Nossos sonhos parecem mais reais nessa quarentena?

Nossos sonhos parecem mais reais nessa quarentena?

Os sonhos sempre estiveram envolvidos em questões místicas, como presságio ou premonições. Contudo, com o avanço da ciência aprendemos mais sobre eles e seus significados.

Porém, nesse período de quarentena, algumas pessoas relatam que lembram-se mais de seus sonhos e que eles parecem cada vez mais reais. A sensação é de como se estivessem sonhando acordados.

Sonhos vívidos

A explicação para isso é que estamos, a todo tempo, sendo bombardeados de informações sobre os riscos de contaminação com o novo coronavírus. E o esforço psíquico para que nos adaptemos a uma nova realidade reflete nos nossos sonhos.

Semelhante ao que acontece com pessoas que sofreram algum trauma e ficam relembrando os episódicos traumáticos em seus sonhos.

Esse tipo de sonho é conhecido como sonho vívido, e ocorre com mais frequência quando estamos enfrentando estímulos estressores, ou seja, no período que estamos mais estressados.

Em períodos de estresse, quando estamos dormindo ocorre em nosso cérebro uma espécie de mistura de estado de sono profundo com o estado de alerta. Assim, nossos sonhos parecem ser mais vívidos e, quando acordamos, a sensação é a de que estamos mais cansados.

Conquiste seu sono saudável nessa quarentena

Se você tem dúvidas sobre sono saudável e precisar de ajuda para obtê-lo nessa quarentena, não hesite em buscar a ajuda de um psicólogo. Mesmo de forma remota ele pode te ajudar.

Avalie esse artigo:

Comentários:

Please Login to comment