não destrua o futuro com problemas do passado

Não destrua seu futuro com problemas do passado

Podemos vincular algumas experiências negativas do passado com certos insucessos do presente, o que sem dúvida pode ser verídico, mas mesmo assim, essa postura geralmente não se torna benéfica caso perdure e não produza nenhuma mudança para melhor.

Não dá para medir nem comparar dor, mas podemos refletir para descobrir se algum entrave que vivemos e que o relacionamos com alguma experiência anterior é efetivamente um fato indiscutivelmente difícil ou se tornou com o tempo, apenas uma desculpa elaborada. E se assim o for, podemos observar que essa dinâmica de culpar o passado (sejam fatos ou mesmo pessoas), pode nos fazer esquecer de que tais acontecimentos não voltam mais, e que por isso, não podem mudar nem causar mudança para melhor – caso não busquemos uma assimilação mais aprofundada deles a fim de favorecer novos aprendizados e consequentemente os incorporar. 

Foque no que você pode mudar, o amanhã

Mas, se por um lado tudo que passou não se modificará mais, por outro, nós podemos mudar. Então, podemos pensar se é melhor vivermos acomodados com uma opinião que nos tira a responsabilidade de adotarmos um posicionamento melhor e nos devolve a um círculo vicioso de contínuo pesar, ou assumirmos que apesar das experiências anteriores ruins e marcantes nós temos condições de nos transformar.

É no agora que a vida acontece e onde o futuro se faz. Dessa forma, se o presente não é o que desejamos, ao invés de nos prendermos ao passado, podemos ver que temos a todo momento uma oportunidade para construir um futuro mais adequado ao que buscamos. Assim, podemos nos colocar em ação e adotarmos a ideia de pensar sobre o que deve ser feito com aquilo que temos e somos. Dessa forma, conseguimos melhores condições de entendermos nosso passado como uma referência, uma fonte de aprendizado e inspiração.

Avalie esse artigo:

Comentários:

Please Login to comment