Valorizando a psicoterapia infantil

A psicoterapia infantil e o olhar sobre a infância

Você já pesquisou algo sobre a psicoterapia infantil? Por que ela se faz tão necessária em algumas situações? Eis o tema deste artigo, que traz um pouco de história e demonstra a importância da prática no desenvolvimento completo do ser humano.

Primeiramente, a psicoterapia infantil surgiu a partir de Anna Freud e de Melanie Klein, numa tentativa de verificar se era possível que os problemas psicológicos vinham da infância e se era possível acessá-los, isto é, propor uma resolução para os conflitos internos da criança.

Psicoterapia infantil e a maneira como enxergamos a infância

Atualmente, a maneira como enxergamos a infância e como ela é vivida pelas crianças são coisas muito diferentes, já que agora ela se apresenta de forma mais rápida e 100% envolta à tecnologia.

De fato, como já foi muito estudado e divulgado, as primeiras experiências são rupturas para o psicológico da criança. Isso faz com que possivelmente ela venha a apresentar problemas em relação a esse período.

Da mesma forma, quando há uma falha no processamento dessas rupturas, arestas podem ser criadas, afetando o processo de maturidade.

Consequentemente, isso gera uma imaturidade durante as experiências futuras, o que tem acontecido com frequência, visto as necessidades atuais da sociedade como um todo.

O resultado no desenvolvimento do ser humano

Tendo em vista este cenário, a psicoterapia infantil é de extrema ajuda tanto para garantir o desenvolvimento saudável da criança em suas experiências futuras, como para os pais, pois eles estarão com seus filhos nos próximos passos da vida.

O “brincar” na análise infantil, tem com função trazer à tona os conteúdos e a história que a criança carrega, seu significado, e como o paciente está lidando com ela. Tudo realizado sob a aprovação dos devidos responsáveis, é sempre bom deixar claro.

O processo da psicoterapia infantil é bastante revelador de suas desordens e, também, um excelente caminho para a resolução. Pesquise, saiba mais e entenda as reais necessidades da psicoterapia infantil.

Avalie esse artigo:

Comentários:

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique Ribeiro
5 meses atrás

Sem dúvida um dos melhores textos que ja vi aqui no site.