potencial crianças

Desenvolvendo as potencialidades da criança

Desenvolvendo as potencialidades da criança

Alguns pais me perguntam o que podem fazer para desenvolver a inteligência dos seus filhos. A primeira coisa que respondo é que não vai ser deixando-os sentados horas e horas em frente a tv e os computadores, ou brincando o dia inteiro com games, que eles irão desenvolver todas as suas potencialidades.

Eu explico que as crianças têm uma incrível capacidade de aprendizagem e muita curiosidade por entender o que ocorre a sua volta. O cérebro delas está em desenvolvimento e absorve os estímulos ao seu redor com muita facilidade. Devemos aproveitar a capacidade natural da criança em querer aprender para estimulá-la.

Será que podemos favorecer o desenvolvimento do cérebro da criança? A resposta é que podemos sim fazer com que o cérebro dela seja estimulado e isto pode ser feito brincando.

Quando a criança brinca ela está se desenvolvendo intelectualmente. Brincando a criança desenvolve a inteligência, o raciocínio, a imaginação, a criatividade. O brincar também contribui para o seu equilíbrio emocional, ajudando-a a superar medos e ansiedades.

Brincar também é a forma como a criança expressa suas emoções e seus pensamentos, porque ela ainda não tem plenamente desenvolvida a capacidade de se expressar verbalmente.

O que podemos fazer para desenvolver as potencialidades da criança?

Primeiramente, criar um espaço de brincar. Um espaço de bagunça, para que ela possa espalhar seus brinquedos. Temos que cuidar para que seja um lugar seguro. Uma zona livre, em que o adulto entre para brincar e não para dar ordens. Providenciar brinquedos de raciocínio ( quebra cabeças , peças de montar), livros, folhas em branco, lápis de colorir, música, brinquedos lúdicos ( bonequinhos, carrinhos, mobiliários, bichinhos). Para as crianças mais velhas podem ser dados jogos com regras.

Quando formos escolher os brinquedos temos que pensar que os que não dão chance à imaginação não servem para nada. São atrativos por pouco tempo. Quanto mais sofisticado o brinquedo, pior ele é. Brinquedos interessantes são aqueles que, a cada dia, pode ser dada uma finalidade diferente para ele, com o uso da imaginação.

Devemos nos lembrar que as crianças também precisam de brincadeiras em que é preciso se movimentar, correr, pular, brincar ao ar livre. Sempre que possível, ofereça oportunidades para que elas tenham contato com água, terra, areia, animais, natureza.

Se alguém quer uma fórmula para desenvolver as potencialidades da criança esta fórmula é : deixe-a brincar.

Avalie esse artigo:

Comentários:

Please Login to comment
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Recent comment authors
Cristina Raposo

O meu filho tem défice de atenção ele tem 9 anos já brinca muito o dia todo e em casa proporcionamos para que ele tenha sempre a nossa atenção mas nas escola ele está com a turma mas como perdeu ficou no 2 ano enquanto a turma está no 3 ano, enquanto isso ele está a fazer trabalhos de 1 ano, como devemos proceder para ele ter melhor notas ou mesmo poder ser uma criança mais inteligente. É porque nós pais pensamos sempre em que ele nunca mais chegará a ser uma criança como as outras. E ficamos muito tristes… Read more »