Habilidades sociais. Você pode desenvolvê-las e ter sucesso!

Como sabemos o ser humano é um ser social, por isso necessita de vínculos interpessoais os quais serão responsáveis por muitos de nossos sentimentos , entre eles, nossa autoestima.

O tempo todo estamos em meio à pessoas, seja no trabalho, na escola, num clube, numa festa e precisamos saber lidar com cada situação de maneira adequada, é preciso saber se comunicar, expressar  sentimentos e opiniões , se colocar no lugar do outro e  manter a civilidade. Tais habilidades recebem o nome de habilidades sociais, ou seja,  comportamentos emitidos para lidar com contextos interpessoais.

Dizemos que um sujeito possui habilidades sociais quando ele é capaz de manter relações interpessoais agradáveis e evitar situações desagradáveis. Já o sujeito com pouca habilidade social passa constantemente por situações de frustração, insegurança e ansiedade. Quem nunca esteve numa festa em que não conhecia ninguém e ficou isolado, ou presenciou uma pessoa que ao apresentar um trabalho escolar ou até numa reunião de trabalho sua frio, gagueja, treme, etc.  Dessa maneira dificilmente ela terá sucesso seja numa festa ou em sua apresentação escolar e/ou profissional,  o que lhe causará frustração e insegurança em situações futuras.

Enfrentar as situações de dificuldade é importante, mas nem sempre resolve o problema,  é que sem a ajuda de um profissional, o sujeito poderá se deparar por muitas situações desagradáveis até ter sucesso, ou então nem alcançá-lo. Assim a pessoa passará a evitar cada dia mais esse tipo de situação.

A Psicoterapia Comportamental pode ajudar muito essas pessoas, durante as sessões  podemos entender como a pessoa se comporta em cada situação e assim compreender onde estão suas dificuldades.

Para desenvolver as habilidades sociais geralmente  usamos exemplos, passamos orientações , fazemos treinos e principalmente  manejamos as situações de forma que o cliente tenha menos contato com situações desagradáveis e mais contato com situações agradáveis.   Dessa forma, ele terá maior sucesso em suas interações, o que aumentará a frequência de seu comportamento de interação social.

Luciana Faria

Psicóloga – CRP 06/84230

Especialista em Psicoterapia Comportamental

Avalie esse artigo:

Comentários:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments