Cuidar da mente é caro? Saiba quanto custa um psicólogo ou psicóloga

Quanto custa um psicólogo ou psicóloga? Essa costuma ser a primeira pergunta de quem está interessado em fazer terapia. São muitas as questões que devem ser consideradas antes de marcar a primeira consulta com o profissional. O valor, contudo, tende a se destacar entre elas, assim como acontece em outras situações. 

Afinal, tem como mensurar um valor para cuidar da própria saúde mental? Para desenvolver o controle emocional? Para se aprofundar no autoconhecimento? Para tratar sintomas de condições debilitantes? 

É sempre interessante fazer o cálculo da consulta com o psicólogo, bem como de cada processo terapêutico, para cada caso já que existem graus de exigência por parte de cada paciente.

Algumas pessoas, por exemplo, necessitam de terapia com psicólogos especializados em uma determinada condição, como um transtorno de personalidade ou transtorno do espectro autista (TEA). Já outras desejam receber orientação psicológica para sanar problemas pontuais e encerram as sessões assim que se sentem satisfeitos. O investimento na saúde mental em ambos os casos é diferente. 

Aliás, essa é uma noção que se deve ter consciência antes de iniciar a terapia: o acompanhamento psicológico é um investimento em sua saúde, independentemente do seu objetivo para iniciá-lo. 

Quanto vale a sua saúde mental?

A terapia é tanto um tratamento para transtornos mentais debilitantes e que interferem na felicidade diária dos pacientes quanto um investimento voltado para o crescimento pessoal. Quando você decide fazer terapia, deve tomar decisões com base no que acredita ser melhor para o seu bem-estar, seja esse emocional, financeiro, psicológico, profissional, dentre outros.    

No entanto, há indivíduos que pensam: “prefiro gastar dinheiro com roupas, comida, viagens, hobbies, etc, do que fazer terapia”. 

Essa resistência à terapia é uma forma de negligência consigo mesmo. Se uma pessoa experimenta incômodos emocionais desagradáveis, efeitos negativos do estresse e abundância de pensamentos negativos hoje, no futuro é provável que o seu bem-estar emocional se deteriore ainda mais. 

Já outros não investem em si mesmos em razão da sua falta de autoestima. Eles acreditam não merecer o melhor para a sua saúde mental e física, portanto, pensam “Vou pagar o mínimo possível. Se não houver essa opção, vou simplesmente continuar convivendo com meus problemas”. O valor pago simboliza, em dinheiro, o valor que esses indivíduos se dão. 

Além disso, de nada vale pagar um valor exorbitante se a terapia não demonstra resultados. É interessante financeiramente para quem recebe, mas o trabalho analítico é irrelevante. 

Essa situação pode até mesmo servir como desculpa para o paciente que, atrás do valor que paga ao psicólogo, se esconde numa resistência do tipo “eu pago bem pela minha saúde mental, portanto vou receber em troca”, sem o comprometimento necessário para que isso aconteça.

Quando o acompanhamento psicológico não estiver funcionando, o paciente deve refletir se está recebendo o quanto está disposto a pagar. Caso conclua que não, o aconselhável é a interrupção deste vínculo e a procura por outro profissional.

Qual é a importância de cuidar da mente?

O mundo hiperconectado, acelerado e competitivo de hoje pode ser cansativo. A violência e corrupção presente na TV e nas conversas casuais às vezes envolvem as pessoas em uma bolha de pessimismo e paranoia, a qual pode ser complicado estourar sem ajuda. 

Tanto crianças e adolescentes quanto adultos e idosos sentem as consequências negativas da realidade em que vivemos. É claro que também há muitos elementos maravilhosos os quais devem ser apreciados. Porém, quando se está com a saúde mental deteriorada de alguma forma, é difícil prestar atenção neles. 

O foco acaba ficando nos aspectos negativos da vida, aprofundando a depressão, ansiedade, pânico, estresse, preocupação e esgotamento psicológico

A partir de então, as pessoas começam a se sentir cansadas, inúteis, sem propósito, deprimidas, irritadas, sem esperança de um futuro mais gratificante, dentre outras emoções e sentimentos ruins. 

Como o seu comportamento muda, seus relacionamentos, desempenho profissional e/ou acadêmico e saúde física também se modificam. A irritabilidade e negatividade constantes normalmente afastam entes queridos e amigos enquanto encorajam erros e desentendimentos no trabalho. 

A capacidade das pessoas de serem felizes no dia a dia é prejudicada por seu estado de humor negativo e pensamentos de desvalorização. Nessa situação, transtornos mentais podem facilmente se instalar. Por isso, o cuidado com a saúde mental é importante e deve ser feito diariamente. 

Mas nem sempre as pessoas conseguem se manter positivas diante dos problemas, desafios, conflitos e medos da vida. E isso é completamente normal! Afinal, ninguém nasce sabendo lidar com todas as experiências de vida, não é mesmo?

A terapia serve para ajudar indivíduos nessa situação, que não conseguem encontrar o bem-estar, felicidade e tranquilidade no dia a dia. Sendo assim, o cuidado com a saúde mental não é apenas importante para evitar transtornos mentais, mas também para garantir uma vida de qualidade. 

Quanto custa um psicólogo ou psicóloga?

Para saber quanto custa um psicólogo ou psicóloga, na teoria, é preciso consultar a tabela do Conselho Federal de Psicologia. Entretanto, na prática, é interessante para o profissional conhecer as demandas do paciente para fazer um levantamento de suas necessidades. Assim, ele consegue estimar um número de sessões para o tratamento e conversar com o paciente sobre esses detalhes.

Esse trabalho acontece na consulta inicial, quando psicólogo e paciente conversam sobre os objetivos da terapia, abordagem psicológica do profissional e quaisquer dúvidas do paciente acerta do atendimento. Essa é também uma oportunidade para o paciente se familiarizar com o ambiente da terapia e o profissional. 

Como dito, psicólogos com mais especializações ou especializações específicas costumam requerer um investimento maior. Para determinar o valor do acompanhamento psicológico, o paciente precisa expor as suas necessidades ao psicólogo e analisar se a metodologia dele fará sentido para a sua situação. 

Pode ser benéfico fazer algumas consultas com o profissional selecionado para se ter uma ideia do seu modo de trabalhar. Além da questão de quanto custa um psicólogo ou psicóloga, a empatia entre o profissional e o paciente é outro aspecto importante

Se o paciente não se sentir confortável com o psicólogo, dificilmente o acompanhamento será proveitoso. Como ele irá compartilhar as suas preocupações com sinceridade, não é mesmo? É aconselhável procurar outro profissional quando não se é possível estabelecer uma conexão entre paciente e psicólogo. 

Você também faz o investimento valer a pena

Para que o paciente não se sinta lesado, ele deve ter em mente que a psicoterapia é um processo colaborativo. Ou seja, será necessário caminhar junto com o psicólogo. Não adianta somente realizar a transação monetária, comparecer às consultas, ouvir o que o psicólogo tem a dizer e esperar que os problemas desapareceram magicamente. 

Além de irreal, essa expectativa frustra pacientes. 

Antes de começar a fazer terapia, o paciente deve ter em mente que precisará firmar um compromisso consigo mesmo. Compromisso o qual requer esforço, disciplina e flexibilidade já que mudanças tanto de comportamento quanto de mentalidade e modo de vida precisarão ser feitas para obter os resultados necessários. 

Uma vez entendida esse princípio, pacientes tem mais facilidade para compreender e avaliar o investimento necessário para cuidar da mente na terapia. É prudente se questionar, por exemplo, se você está disposto a investir em si mesmo e atuar visando o seu bem-estar e crescimento, mesmo que seja necessário fazer sacríficos. 

Para concluir, acima de tudo, o que posso dizer é: jamais aceite pagar um valor que o violente, seja ele alto ou baixo demais. Afinal, essa atitude irá, certamente, desde o começo, comprometer todo o bonito trabalho terapêutico que pode ser realizado! 

Cuide da mente com a Vittude!

A Vittude é uma plataforma de terapia online muito prática para quem deseja cuidar da saúde mental. As consultas são realizadas por videochamada na própria plataforma em um Consultório Virtual 100% seguro, cujo acesso é exclusivo. Ele foi desenvolvido para evitar o vazamento de dados pessoais e conteúdo compartilhados com o psicólogo ou psicóloga.  

Para marcar uma consulta com um profissional, você só precisa se cadastrar no site da Vittude, selecionar um dia e um horário que se encaixe em sua rotina e definir um método de pagamento confortável. Nós lembraremos você de seu compromisso com a sua saúde mental por e-mail e SMS. 

A terapia online é uma alternativa para quem tem uma agenda apertada e o deslocamento até o consultório do psicólogo ou psicóloga, bem como os horários disponíveis, interfere em seus compromissos. O profissional pode atendê-lo em dias e horários mais convenientes. 

Quem mora em cidades pequenas onde psicólogos e psicólogas não atuam ou as opções são escassas também se beneficia com o repertório de profissionais disponíveis online. Da mesma forma, brasileiros no exterior que precisam de orientação psicológica podem encontrar o que precisam na terapia online com psicólogos brasileiros. 

Como o objetivo da Vittude é conectar pessoas de todo o Brasil – e quem mora fora também – interessadas em se conhecer e aderir ao autocuidado a psicólogos credenciados, você encontra sessões de psicoterapia a preços mais acessíveis em nossa plataforma. Além disso, a Vittude conta com programas que oferecem consultas a preços especiais. 

Quer agendar uma sessão agora mesmo? Utilize a nossa ferramenta abaixo:

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

View Comments

  • Eu abri este site para saber os preços, e não ler 5 minutos de como os preços são relativos, isso já eu sabia. É o seu trabalho e não o meu de fazer ainda mais pesquisa, não sou eu quem está a fazer um post sobre isso....

  • manoo eu n entrei num site pra ver quanto custa um psicologo, e, ler q isso eh relativo. E n ver valor nem um!

Recent Posts

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

3 semanas ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

3 semanas ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

3 semanas ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

3 semanas ago

Psicoterapia dentro das empresas: por que apostar nesse benefício?

O cenário de saúde mental no Brasil é um dos piores do mundo, mas até…

3 semanas ago

Testes de inteligência emocional: o que é, importância e exemplos

Entenda o que são testes de inteligência emocional, a sua importância e confira opções gratuitas…

4 semanas ago