O autocuidado como resultado da psicoterapia

Já parou para pensar na importância de trabalhar o autocuidado através da psicoterapia? É importante cuidar de você com respeito e responsabilidade.

Autoconhecimento através da psicoterapia

Ao iniciar o processo de psicoterapia, você se permite uma posição fora do automático e enxerga comportamentos que talvez não estejam te fazendo tão bem, escuta o que te incomoda e se permite um espaço fora da rotina para se conectar consigo mesmo sem julgamentos.

Eventualmente, ao percebermos com mais consciência quem nós somos, e ao entendermos nossas buscas, nossos medos e nossos desejos, reconhecemos nossos potenciais e fraquezas. Isso faz com que fiquemos mais fortalecidos e preparados para lidar com nós mesmos e com os outros.

Ou seja, entender os motivos é uma parte do autoconhecimento e nos leva a perceber mais claramente algumas situações e comportamentos, mas por si só não gera mudança. As transformações precisam de tempo, reflexão, vontade, coragem e novas atitudes.

O autocuidado ao olhar para si mesmo

Além disso, olhar para si mesmo exige que reconheçamos aspectos nossos desagraváveis ou inimagináveis, e isso não é tarefa fácil. Isso porque, muitas vezes nos faz perceber que o problema que nos incomoda tanto no outro, também é nosso.

O autoconhecimento exige, além de coragem e paciência, também uma disponibilidade para se colocar como prioridade, mesmo que a pessoa goste e queira ajudar os outros.

Desse modo, quando nos colocamos como prioridade ganhamos liberdade e autonomia, e assim, ajudar os outros se torna uma escolha, e não o resultado da culpa ou dependência.

No nosso cotidiano, acumulamos cada vez mais obrigações e deveres. Somos sobrecarregados com informações e cobranças, vivendo na Era da Ansiedade.

Por isso é fundamental abrirmos um espaço no nosso dia a dia para nos priorizarmos, um momento de cuidado com a nossa alma tão massacrada pelas cobranças.

O seu espaço pessoal no autocuidado

Esse espaço pessoal serve para recarregarmos nossas energias, termos um tempo para nos entender e nos respeitar com paciência, firmeza e muita generosidade.

Contudo, o autoconhecimento não torna o mundo mais fácil. Ele nos fortalece para lidarmos de uma forma mais positiva com o mundo, e à medida que isso acontece vamos ganhando autoconfiança e motivação para continuar.

A psicoterapia é uma ótima maneira de olhar para si próprio e promover mudanças, impulsionando o autocuidado em todas as esferas.

Avalie esse artigo:

Comentários:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments