Pré-Natal Psicológico?
27 de novembro de 2020
Vamos falar de Pré-Natal Psicológico?
Já ouviu falar? Sabe o que é? Para que serve? Para quem se aplica? Quais os benefícios? Qual a importância disso? Como funciona?
Sim, muitas dúvidas, afinal é um termo relativamente novo.
O que é o Pré-Natal psicológico?
Vamos de literatura:
O termo Pré-Natal Psicológico tem poucas referências na literatura, uma delas foi o trabalho de Tese de Mestrado e Doutorado em 2005 da Drª Alessandra Arraiz onde ela defende o Método Pré-Natal Psicológico como grande aliado na prevenção de Depressão Pós-parto, Baby Blues e Psicose Puerperal.
Em sua tese de Mestrado e Doutorado ela relata diversos estudos comprovando a eficácia do método com grupos de gestantes, sendo eles aberto ou fechado. Para isso os estudos tiveram como base as Teoria do Gênero onde trabalha com três principais dimensões: a Relacional, O gênero como construção socia da diferença entre os sexos e Como um campo primordial onde o poder se articula. Essa teoria defende compreensão da maternidade como fenômeno cultural, e não como natural e biológico. E a Teoria da Subjetividade, onde o gênero é a categoria social imposta sobre corpo sexuado.
Em linhas gerais o Pré-Natal Psicológico é um procedimento com foco para o atendimento psicológico das gestantes, que visa acompanhar e dar suporte socioemocional, informacional e instrucional, onde também estimula a integração de seus familiares nos cuidados desenvolvidos ao longo do ciclo gravídico-puerperal (gravidez e pós-parto)
Promove um espaço interativo com uma escuta qualificada e acolhedora para as gestantes, onde possam falar das questões que envolvem a maternidade, como medos, angustias, tristezas, dificuldades, o lado B da maternidade, a construção desse novo papel, sexualidade durante e pós-parto entre outras questões.
Como funciona?
Sua intervenção pode realizada através de grupos ou individual com gestantes e neles são trabalhados temas importantes como Tipos de partos, maternidade e seus mitos, construção da maternidade e da parentalidade, desmistificação da maternidade idealizada, a maternidade possível, o parto possível, preparação para o pós-parto, etc.
A grande vantagem ser em grupo, é a identificação as participantes por vivenciarem as mesmas experiências e também ser uma rede de apoio umas as outras.
Em estudos da Drª Alessandra Arraiz, o programa mais longo contabilizou 21 sessões semanais e o mais breve cinco sessões quinzenais. Uma média de seis a sete sessões mostrou-se adequada para cumprir seus propósitos.
Quais os objetivos?
O Pré-Natal Psicológico tem como principais objetivos:
1 – Preparar a gestante prevenindo de um baby blues, depressão pós-parto ou psicose puerperal;
2 – Ajudar na vinculação afetiva saudável da tríade mãe-pai-bebê;
3 – Estimular a parentalidade compartilhada;
4 – Auxiliar na transformação do casal conjugal em casal parental;
5 – Promover a humanização do processo gestacional do parto;
6 – Conscientizar do processo de construção da parentalidade;
7 – Prevenir dificuldades de relacionamento entre o casal conjugal e sua família de origem;
8 – Psicoeducação quanto ao desenvolvimento do bebê.
Qual a sua importância?
De acordo com a Literatura e estudos comprovados, o Pré-Natal Psicológico é fundamental para prevenir baby blues, depressão pós-parto e psicose puerperal, já que o período gravídico puerperal (gravidez e pós-parto) é ciclo onde a mulher tem maior possibilidade de ter alguma doença psíquica.
Ele também é fundamental para promover a vinculação afetiva da tríade mãe-pai-bebê.
E o Pré-Natal tradicional? O Ginecológico
O Pré-Natal Psicológico não substitui o Pré-Natal Ginecológico, eles tem focos diferentes, no Pré-Natal Psicológico o foco é a saúde emocional da gestante e no Pré-Natal Ginecológico o foco é desenvolvimento do bebê. Eles são complementares.
Quem pode conduzir o Pré-Natal Psicológico?
Como o nome mesmo só os Psicólogos, mas infelizmente muito gente confunde esse trabalho com os Cursos de Gestantes que qualquer profissional da saúde pode oferecer que tem um viés de aula expositiva.
O Pré-Natal psicológico se afasta do modelo de aula, ele tem um caráter vivencial, trazendo o emocional, os participantes são convidados a refletir sobra suas angústias e medos da gestação, parto e pós-parto, sobre mitos da maternidade, sobre a dificuldade e exigencias em aceitar os papeis e de mãe e pai e adotar uma postura mais ativa diante de recomendações medicas, a segur uma alimentação adequada, a praticar atividades fisicas, a conhecer os principais sinais de trabalho de parto, os tipos de parto e seus aspectos favoraveis e desfavoraveis e analizar criticamente alguns procedimentos como tricotomia, episeotomia.
Para quem se aplica?
Quando se descobre a gravidez, a primeira coisa que se pensa é ir no Medico Ginecologista e dar inicio ao Pré-Natal tradicional, mas e depois?
O ideal é que essa gestante procure um Psicólogo que realize o Pré-Natal Psicológico e inicie o quanto antes.