Como saber se estou tendo um ataque de ansiedade?

O ataque de ansiedade é um dos sintomas mais característicos do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Apesar disso, poucos conseguem identificar os seus sinais e procurar maneiras eficientes de se acalmar. Muitas pessoas se perguntam “como saber se estou tendo um ataque de ansiedade ou experimentando sintomas do transtorno da ansiedade ou simplesmente muito agitado”

Há também a confusão entre ataque de ansiedade e ataque do pânico, pois seus sintomas são semelhantes. Ainda assim, há algumas características que os diferem as quais devem ser compreendidas. 

O que é ataque de ansiedade?

O ataque de ansiedade, ou crise de ansiedade, é uma reação emocional extrema de pânico e nervosismo. Geralmente, está relacionado com momentos estressantes, traumas ou de medo extremo. Mesmo quem não tem o transtorno de ansiedade pode ter um ataque em circunstâncias extremas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Cerca de 18 milhões de brasileiros convivem com o transtorno de ansiedade. É provável que muitos deles tenham experimentado uma crise pelo menos uma vez na vida. Porém, ainda existe tabu em relação ao diagnóstico e aos medicamentos para o tratamento. 

O ataque de ansiedade é um indicativo grave da ansiedade crônica, portanto, é imprescindível procurar ajuda após a primeira experiência. Caso contrário, o quadro clínico pode se agravar e originar outros transtornos relacionados à ansiedade ou depressão

Como saber se estou tendo um ataque de ansiedade?

Durante o ataque de ansiedade, o corpo entra em estado de alerta, provocando uma descarga anormal de noradrenalina e adrenalina. Assim, o medo, a insegurança e a inquietude tomam conta do indivíduo. 

É como se você entrasse em uma briga com você mesmo. Ao mesmo tempo em que você procura harmonizar os seus pensamentos novamente, as sensações negativas o aprisionam neste estado emocional perturbado. 

O ataque pode acontecer em qualquer situação. Pessoas que possuem histórico de transtorno mental, como agorafobia ou depressão, tendem a experimentá-lo mais vezes. Dessa forma, são capazes de identificar quais situações agem como gatilho para o ataque. É mais difícil fazer este mapeamento em quem apresenta ataques esporádicos. 

Para você poder responder a pergunta “como saber se estou tendo um ataque de ansiedade”, elaboramos uma lista para que você seja capaz de identificá-lo assim que este se manifesta. 

Você sente um medo extremo e súbito

Subitamente, você é tomado por um medo extremo e não sabe explicar referente ao que. Pode estar associado ao local onde se encontra ou a situação atual ou a uma memória reprimida. Mas é comum que seja um medo indomável de uma ameaça inexistente. No ataque de ansiedade, os sentimentos e pensamentos são exagerados, levando a pessoa a reagir de forma atípica. 

Seu coração dispara 

O coração acelerado acaba deixando a pessoa ainda mais assustada. Com ele, também é comum haver dor no peito semelhante a do infarto. Espantada com a possibilidade de um ataque cardíaco, o descontrole e o medo intensificam. Além disso, é possível sentir dor em partes do corpo por conta da taquicardia.  

Você fica enjoado

A vontade de regurgitar é comum, embora raramente esta se concretize. A intensidade pode desencadear desconforto no estômago, o qual se estende por longos minutos. 

Você é subitamente tomado pela raiva

Você sente uma irritação incontrolável de repente e tem vontade de expressá-la aos berros ou comprando uma briga. A raiva é tanta que você pode até agredir verbalmente as pessoas ao seu redor, como se elas estivessem agindo contra você ou planejando machucá-lo de alguma forma. Mais uma vez, essa sensação não condiz com a realidade. 

Você sente que vai desmaiar

Bem como a náusea, o desmaio raramente acontece, mas a sensação de perder o controle do corpo é forte. Sua visão pode ficar turva e seus joelhos podem ceder, impossibilitando o deslocamento. 

Você acredita que pode morrer

A sensação de morte é um dos sintomas mais aterrorizantes do ataque de ansiedade. Não há nenhuma ameaça aparente a sua vida, porém, você sente que pode morrer a qualquer instante

Você se afasta da situação

A dissociação do momento presente é comum já que as sensações ruins são extremas e podem sobrecarregar o emocional. Este é um mecanismo de defesa do corpo quando o cérebro é incapaz de processar a situação. Você pode sentir-se desconectado da realidade e, assim que o ataque cessar, apresentar lapsos na memória. 

Você sente que o ataque está acontecendo à outra pessoa

Esta desconexão pode levá-lo a acreditar que o ataque não está acontecendo a você, como se você estivesse presenciando a cena através dos olhos de um terceiro. Semelhante ao sintoma acima, você pode apresentar dificuldades para se lembrar dos momentos antecedentes ao ataque de ansiedade. 

Seus pensamentos ficam descompassados

Os pensamentos embaralhados podem prolongar o ataque de ansiedade, pois você se torna incapaz de pensar logicamente e racionalizar o que está acontecendo. Assim, não consegue combater os pensamentos desastrosos que alimentam as sensações de morte ou o medo extremo.

Outros sintomas são calafrios, tremores no corpo, sensação de sufocamento, sudorese, dificuldades para respirar, boca seca e formigamento. 

O que distingue o ataque de ansiedade do ataque de pânico é a intensidade dos sintomas, a duração e o desencadeamento. 

O primeiro tende a ser menos intenso, podendo ser de curta a longa duração e ter um início gradual em que os sintomas se manifestam aos poucos. Em outras palavras, você é capaz de perceber alguns sinais prévios antes do ataque chegar ao seu ápice. Em contraposição, o ataque de pânico acontece sem aviso prévio e é sempre de longa duração.

O que causa o ataque de ansiedade?

Depende. Cada pessoa tem seus próprios gatilhos, mas geralmente estão relacionados ao estresse, a perturbação emocional resultante de um conflito, locais movimentados, entre outros fatores. Se faz necessário identificar os aspectos que intensificam a ansiedade em cada paciente.  

Como agir durante um ataque de ansiedade

Embora o ataque de ansiedade seja dominador, você ainda pode “contra-atacá-lo” colocando em prática algumas estratégias. 

#1 Distancie a atenção da situação

Não deixe a preocupação excessiva obstruir o pensamento objetivo. Foque a sua atenção em outro cômodo, em alguma atividade ou até em seu celular. Dê voltas no aposento ou procure um local reservado para pensar. Se os ataques ocorrerem com frequência, tenha um objeto de conforto consigo para usá-lo quando necessário. 

#2 Respire fundo

Você também pode focar em retomar o controle da respiração. É comprovado que a respiração profunda tem a capacidade de transmitir paz e tranquilidade. Faça práticas diárias para, no momento certo, ser capaz de usufruir dos benefícios da respiração. 

#3 Faça exercícios de visualização

Se você não puder encontrar um local mais tranquilo ou se distrair conversando com alguém ou com algum objeto, pode recorrer a sua própria imaginação! Você pode criar um espaço imaginário em sua mente onde se sinta bem, seguro e relaxado, como um campo de flores ou a casa de sua infância. Deve ser um local que desperte felicidade. 

Durante a crise, visualize este local e concentre toda a sua atenção nele. Assim, você se distrai dos sintomas da ansiedade. Este exercício é muito eficiente e prático porque pode ser feito em qualquer lugar.

#4 Aceite a realidade

Como assim aceitar o ataque de ansiedade? 

Já que o medo é o principal algoz da ansiedade, forçando você a pensar em tragédias que estão longe de acontecer, tente aceitá-lo. Aceite que está tendo um ataque de ansiedade em vez de se desesperar com os sintomas.

A aceitação, contudo, é diferente de se permitir ser dominado. Ela promove o alívio porque devolve o controle para você. Consequentemente, você passa a pensar de forma mais coerente para encontrar uma saída para as sensações negativas. Se você desesperadamente procurar se livrar do ataque de ansiedade, é capaz de fortalecer o medo em vez de dissipá-lo. 

Como prevenir o ataque de ansiedade?

Através do tratamento da ansiedade, você consegue gradualmente reduzir as ocorrências do ataque de ansiedade. Se você ainda não visitou um psicólogo para confirmar um diagnóstico, recomenda-se marcar uma consulta assim que possível para avaliar se você possui algum transtorno mental.

Uma abordagem terapêutica eficaz para o tratamento do transtorno da ansiedade é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Focada na substituição de padrões de comportamento e pensamento negativos, este tratamento ensina o paciente a reconhecer situações estressantes bem como crenças que contribuem para a perpetuação dos sintomas. 

Ademais, você aprende a lidar com as suas inseguranças, medos e neuras de forma que não afetem a sua qualidade de vida e bem-estar. É possível que o psicólogo recomende também uma visita ao psiquiatra para fazer o uso de medicações controladas e potencializar o tratamento. 

De qualquer forma, é apenas após uma consulta que você saberá que caminho tomar para se livrar dos ataques de ansiedade e ter uma vida melhor. 

Felizmente, com a plataforma da Vittude, você encontra dezenas de psicólogos especializados para tratar a ansiedade e prontos para ajudá-lo a encontrar este caminho.

Precisa de apoio psicológico? Use nossa ferramenta de agendamento e encontre o psicólogo ideal em qualquer hora e lugar.


Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Avalie esse artigo:

4.5/5 - (97 votos)

Comentários:

Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Maria Soares
2 anos atrás

Gostaria de sugerir um site que se chama CEPFAM – Centro de Estudos e Psicoterapia para Fobia, Ansiedade e Medo (www.cepfam.com.br). Lá tem muita coisa gratuita que pode ajudar as pessoas. 

Dário Gomes
3 anos atrás

Obrigado pelo esclarecimento

Artigo publicado em Transtornos Mentais e Neurodiversidade