Convivência com crianças

Convivência com crianças: o que precisamos saber?

Quando se relaciona com uma criança, é de extrema importância saber que a comunicação se dá muito além da conversa. Um exemplo são os comportamentos como expressões faciais e gestos que sempre acontecem por um motivo, e dizem muito mais do que as palavras. Eles apresentam respostas a tudo que está acontecendo ao redor sem percebermos, e para as crianças, como muitas delas ainda não dominam a fala, o se comportar de seus cuidadores é usado como referências para como elas se comportam.

Então, cuidado com sua forma de agir! Comportamentos agressivos, violentos e agitados podem levar as crianças à aprenderem que comportamentos comuns são: violentas, agressivas e agitadas. Por isso ao identificar um padrão de comportamento seu que pode prejudicar sua relação com a criança ou estimular a mesma com comportamentos disfuncionais, busque mudar seu padrão em uma busca de autoanalise ou com apoio de um psicólogo(a).

Saiba que quando for se comunicar com a criança, buscando apresentar uma atitude de que elas não repitam um comportamento, não basta dizer não, nem tampouco gritar com elas, mas é necessário ensinar-lhes uma maneira mais adequada para que a aprendizagem real possa fluir, como por exemplo, se você sempre busca dizer simplesmente o NÃO a uma criança sempre que ela expressar o desejo de querer algo, existe uma grande probabilidade de que ela vá chorar de forma insistente pois ela não obteve sua atenção nem tão pouco o objeto, mas se você constrói o dialogo apresentando a sua criança uma atenção olho no olho, toques/carinhos e busca explicar o motivo pelo qual ela não pode ter o objeto desejado, o fato da atenção olho no olho e o toque/carinho podem diminuir a ansiedade da mesma e ela entende o motivo, podendo assim mudar o padrão de agir.

LEMBRE-SE: Saber comunicar isso de forma clara a criança é essencial, pois se o comportamento do adulto for contraditório a criança não DESENVOLVERÁ UMA COMUNICAÇÃO FLUIDA.

Imagem retirada do endereço: http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/dj/dd/xs/djddxs5a7wcl3vvjhy002l6ae.jpg

Avalie esse artigo:

Comentários:

Please Login to comment