10 dicas para lidar com a Ansiedade

10 dicas para lidar com a Ansiedade

4.5/5 - (61 votes)

Você sabia que a OMS apontou o Brasil como o país mais ansioso do mundo. A ansiedade é uma sensação relacionada a períodos e crise, preocupações com o futuro e medo de situações desconfortáveis e novas.

Você sabia que a ansiedade é uma sensação que é ativada quando a nossa mente observa uma situação com riscos? É uma sensação que nos deixa em alerta e de prontidão adequados para situações.

A ansiedade tem o lado positivo que te ajuda na preparação para o enfrentamento de situações novas, ajudando a ativar os recursos internos para um bom desempenho.

Quando a ansiedade é excessiva, pode ocasionar medo, descontrole, paralisia e diversos sintomas desconfortáveis no nosso corpo, como palpitações, dores de cabeça, falta de ar, etc.

Buscamos o equilíbrio dessa emoção para que ela possa desempenhar o seu papel importante nas nossas vidas.

10 Dicas para lidar com a Ansiedade:

Crie uma rotina

Ter uma rotina pode te ajudar a ter maior controle do seu dia e usar a previsibilidade como algo que ajude a administrar as suas hora.

Inclua atividades para você nessa rotina, é importante ter listado momentos de pausa para o seu bem estar.

Reserve um tempo para você

Cuidar de você todos os dias com pequenas atitudes, atividades pode fazer toda a diferença no seu dia. 

Criar hábitos de dedicação a você ajuda a lidar melhor com as dificuldades, surpresas e situações desconfortáveis.

Diminua a Auto Cobrança

Aprender a ter cuidado com as metas e cobranças exageradas. Não dá pra dar conta de tudo o tempo todo. 

O que é possível fazer naquele dia, afinal tem dias que temos mais energia e outros não. Respeitar os nossos limites faz bem. 

Alimentação como Auto Cuidado

Planejar a sua alimentação é a forma mais prática de conseguir ter um alimentação mais saudável e equilibrada. 

Temos que nutrir o nosso corpo e os nosso pensamentos com alimentos que possam ajudar na sua saúde física e mental. 

Respiração Profunda 

A respiração é uma função involuntária do nosso corpo para ajudar a nos manter vivos. Ela tem um papel fundamental e uma ligação forte com o emocional, então é possível controlá-lá para acalmar o corpo e a mente.
Ela pode atuar de duas formas para aliviar momentos tensos:


A primeira é fisiológica, pois a ansiedade nos faz respirar rápido de forma rasa e, ao controlar a inspiração, o corpo volta ao equilíbrio.


A segunda é emocional, visto que ao prestar a atenção na respiração, a pessoa foca no momento presente e a ansiedade é minimizada.

Meditação e Técnicas de Relaxamento 

Existem estudos que comprovam os diversos benefícios da meditação e das técnicas de relaxamento para as pessoas e principalmente para aqueles que sofrem com a ansiedade.

O ansioso sempre está pensando no futuro e tentando resolver os problemas que não existem e que ele mesmo cria no seu cenário como uma forma de se preparar.

A meditação é uma ferramenta que auxilia a pessoa a se conectar com o presente, o aqui e agora, possibilitando a mente a não focar nas questões do futuro que promovem a ansiedade. 

Exercícios Físicos 

Os exercícios físicos estimulam a produção de substâncias com o endorfina e oxitocina, que auxiliam a relaxar, trazendo bem estar e melhorando o humor. 

Esses fatores ajudam na redução da ansiedade, assim como ganhos na saúde física. 

Tempo de Qualidade com Família e Amigos

Os nossos relacionamentos familiares e sociais são importantes para nos ajudar a lidar com os momentos difíceis e estressantes da vida. Ter uma rede de apoio e fazer parte de um grupo auxilia o sentimento de pertencimento e de valorização pessoal. 

Estudos revelam que poder ter um tempo com amigos pode ajudar a liberar ocitocina, um calmante natural que tem um efeito de cuidado. 

Tenha um Hobby

Ter um hobby é importante para auxiliar na redução de tensões do dia, estresse, além de ser uma forma de se dedicar a si. 

O hobby pode ser qualquer atividade feita que traga satisfação e momento de alegria. Deve ser alguma atividade prática que você se identifique como: cozinhar, fotografar, práticas de esporte, leitura, escrita, dançar ou assistir filmes e séries. 

Qualidade do Sono 

Ter uma boa qualidade do sono é um fator importante para quem tem ansiedade, pois elas tendem a ter mais distúrbios de sono e a privação dele pode auxiliar para sentimentos ansiosos.

Caso você tenha problemas com o sono, você terá maiores dificuldade de

lidar com o sintomas da ansiedade, possibilitando a piora deles.

A privação de sono pode ocasionar efeitos negativos na saúde mental, estudos dizem que essa provação pode levar aumento de ansiedade em indivíduos saudáveis.

Tome um chá 

Existem diversos chás que contribuem para amenizar a ansiedade. 

Segue alguns dos Benefícios do chá para ansiedade: Acalma; Ajuda a relaxar; Ajuda a dormir; É natural; É barato; Fácil de fazer; Tem poucas contraindicações e Ajuda a segurar a compulsão alimentar.

Cinco chás contra a ansiedade: Camomila, Chá de lavanda. Chá de erva cidreira, Chá de valeriana e Chá de passiflora ou de flor de maracujá. 

Desenvolva o autoconhecimento  

O processo de autoconhecimento pode ser uma
ótima ferramenta para identificar o que nos deixa
ansiosos. 
 
Diante dessa nova forma de viver com o uso das tecnologias, do acúmulo e execução de mais tarefas e maior velocidade faz com que vivemos um vida automática. Temos dificuldade de nos desconectar desse sistema e de nos conectar com nós mesmos.
 
Esse círculo vicioso faz com que a gente olhe cada vez mais para o externo e deixando de olhar para nós, nossas necessidades internas e pessoais. 

Essas dicas sao importantes para ajudar a lidar com os sintomas de ansiedade, mas nao substitui a busca de um profissional especializado para lidar de uma forma mais assertiva e propicia para cada pessoa.

A psicoterapia pode ser uma ferramenta poderosa para a busca dos gatilhos da ansiedade que estejam afetando a sua vida. Aprender a lidar com a ansiedade é uma forma importante para conseguir ter melhores resultados em todos os fatores da vida. Auto conhecimento sobre como você lida com ela.

Avalie esse artigo:

4.5/5 - (61 votes)

Comentários:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments