Como perder a timidez? Evite que ela prejudique sua carreira

Como perder a timidez? Milhões de pessoas mundo a fora refletem sobre essa pergunta diariamente. Aqueles que nunca sofreram com a timidez não têm ideia de quão debilitante ela pode ser, especialmente para alguém em situação profissional.

Se a timidez estiver comprometendo seu sucesso profissional, saiba que é possível superá-la e tornar-se mais confiante.

A timidez pode realmente paralizar as pessoas – em parte, porque aqueles que são tímidos tendem a evitar situações e discursos públicos, e em parte porque sentem uma ansiedade crônica.

Sou tímido, como perder a timidez?

Se é você, sinta-se confortável em saber que está longe de estar sozinho – quatro em cada dez pessoas se consideram tímidas.

Mas aqui está a boa notícia: a timidez pode ser superada. Com tempo e esforço e um desejo de mudar, é possível dar um chega pra lá no medo.

Se sua timidez é grave, você pode precisar de ajuda de um psicólogo, mas a maioria das pessoas pode superá-la sozinha.

O que é – e o que não é – timidez?

Uma pessoa quieta, ou introvertida, não é necessariamente tímida. O que vai determinar se uma pessoa é tímida ou não é o nível de conforto. 

Introvertidos nem sempre ficam nervosos em situações sociais, apenas preferem grupos menores ou ambientes mais silenciosos. Por conta disso, nem todo mundo que não está falando muito em uma roda de conversa é tímido. 

Por outro lado, a timidez está relacionada à ansiedade social. Elas querem ser sociáveis, entretanto, não sabem o que fazer para que isso aconteça, já que simplesmente não sabem como – nem o que – falar com as pessoas. 

Timidez não é uma falha no caráter, entretanto, se não aprender como perder a timidez, ela passa a controlar a vida da pessoa, chegando no ponto de interferir na carreira

Quais são os sintomas da timidez?

A primeira coisa que você deve fazer para descobrir como perder a timidez é saber que é tímido. Para isso, separamos alguns sintomas para você realizar uma autoanálise.  

1. Você se sente completamente sozinho

Você tem tanto problema em se misturar com as pessoas que, automaticamente, pensa que faz parte da multidão de fora. Apesar de se sentir solitário, você não sabe o que fazer para se enturmar. 

2. Você não sabe como iniciar uma conversa

Geralmente, uma pessoa tímida não conversa porque não sabe por onde começar. Contudo, elas esperam ansiosamente por qualquer tipo de abertura. 

3. Você é um tagarela total com seus amigos

Muitas vezes, as pessoas tímidas sabem como perder a timidez no meio da família e de seus amigos mais íntimos. Isso acontece porque elas se sentem mais seguras, já que as pessoas que se importam com elas não estão julgando.

4. As primeiras impressões estressam você

Para pessoas tímidas, a expressão “a primeira impressão é a que fica” tem muito peso, pois existe apenas uma chance de impressionar as pessoas que estão no ambiente. Além disso, você se sente mais culpado do que o normal quando a primeira aparição não acontece da forma que gostaria.

5. Você tem medo de dizer algo estúpido

Uma pessoa ser tímida não significa que ela não tenha absolutamente nada a dizer, mas sim que elas têm medo de serem julgadas. Então, acabam preferindo recorrer ao silêncio em vez de dizer algo estúpido. 

6. Você planeja conversas antes de acontecerem

Se você não se sente à vontade em situações sociais, acaba ensaiando mentalmente vários tópicos de conversa antes de ir para um evento, mesmo assuntos muito simples: como foi o fim de semana, notícias recentes ou qualquer outro assunto que possa aparecer. 

7. Você sempre responde “talvez”

O seu medo de ter uma conversa fracassada pode fazer com que você acabe fugindo de passeios. Entretanto, também tem medo de recusar prontamente o convite e ser julgado. Por isso, você sente muita dificuldade em dizer o que quer.

8. “Silêncios mortais” te assustam

Para as pessoas tímidas, qualquer silêncio é constrangedor, praticamente uma catástrofe. Enquanto a outra pessoa pode simplesmente estar refletindo sobre o que ouviu e/ou pensando no que vai falar, quem sofre de timidez imagina que a razão de uma falta de resposta é tédio, desinteresse ou um julgamento mental. 

9. Você fala muito sobre um assunto só

Pessoas tímidas acabam se apegando a um assunto só – no qual são “especialistas” – e falam pelos cotovelos, a ponto de sequer deixar a outra pessoa falar. 

10. Você se sente mais seguro quando está bebendo

Quando uma pessoa bebe, ela se sente mais segura para socializar. 

11. Você sente que a sua timidez está atrapalhando a sua carreira

Se a timidez estiver impedindo você de realizar os seus objetivos e atrapalhando a sua carreira, isso significa que ela se tornou tóxica e está te envenenando. 

Se você não for capaz de se manifestar em reuniões ou construir um relacionamento de coleguismo com pessoas do seu setor, ficará difícil ter sucesso

Algumas pessoas são tão tímidas que têm tanto medo de serem julgadas que preferem não avançar na carreira e ter qualquer destaque. Nesse caso, saber como perder a timidez é uma emergência.  

Como perder a timidez no trabalho? 

A timidez no trabalho é uma situação muito comum, mas pode se tornar um obstáculo caso não seja tratada prontamente. 

Separamos algumas dicas infalíveis para você sair do casulo e enfrentar o mundo de cabeça erguida:

Reconheça que você é uma pessoa tímida e aceite que precisa aprender como perder a timidez 

Aceitar-se é o primeiro passo para qualquer mudança. Por isso, se você aceitar que é uma pessoa tímida e entender que a responsabilidade de como perder a timidez é sua, será mais fácil de vencer esse desafio. 

Não fique se justificando

Você não precisa anunciar a sua timidez e, na verdade, pode ser que alguns ao seu redor nunca percebam. 

Veja e aprenda como perder a timidez

Veja como as pessoas que não são tímidas se comportam e procure colocar em prática. Não significa, porém, que você deve se tornar uma pessoa que você não é, apenas que é interessante que você aprenda algumas técnicas interessantes como postura, projetar a voz, etc. 

Não se autossabote

Muitas vezes, o pior inimigo que uma pessoa tem é ela mesma. Por isso, é importante não deixar que o seu crítico interior te derrube. Enfrente essa sua voz interior e elimine-a antes que ela faça o mesmo com você. 

Entenda que você não é o centro do universo

Uma das características da timidez é acreditar que todo mundo está olhando, julgando ou rindo dela. Entretanto, as pessoas têm as próprias vidas para cuidar, ou ainda são tímidas como você. 

Entender que você não é o centro do universo – e que não há nada de errado nisso – é importante para que você possa focar em outra coisa. 

Saiba quais são os seus pontos fortes 

Quando a insegurança bater, fazer uma lista com todas as suas qualidades e lê-las em voz alta é interessante para que você tenha mais consciência de quais são os seus pontos fortes e, é claro, se sentirá mais preparado para usá-los sempre que for necessário.

Exercite a sua confiança

Em um ambiente de trabalho em que muitas pessoas possuem as mesmas tarefas, a confiança pode ser decisiva para conseguir destaque. Por outro lado, uma pessoa insegura pode acabar sendo deixada para trás, por mais habilidosa que ela seja. 

Procure falar com alguém novo todos os dias 

Durante o dia, você encontra várias pessoas diferentes, inclusive em seu local de trabalho. Parece um objetivo simples encontrar uma delas e falar “Bom dia, tudo bem? ”, mas pode fazer toda a diferença do mundo.

Não se deixe incomodar por provocações e intimidações

Muitas pessoas estão dispostas a ser cruéis ou sarcásticas a troco de fazer uma piada. O pior de tudo é que, às vezes, elas não têm noção do que é apropriado e se o comentário vai acabar machucando alguém. 

Procure manter uma distância saudável desse tipo de gente. Ademais, é importante também pensar em seus relacionamentos com cuidado, pois algumas amizades profundas podem ser abusivas, especialmente se alguém se aproveitar do fato de que é o seu único amigo.

Enfrente o medo

Boa parte de como perder a timidez se resume em perder o medo das pessoas e o que elas podem pensar sobre você. Por mais importante que a opinião dos outros possa parecer, elas não devem impedir de fazer o que quiser. 

Ter um momento ruim não significa que a sua vida é ruim

As pessoas tímidas costumam gastar muito tempo em seu “Mundinho interno”, localizado dentro da própria cabeça. Por conta disso, elas costumam distorcer experiências, pensando situações de rejeição e fracasso que não existem. 

Conheça todos os seus medos e preocupações 

A melhor forma de enfrentar um inimigo é conhecendo, certo? Por isso, pense em seus “monstros dentro do armário” e trace metas de como você vai lidar com eles. Por exemplo: como você vai enfrentar a impressão de que todos que estão rindo à sua volta estão rindo de você. 

Tenha iniciativa

Se lamentar outras pessoas são mais rápidas do que você a responder às oportunidades que aparecem não vai resolver nada. Apenas te deixará pior. Em vez disso, procure assumir uma postura proativa e comece a tomar iniciativa para que alguma coisa que você deseja aconteça. 

Um momento de timidez pode durar apenas um segundo, mas superá-lo trará inúmeras recompensa a longo prazo e podem mudar a sua carreira para melhor. 

Nesse processo de superação da timidez, o cuidado com a saúde mental se mostra extremamente importante também. Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda a requisitos específicos para atender a todos que precisem de acompanhamento. Acesse nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e receba, em sua caixa de email, notificações sobre nossas publicações e novidades!!

Leia também:

Soft Skills: o poder das habilidades que te ensinam a lidar com a vida

Vergonha: 5 passos para superá-la e pedir ajuda

Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta