estudantes vestibular enem

Enem e vestibular: como controlar as emoções e sair-se bem nas provas

Enem e vestibular: como controlar as emoções e sair-se bem nas provas
Avalie este artigo

  |  Tempo de leitura: 4 minutos

Conseguir entrar na faculdade é o grande objetivo da vida de muita gente no momento. Afinal, são muitas coisas envolvidas. Mas para isso é preciso passar no vestibular ou conseguir boa pontuação no Enem. O dia das provas está chegando. E quanto mais perto da data, maior a ansiedade e o nervosismo. Seja pai de estudante ou o próprio aspirante à universidade, você sabe lidar com isso?

A pressão para entrar na faculdade é enorme, a expectativa é muito alta e tudo depende do desempenho obtido em um dia, em uma única tentativa. Nada pode sair errado. Se não der certo, a próxima oportunidade será só daqui um ano – o que parece uma eternidade quando se tem menos de 20 anos.

Atenção a sintomas de ansiedade e depressão

Ser adolescente ou adulto jovem (18 a 24 anos) não é fácil. É uma época da vida que favorece o surgimento de sintomas de ansiedade e de depressão. A necessidade de ter que entrar em uma faculdade e as provas de ingresso só pioram o quadro. Daí a importância de atenção especial para a saúde mental em fase de Enem e vestibular.

Quer saber como anda seu nível de ansiedade? Faça o teste!

Sintomas de ansiedade e estresse são muito comuns em pré-vestibulandos. Além de apresentar um problema de saúde mental e um aumento no risco de desenvolver transtornos emocionais, isso ainda prejudica o desempenho na prova.

Estratégias para enfrentar com tranquilidade o Enem

A boa notícia é que existem estratégias de enfrentamento para esse problema e maneiras de controlar as emoções para aumentar as chances na hora da prova.

A ajuda dos pais é fundamental para que o jovem possa se sentir seguro no momento do Enem ou do vestibular. Conseguir encontrar o equilíbrio entre incentivar o filho a se dedicar aos estudos e não exagerar nas pressão é o grande diferencial para um bom desempenho. O principal papel da família nesse momento é ser o porto seguro dos filhos.

Dicas para pais de alunos

  • Aqui, a sugestão é bater um bom papo com seu filho. Durante a conversa ouça mais do que fale.
  • Pergunte de qual tipo de ajuda ele está precisando.
  • Crie uma relação de parceria e não de cobranças.
  • Se achar que seu filho não está estudando o suficiente, fale isso para ele sem que seja em forma de crítica.
  • Ajude-o diretamente a se organizar para os estudos.
  • Estude junto com ele.
estudantes3

Relaxar também faz parte da estratégia para ter melhor desempenho

Dicas para os estudantes

Para quem vai encarar o Enem ou o vestibular, a principal sugestão é ficar atento às emoções. Se perceber que estão te atrapalhando, peça ajuda. Converse com seus pais, peça auxílio a eles e a quem mais for necessário – pode ser um colega, um professor, um psicólogo. Só não sofra calado. É óbvio que estudar é fundamental, mas se preparar para a prova vai além de estudar. Então, tente praticar as dicas a seguir:

  • Controle a ansiedade: respire fundo e devagar, até se sentir melhor.
  • Fortaleça seus vínculos afetivos: converse com os amigos, fique perto das pessoas que você gosta. Não se isole.
  • Cuide da saúde do corpo: durma bem, se alimente de forma saudável e pratique atividade física.
  • Tenha plano B: se planeje para lidar com um resultado negativo. A vida é cheia de possibilidades. Entrar na faculdade no próximo ano não deve ser sua única alternativa. Pense no que mais você poderá fazer até o próximo vestibular. Inclua sua família neste planejamento.
  • Relaxe: corpo e mente descansados trabalham melhor. Mantenha atividades que sejam relaxantes e que façam você parar de pensar na prova por alguns momentos.
  • Divirta-se: saia, ria com os amigos, brinque. Isso melhora o humor, dá mais energia e combate a ansiedade.
  • Se ainda assim a ansiedade e o nervosismo se mostrarem incontroláveis, procure ajuda de um psicólogo. Cuidar da saúde mental é fundamental nessas horas. Estar bem consigo e ter controle sobre as emoções é uma característica fundamental para superar grandes desafios e alcançar o sucesso seja no Enem, no vestibular ou qualquer outra área da vida.

Rosimeire Oliveira é psicóloga clínica e neuropsicóloga, mestre em neurociência e cognição e parceira da Vittude. Marque sua consulta!

Leia também:

Como anda seu nível de depressão, ansiedade e stress? Faça o teste

Psicologia e meditação: que tal experimentá-las juntas?