Nutrição pós Bariátrica – como manter alimentação saudável após a cirurgia

Clique e encontre seu psicólogo !
5.0
01

Alimentação saudável é essencial para manutenção da vida, todos nós sabemos! Mas comemos direito? Nem sempre. Não sou nutricionista nem nutrólogo, sou Psicólogo. Compreender a dinâmica nutricional que nos mantem saudável é meu dever, haja vista minha atuação na clínica com pacientes bariátricos.

É comum, em pacientes pós procedimento bariátrico, depois de algum tempo de cirurgia, se queixarem de falta de energia, fadiga, memoria comprometida e até depressão, isto pode ter relação com a ausência de alguns nutrientes fundamentais, como por exemplo a vitamina D e as do complexo B, principalmente. O trabalho multidisciplinar é extremamente importante para àqueles que foram submetidos a esta cirurgia, ou seja, acompanhamento com nutricionista, endócrino, psicólogo e as demais especialidades ligadas a este tipo de tratamento.

Alguns pacientes, simplesmente abandonam o acompanhamento com a equipe depois de algum tempo! NÃO FAÇAM ISSO! De fato, o procedimento bariátrico contribui para uma melhor qualidade de vida, tendo em vista as comorbidades presentes em pacientes obesos, sem falar na autoestima, mas isto não significa que a cirurgia em si, faz milagres, não faz, depende muito do comportamento do paciente, em manter uma vida saudável.

Nossa responsabilidade como Psicólogo é sobre tudo, informar.

Por Emerson Alves Coutinho | CRP 06/138959, psicólogo clinico, atua no atendimento a pacientes no pré e pós procedimento bariátrico, membro COESAS – SBCBM Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Clique e encontre seu psicólogo !

Avalie esse artigo:

Comentários:

Please Login to comment