27 de agosto: Dia do Psicólogo — sobre a importância deste profissional de saúde

Neste Dia do Psicólogo, temos muito a dizer sobre esses profissionais da saúde. Desejamos ressaltar a importância deles para o cuidado com a saúde mental das pessoas, especialmente neste momento de tensão que estamos vivendo. Por ser um evento inédito, a quarentena provocou (e continuará provocando) uma diversidade de reações.

O autocuidado nunca foi tão relevante.

Embora as vivências do isolamento dependam das circunstâncias em que cada um está inserido, é provável que a maioria das pessoas seja afetada de algum modo por elas.

O psicólogo é o profissional que ouve, aconselha, reassegura, conforta e fornece todo o suporte necessário para as pessoas passarem pela pandemia, ou quaisquer crises de caráter emocional ou psicológico, com suavidade.

Por que o Dia do Psicólogo foi criado?

Inicialmente, o Dia do Psicólogo celebra uma conquista para todos os profissionais: a regulamentação da profissão, sancionada em 27 de agosto de 1962 pelo então presidente João Goulart.

No entanto, a data comemorativa apenas se tornou oficial em 2016, após a sanção da Lei 13.407/2016 pela Presidência da República. O Dia do Psicólogo, então, também é uma homenagem aos profissionais de psicologia que lutaram pela regulamentação da atividade.

Além de ajudar as pessoas a aliviarem as suas angústias, o psicólogo decifra as nuances da mente humana. Portanto, um dia para reconhecer o impacto deste profissional na vida da população como um todo é mais que merecido.

O que faz o psicólogo?

O psicólogo não atua somente com pacientes em um consultório particular. O seu campo de atuação é amplo e interage com uma diversidade de segmentos da sociedade.

Estes profissionais estão presentes nas escolas, hospitais, penitenciárias, asilos, centros de atendimento a crianças e adolescentes e empresas. Eles também aplicam testes psicológicos em futuros motoristas, orientam jovens na escolha pela profissão e ajudam atletas a lidar com a pressão da carreira.

Em cada uma dessas áreas, o psicólogo utiliza o seu conhecimento sobre a psique humana para compreender os padrões de comportamento e de pensamento que podem fazem com que as pessoas sofram. Dessa forma, consegue tratar ou prevenir transtornos mentais.

O acompanhamento psicológico é feito por meio da modificação de condutas negativas e esclarecimento de emoções.

Já abordagens mais pontuais, como a psicologia hospitalar, utilizam técnicas voltadas para a necessidade das pessoas naquela ocasião específica. Por exemplo, devido à pandemia, muitos parentes e amigos foram perdidos. As famílias de luto se beneficiam do consolo fornecido pelo psicólogo.

Pacientes que tiveram sintomas graves de coronavírus também podem necessitar de uma avaliação ou acompanhamento deste profissional após a internação. Afinal, a experiência de ter tido a doença pode deixar sequelas emocionais e traumas.

Por que o psicólogo é importante?

O psicólogo estuda a mente e a alma humana.

Ele mergulha no interior dos seres humanos para dissipar o sofrimento e destacar traços positivos, os quais permaneciam adormecidos.

Os bons hábitos, o perdão e autoperdão, o autoconhecimento, a produtividade e o bom humor são potencializados na terapia. Logo, os pacientes vivem mais felizes e com mais consciência.

27 de Agosto — Dia do Psicólogo — Sobre a Importância desse Profissional de Saúde

Você se torna dono de si mesmo, eliminando ressentimentos do passado e padrões comportamentais que não trazem felicidade. O entendimento de seus próprio sentimentos e habilidades cresce e se aprofunda, revelando qualidades, sonhos e objetivos que você não acreditava que existiam. Levar uma vida consciente significa levar uma vida mentalmente e emocionalmente saudável.

Através do tratamento de um único indivíduo, o psicólogo também promove a ordem na sociedade. Afinal, você não é o único que se beneficia da terapia, sabia?

Os familiares, amigos, vizinhos, conhecidos, colegas de trabalho ou de classe também o fazem. Além de se contagiarem com a alegria que irradia de você, a leveza presente em seu comportamento os inspira, consciente e inconscientemente.

Um exemplo é o atendimento realizado com crianças e adolescentes em situação vulnerável. Além de decifrar o comportamento de cada paciente, o psicólogo identifica condutas oriundas de eventos traumáticos e trata a mente, perturbada por memórias ruins.

Assim, a criança ou o adolescente consegue lidar com o trauma, empoderar-se e adotar atitudes positivas em vez de manifestar comportamentos autodestrutivos ou repetir o mesmo padrão desagradável que viveu com outras pessoas.

Saúde mental na quarentena

Como não há data para a pandemia acabar, também não há data para retornarmos completamente às nossas rotinas normais. A quarentena, somada aos demais fatores da nossa sociedade atual, como o estresse crônico, a alta competitividade, os relacionamentos superficiais e o excesso de informação, resultam em uma necessidade maior de terapia.

Para lidar com a nova realidade, é preciso adquirir entendimento do cenário atual. Todavia, fazer isso sozinho não é fácil já que nunca passamos por uma experiência semelhante.

O psicólogo faz a ponte entre a lógica, o emocional e as transformações sociais e culturais do mundo. O paciente que ganha esse conhecimento possui poucas razões para sofrer, principalmente se for por antecedência. Ele pode demorar para assimilar todas essas questões, mas, ao tentar, já faz um grande favor à sua saúde mental nessa quarentena e futuramente.

27 de Agosto — Dia do Psicólogo — Sobre a Importância desse Profissional de Saúde

Neste momento de luto, solidão, ansiedade, depressão e incertezas, o profissional de saúde mental é igualmente necessário por ser uma fonte de conforto.

O estresse acumulado durante a quarentena pode ocasionar traumas psicológicos em uma escala global. No Brasil, já percebemos aumento do consumo de álcool e de substâncias ilícitas bem como de casos de violência doméstica durante esse período. Tratar as dores emocionais de agora é uma forma de prevenir uma possível epidemia de transtornos mentais no futuro.

Saúde mental ao longo da vida

É claro que é possível cuidar da saúde mental em qualquer momento da vida, não somente durante ou após a pandemia.

O psicólogo pode ajudar as pessoas a tomarem decisões, administrarem o estresse e modificarem comportamentos construídos com base em padrões do passado. Dessa forma, podem ter carreiras de sucesso, relacionamentos melhores, autoconfiança e comunicação eficiente.

Por isso, este Dia do Psicólogo é muito significativo. É preciso celebrar a existência desse profissional que, ao cuidar das pessoas individualmente, cuida da sociedade como um todo. Pelo autoconhecimento que ele fornece, as pessoas levam vidas mais alegres e repletas de realizações.

Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta