Depressão – 10 sinais de advertência

Estar “de mau humor” às vezes é uma situação normal da vida de qualquer pessoa. Se você perder um ente querido ou se for dispensado do seu trabalho, é natural ficar triste, chateado, abalado.

Quando você tem sintomas de depressão por causa de um estresse que ocorreu em sua vida, ele é chamado de “depressão situacional”. A maioria das pessoas se recuperar de depressão situacional, embora possa demorar alguns dias ou, algumas vezes, até semanas.

No entanto, quando os sintomas de depressão não desaparecem e começam a interferir com a sua capacidade de funcionar e viver sua vida normalmente, isso é chamado de “depressão clínica” ou “depressão maior.” A depressão maior é uma doença grave que pode durar semanas, meses ou anos.

É fundamental que você conhece os sintomas da depressão, para que você possa procurar ajuda quando necessário.

Os sintomas da depressão são esmagadores. As pessoas podem descrever depressão maior como um “buraco negro” que eles simplesmente não podem sair. A sensação de desgraça iminente também é comum neste tipo de depressão. Você pode se sentir sem vida, apático.

Os sintomas da depressão – 10 sinais de advertência

Pessoas com depressão grave nem sempre apresentam os mesmos sintomas, mas podem incluir:

Tristeza
Quando a tristeza é um sintoma de depressão, pode incluir a sensação de desespero e vazio. Você pode achar que nada importa e, por mais que você tente, simplesmente não pode controlar seus pensamentos negativos. Você chora sem qualquer motivo aparente.

Culpa
Pessoas com depressão grave podem se sentir inúteis e indefesas. Podem até mesmo encarar a depressão como um sinal de fraqueza, e podem ser muito autocríticas.

Irritabilidade
Este sintoma de depressão pode fazer você se sentir ansioso ou agitado. As pessoas que estão seriamente deprimidas frequentemente expressam sua depressão através de agressão ou comportamento imprudente.

Os sintomas mentais
Se você tem dificuldade de concentração, de tomar decisões, ou de lembrar detalhes, pode ser sintoma de depressão. Pessoas com depressão podem sentir que os seus pensamentos estão lentos, alterados.

Os sintomas físicos
Pessoas com depressão muitas vezes têm dores, como dores de cabeça ou problemas digestivos que não parecem ter qualquer outra causa médica e que não respondem ao tratamento convencional.

A perda de energia
Se você tem depressão, você pode sentir-se cansado o tempo todo. Pessoas com depressão podem sentir que as suas capacidades físicas estão reduzidas.

A perda de interesse
Um sintoma da depressão comum é a perda de interesse em atividades prazerosas como sexo, passatempos, ou interações sociais. Também pode aparecer como negligência em suas responsabilidades e seu estado físico.

Alterações do sono
Acordar muito cedo pela manhã, não ser capaz de dormir ou dormir demais podem ser sintomas de depressão.

Alterações do apetite
Mudanças nos hábitos alimentares devido a depressão pode resultar em comer demais ou muito pouco. Um ganho de peso ou perda de mais de 5 por cento do seu peso corporal em um mês é um dos sinais de aviso de depressão. Algumas pessoas experimentam uma perda de interesse em alimentos, enquanto para outros, comida torna-se uma forma de compensar os sentimentos de depressão.

Pensamentos suicidas
Ter pensamentos de auto agressão é um sintoma grave de depressão e sempre deve ser levado a sério. Se você está pensando em suicídio, você precisa de ajuda imediatamente!

Não é vergonha ou fraqueza ter sintomas de depressão.

A depressão não é um sinal de fraqueza ou motivo de vergonha – é uma doença grave. A notícia boa é que, mesmo em casos graves de depressão clínica, o tratamento é geralmente muito bem-sucedido. E quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais bem-sucedido ele será. Portanto, não espere.

Se você tem alguns destes sintomas clássicos da depressão e os sintomas estão fortes e já duram mais do que algumas semanas, você deve procurar ajuda. Você deve recorrer a um médico psiquiatra e a um psicólogo clínico.

Avalie esse artigo:

Comentários:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments