12 dicas para viver com positividade todos os dias

Obter a positividade no dia a dia pode parecer um objetivo inalcançável, mas não é. Para ser feliz todos os dias é preciso prática. Isso mesmo! A felicidade não é encontrada sozinha. Precisamos buscá-la através de atitudes que promovam a saúde mental e o bem-estar. Assim, nem os impasses mais árduos conseguirão tirar a nossa paz. 

Em seguida, confira as nossas dicas para se tornar uma pessoa mais positiva. Se não obtiver resultados logo na primeira semana, não se desespere. Tente novamente até as atitudes abaixo se tornarem hábitos. 

1. Seja grato

Praticar a gratidão é um conselho frequentemente compartilhado pela Vittude. Listar as coisas pelas quais você é grato automaticamente eleva o seu humor e o faz ver a vida com outros olhos. Imediatamente, as coisas ruins se transformam em boas ou deixam de exercer poder sobre você. 

Isso acontece porque você relembra a si mesmo de cada detalhe bom em sua vida: suas vitórias, pessoas amadas, saúde física e mental, acontecimentos marcantes, animais de estimação, o local onde vive, seus projetos para o futuro, entre outros. 

Assim, compreende que os seus problemas não são tão insuportáveis quanto parecem e somente o fato de ter alimento na mesa todos os dias é o suficiente para ser feliz. Essa sensação de contentamento com a realidade elimina as queixas sobre os objetos não possuídos e as situações não vividas.

2. Relembre os seus objetivos

A nossa motivação oscila conforme os dias passam. Quando acordamos bem, temos mais força de vontade para correr atrás de nossos objetivos e enfrentar obstáculos. Quando acordamos mal, queremos acabar com o dia logo para extinguir o mal-estar.

Relembrar os seus objetivos diariamente, imaginando como será quando alcançá-los e revisitando os motivos para persegui-los, é uma forma de reconquistar a motivação até nos piores momentos.

Você também pode avaliar o momento do processo para alcançá-los em que se encontra agora. Dessa forma, vai conseguir se situar em sua jornada e traçar novas metas. Esse exercício o ajudará a se acalmar quando o mundo parecer estar desmoronando sobre a sua cabeça, automaticamente trazendo mais positividade. 

3. Faça elogios aos outros e a si mesmo

12 dicas para viver com positividade todos os dias

Os elogios são poderosos! 

Toda vez que você elogia alguém também se sente bem. A felicidade que você causa ao outro é refletida em você, além de ajudar a estabelecer laços mais profundos com as pessoas. Então, faça um elogio simples ao próximo, como um comentário positivo sobre a sua roupa, aparência, personalidade ou habilidade. 

Os elogios voltados para si mesmo têm a mesma capacidade de espalhar positividade. Quando nos tratamos com amor, dificilmente somos atacados por emoções tóxicas. Logo, temos mais vontade e disposição para trabalhar, nos relacionar e ajudar os outros.

4. Não exija muito de você

A vida é curta. Ela passa rápido e está cheia de impasses “naturais”, causados por fatores incontroláveis. Ocasionalmente, esses fatores irão colocá-lo para baixo e fazê-lo repensar a sua existência. Ter um ou outro dia ruim é inevitável, assim como cometer erros, ser grosseiro, magoar e brigar sem a intenção de fazê-lo. 

Não se pressione para ser uma pessoa perfeita. Quando agir equivocadamente, peça desculpas e repare os seus erros da melhor forma possível. Pronto! Esses dois passos, quando sinceros, são o suficiente para remediar situações desconfortáveis ou laços afetivos. 

Culpar-se, criticar-se e, sobretudo, odiar-se por não corresponder à imagem idealizada de si mesmo em sua cabeça não é saudável nem o aproxima do seu ideal. 

Respire fundo e tente novamente. Trabalhe, estude, sorria, seja um amigo mais presente, trate os seus parentes com mais afeição, seja cordial com quem não conhece, ouça o seu parceiro e siga as ações que achar necessárias para aliviar a autocrítica. 

5. Cuide da sua saúde física

A sua saúde física merece toda a atenção do mundo! Se o seu corpo não estiver funcionando apropriadamente, como você conseguirá fazer tudo o que deseja? Para afastar patologias debilitantes e doenças psicossomáticas, movimente o seu corpo com frequência e coma alimentos saudáveis

Os exercícios físicos melhoram a circulação do sangue, fortalecem o coração e a musculatura, liberam neurotransmissores agradáveis no cérebro e controlam o peso. Eles são ótimos tanto para a saúde física quanto para a mental. Você provavelmente já deve ter percebido que as pessoas ativas fisicamente irradiam positividade! 

A alimentação saudável também garante benefícios para ambos, especialmente para a saúde do corpo. Se for necessário, consulte um nutricionista para traçar um plano alimentar saudável. 

6. Saia de casa

12 dicas para viver com positividade todos os dias

Essa dica pode ser desfrutada mesmo pelos mais caseiros. Sair de casa e quebrar a rotina de vez em quando ajuda a afastar o mau humor e a aumentar a sua produtividade. Quando você se distrai dos problemas e permite abraçar novidades, se volta para as suas obrigações com a mente renovada.

Sair de casa não quer dizer somente ir até um shopping ou sair para almoçar. Se você gosta de viajar, viaje. Se você gosta de acampar, acampe. Se você gosta de ir à praia, passe o dia tomando sol

Enfim, encontre um refúgio longe da vida “normal” para renovar as energias e ter mais positividade. 

Mesmo durante períodos de quarentena, tente sair um pouco às vezes, ainda que por pouco tempo e usando máscara. Isso fará muita diferença em seu dia a dia

7. Faça meditação

Meditar proporciona uma diversidade de benefícios. Ao fazer a prática corriqueiramente, mesmo que não todos os dias, você aumenta a sua concentração, diminui o estresse e acalma os nervos.

As nossas preocupações têm mania de querer invadir a nossa mente. No entanto, não importa o quanto você pense sobre um problema, você não conseguirá resolvê-lo simplesmente com a força do seu pensamento, correto? O excesso de pensamentos ansiosos reduz a felicidade cotidiana. 

A meditação é uma prática voltada para clarear a mente de devaneios sem utilidade. Você pode sentir certo conforto ao pensar incessantemente sobre os seus problemas, como se estivesse “agindo” para solucioná-los. Mas a verdade é que essa atitude é desgastante. Portanto, medite em seu tempo livre para construir um estado emocional mais tranquilo.

8. Anote os seus pensamentos

Quem sofre com pensamentos negativos e tem dificuldade para meditar, pode encontrar consolo na técnica de anotar o que pensa. 

Faça duas listas. A primeira com seus pensamentos negativos reais, que surgem na sua cabeça apenas para chateá-lo, e a segunda com os positivos. Se a primeira lista ficou maior que a segunda, você está pensando mais em coisas ruins e inconscientemente aumentando o seu estresse.

Faça uma terceira lista com pensamentos capazes de combater os ruins e complementar os bons. Sempre que necessário, consulte-a. Você logo perceberá que os seus padrões de pensamento influenciam muito as suas emoções e como enxerga as situações. Com a prática, conseguirá controlá-los para ter mais positividade.

9. Não se apegue aos problemas

Todos os nossos problemas são passageiros. Todos eles, sem exceção. Alguns são mais dolorosos que outros, então parecem que nunca vão nos deixar. A intensidade deles nos incentiva a remoê-los e falar sobre eles o tempo inteiro. Porém, às vezes tudo o que precisamos fazer é ter paciência e deixar o tempo agir.

Apegar-se aos problemas é uma forma de maltratar a si mesmo, por isso permita que os seus impasses se desenrolem naturalmente. Seja proativo quando preciso, mas não espere que a situação incômoda se resolva da noite para o dia. 

10. Faça bom uso da internet

A internet é incrível. 

Podemos encontrar a solução para os nossos problemas, como acontece na terapia online, aprender novas habilidades e conhecer pessoas interessantes. Todavia, também podemos esbarrar em bolhas de negatividade prestes a estourar. O tempo de uso da internet deve ser bem administrado. 

Envolver-se em discussões polêmicas e se tornar obcecado em compartilhar a sua vida nas redes sociais prejudicam a saúde mental. 

Por outro lado, assistir uma palestra cheia de positividade, ler um livro online ou blogs de assuntos relevantes para a sua vida e fazer um curso são formas produtivas de utilizar o mundo virtual. Sempre que sentir necessidade de se afastar dele, contudo, o faça sem pestanejar!

11. Faça um trabalho voluntário

12 dicas para viver com positividade todos os dias

Da mesma forma que elogiar as pessoas garante um quentinho no peito, ajudar o próximo também. Use as suas habilidades para contribuir para uma causa social. Pode ser de maneira presencial ou virtual. Hoje, as possibilidades de voluntariado são inúmeras!

Estar em contato com outras realidades irá ajudá-lo a ser mais grato e compreender mais sobre o mundo, acalmando um pouco da raiva e do desânimo diante das notícias negativas. Qualquer atitude, por menor que seja, pode ajudar a tornar a vida de outra pessoa melhor. Além disso, você também vai sentir-se mais feliz ao ser útil.

12. Faça terapia

A terapia também é capaz de levar mais positividade para a sua vida. Falar sobre os seus problemas é somente um dos benefícios de encontrar-se com um psicólogo, seja presencialmente ou online. A terapia também acalma as preocupações e alivia as dores emocionais, abrindo os seus olhos para o que há de bom no mundo. 

Ela não precisa ser feita somente quando existe a suspeita de um transtorno mental. A terapia pode fazer a manutenção da saúde mental diariamente.
Se você está em busca de uma vida mais positiva, a Vittude pode ajudá-lo a encontrar um psicólogo de acordo com as suas necessidades!

Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta