Incerteza em tempos de pandemia

Como lidar com a incerteza em tempos de pandemia

Neste momento delicado que estamos vivenciando, a sensação de incerteza fica muito presente e conseguimos perceber que muitas coisas fogem de nosso controle. Confira alguns pontos que podem ajudar a lidar um pouquinho melhor com esse sentimento de incerteza.

O sentimento de incerteza e a falta de controle

A incerteza desperta uma necessidade de controle nas pessoas. No momento atual, a incerteza é predominante, porque não sabemos o que irá acontecer, como estará a situação na próxima semana e quando isso tudo irá passar. A única certeza que temos no momento é a incerteza.

É importante aceitar que não temos controle total sobre a coisas. Saber diferenciar o que pode e o que não pode ser controlado é essencial. Claro que algumas coisas estão sim sob nosso controle. Sobre estas coisas, podemos alterar nossos comportamentos para controlar o que podemos. Mas precisamos aceitar que nem tudo está sob nosso controle.

Prestar atenção nos nossos pensamentos sobre o que não podemos controlar também é importante. Se ficamos pensando sobre coisas que fogem de nosso controle, logo, não temos muito como resolver esta situação e isso contribui para maior preocupação e ansiedade.

Quando nós vivenciamos a incerteza, nós tentamos reduzir o desconforto que ela causa tentando ter controle sobre as coisas. Mas diante desta pandemia, nós não temos muito o que fazer além de realizar os cuidados necessários, respeitar o distanciamento social e seguir as orientações recomendadas pelas autoridades de saúde.

Ainda assim, não podemos reduzir nosso risco a zero, pois muitos precisam sair para trabalhar, ir ao mercado, farmácia etc. É importante aceitar, neste momento, que não podemos ter cem por centro de controle sobre esta situação atual.

A ansiedade causada pela incerteza

Se você necessita ter controle absoluto de que você e sua família não irão contrair o coronavírus, é provável que se sinta muito ansioso e preocupado a maior parte do tempo, pois essa certeza absoluta não é possível ter.

No entanto, você pode seguir as recomendações sobre cuidados e prevenção, elaborados pelas autoridades de saúde. Estes cuidados estão sob seu controle e saber que você está tomando as precauções necessárias ajudam a reduzir gradualmente a preocupação.

A preocupação nos deixa mais inseguros e ansiosos, pois sempre podemos achar algo novo para nos preocupar. Contudo, se nossa preocupação é sobre algo que não está ao nosso controle e que não temos nada que possa ser feito, qual é a sua utilidade?

A resposta: nenhuma. Assim, é importante conseguir se perguntar: eu posso fazer algo a respeito com relação a isso que eu estou me preocupando? Se a resposta for sim, pense no que pode ser feito. Se a resposta for não, então de fato não há nada que se possa fazer no momento e a preocupação não irá ajudar a resolver este problema, mas sim lhe deixar mais ansioso e inseguro.

 

Outros cuidados que você pode ter para lidar com a incerteza (e que estão sob seu controle):

 

Cuidar de sua rotina, seus horários – tentar estabelecer horários para fazer obrigações relacionadas a casa ou trabalho, mas reservar um tempo para relaxar. É bem importante este equilíbrio entre tarefas e descanso.

Cuidar de sua alimentação: Manter uma alimentação saudável ajuda a manter também um bem-estar neste momento. É claro que você pode comer aquela pizza deliciosa, mas a questão aqui é não exagerar e não tornar isso um hábito.

Cuidar de seu bem-estar físico e psicológico: Ficar atento ao seu estado emocional é importante. Cuidar de si mesmo é um ato de amor, principalmente neste momento. Reservar um tempo para você, seja sem fazer nada, ou fazendo algo que gosta, pode ajudar a manter um bem estar físico e psicológico.

Lembre-se: estes cuidados ajudam você a enfrentar melhor tudo o que está acontecendo.

É importante não se cobrar tanto

 

É importante lembrar que não ficar bem também é normal. Tudo bem se você não der conta de todas as suas atividades e se você ficar triste, ansioso ou com medo. Estamos vivendo um momento único, que gera toda uma incerteza e insegurança.

Então, não se cobre tanto. Você tem o direito de ficar inseguro e com medo de tudo o que está acontecendo. Contudo, estes cuidados podem ajudar você a se sentir melhor diante de tudo o que está vivenciando e acalmar um pouco sua mente e seu coração.

 

Por fim, lembre-se sempre de dar um crédito a si mesmo quando você consegue realizar suas coisas, por mais pequenas que sejam.

Referência: BECK, J. A CBT approach to living with uncertainty: control what you can and accept what you can’t. Beck Institute, 2020.

Avalie esse artigo:

Comentários:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments