pode ser resultado do exagero de tarefas diárias.

As pessoas tendem a abraçar mais do que possuem capacidade por diversos motivos (necessidade de aprovação, medo de não estar “mostrando serviço”, autorrealização), mas o excesso é prejudicial à saúde mental

Se você tentou de tudo para relaxar e não obteve resultados positivos, talvez seja a hora de repensar na eficiência da sua rotina.

Caso o estresse ou a ansiedade ainda persistam, pode ser que você precise de ajuda profissional para cuidar de sua mente.

Na Vittude, você encontra psicólogos que podem fazer a diferença e trilhar esse caminho com você em busca de uma vida mais relaxante!

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Recent Posts

Tristeza: entenda as causas e aprenda a lidar com esse sentimento

Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…

2 dias ago

Motivação: 7 Estratégias para se manter inspirado em qualquer situação

Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…

4 dias ago

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

1 mês ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

1 mês ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

1 mês ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

1 mês ago