Como ter uma rotina saudável?
19 de outubro de 2021
Todo mundo anda meio estressado e cansado. As buscas por uma rotina saudável têm se tornado constantes! Mas, vejo pessoas apenas se sentindo fracassadas por não conseguirem o que chamo de “padrão instagram” (aquele perfeito). Por isso, estou aqui para refletir com você e entender esse “fracasso”.
Mas afinal, o que é rotina saudável para você? Será que se eu perguntar para 30 pessoas, o resultado será igual? Com certeza não. Isso porque somos pessoas com histórias e experiências totalmente diferentes. Então, como que eu poderia dar “passos certos” para todas 30 pessoas? Será que o que funciona para mim, funciona para você? Será que o segredo está em acordar às 5h da manhã ou treinar todos os dias?
O que funciona para você?
O primeiro passo para compreender o que funciona para você, é se perguntar pra quê você quer essa rotina saudável e quem você quer ser nessa rotina. Eu não estou falando de metas, estou falando de VALORES. E eles se referem a tudo aquilo que você quer ser como pessoa e não o que você quer obter. Objetivos e metas chegam ao fim e os valores tem mais a ver com a sua essência, com quem você quer ser no seu futuro e na sua melhor versão.
Por exemplo: se nos meus relacionamentos quero ser uma pessoa amorosa, quais ações preciso ter no meu dia a dia para ser essa pessoa? Se no trabalho quero ser responsável, em quais ações preciso me comprometer? Se cada pessoa pode desejar ser algo diferente, como uma regra pode funcionar para todos?
Por isso, quero te dizer que, a rotina saudável é aquela que contempla ações comprometidas com seus valores, ou seja, que você faça coisas que realmente sejam muito importantes para VOCÊ e não para os outros! Que respeite seus limites, sua realidade e que priorize seu próprio desenvolvimento como PESSOA.
Uma rotina saudável não é a mesma para todos
Se vimos na internet que a rotina saudável é acordar cedo, é fazer duas horas de exercícios, escrever seus sentimentos, limpar sua casa, cozinhar sua própria comida todos os dias, ser produtivo, aproveitar o tempo em coisas úteis (que é muito válido por sinal), você precisa refletir se são essas ações vão te levar para o caminho de melhor versão de si mesmo e respeitar suas limitações.
Você vai perceber que trabalhar a favor de quem você quer ser, será mais leve, e isso não significa que não terá trabalho a fazer, pois, tudo isso demanda sair de nossa zona de conforto. Fazer coisas novas é difícil na hora, mas já pensou no impacto de longo prazo? Parou para se imaginar em uma versão melhor de si?
E mesmo quando encontrar essa versão melhor de si e começar a praticar, seja gentil com você, pois, a auto cobrança pode ser uma grande sabotadora de desenvolvimento. Ela parece ser uma “condutora de bons hábitos” mas pode trazer muito peso, e com ele, estresse e desistência de sua jornada. Assim, você pode se sentir cada vez mais frustrado em suas tentativas.
Tendo tudo isso, você já pode fazer uma agenda semanal para te guiar nesse caminho! Essa sim vai ser uma agenda valiosa. Ela pode ser ajustada conforme sua realidade ao longo do tempo, pois a experiência te dirá aquilo que realmente funciona. Seja flexível!
Último e importantíssimo tópico: O desenvolvimento de sua rotina saudável, também consiste na persistência de micro passos. Você não vai mudar tudo de uma só vez e quando não conseguir ou der passos para trás, seja gentil e auto compassivo. Se acolha e comece novamente. Volte para o caminho de seus próprios valores e você vai experimentar algo valioso como nunca antes.
Espero que faça sentido para você 🙂