A Máscara da Positividade, primeiro nós rejeitamos, então nós projetamos!

A Máscara da Positividade, primeiro nós rejeitamos, então nós projetamos!

Muito do estigma em torno da doença mental é perpetuado por uma falsa positividade. Quando se diz para alguém que tem depressão clínica não se concentrar no negativo, mas no positivo, você não faz nada para ajudar. Isso só perpetua seus sentimentos de que algo está errado com essa pessoa, porque ela não pode simplesmente “se recompor”. Não é possível fazer mágica à partir de pensamentos positivos. Eu diria a alguém que está lutando com a depressão, que eles estão mais sintonizados com a experiência humana real e as emoções do que a pessoa que está empurrando “vibrações positivas” sobre como devem pensar e agir.

Hoje em dia é muito comum pessoas buscarem técnicas de transcendência de todo tipo como: ” positividade espiritual, amor e perdão incondicional”. Na realidade isso não passa de uma tentativa do que é conhecido como “desvio espiritual”, de tentar transcender emoções e pensamentos sem ter que enfrentar a natureza humana ou a negativa. Quando, na verdade são as partes feias ou conteúdos de nossa “sombra interior” da nossa humanidade que ajudam nosso crescimento ocorrer.

Primeiro nós rejeitamos, então nós projetamos!

Ver a sombra dentro de nós é extremamente difícil, então raramente o fazemos, mas nós somos realmente bons em ver traços de sombra indesejáveis nos outros. Verdade seja dita, nos deleitamos com isso.

Ver em outros o que não admitimos em nós é o que Jung chama de “projeção”. Embora nossas mentes conscientes estejam evitando nossos próprios defeitos, elas ainda querem lidar com esse conflito em nós em um nível mais profundo, por isso ampliamos e projetamos essas falhas em outras pessoas.

Não desanime pelos momentos e emoções difíceis, não os rejeite ou diminua a experiência de outra pessoa por meio de uma falsa positividade. Descobrir e compreender o Self é uma jornada vitalícia que exige a rejeição das atitudes convencionais que a maioria das pessoas quer viver sobre uma máscara da positividade.

Avalie esse artigo:

Comentários:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments