
Prevenção do suicídio
12 de setembro de 2019
De acordo com as estatísticas, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Por ano, um milhão de pessoas se suicidam. Mas as tentativas para se matar são 10 vezes maiores que o número daqueles que morrem.
São números assustadores e, por esta razão, o mês de setembro foi escolhido para ser o mês de prevenção do suicídio e a cor escolhida foi o amarelo.
Esta campanha foi criada em 2015 pela CVV ( Centro de Valorização da Vida), CFM ( Conselho Federal de Medicina) e ABP ( Associação Brasileira de Psiquiatria).
O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é o dia 10 de setembro.
A campanha foi criada com o objetivo de fazer as pessoas perderem o medo de falar sobre o assunto, deixar de ser uma conversa tabu, tirar o assunto da invisibilidade.
De acordo com a OMS ( Organização Mundial de Saúde) nove entre dez mortes por suicídio podem ser evitadas, com a prevenção adequada.
Como muitas vezes as pessoas não conseguem identificar o momento pelo qual o outro está passando, e que o leva a ideias suicidas, os especialistas indicam alguns sinais que podem servir de alerta.
Veja os sinais mais comuns:
- Mudanças marcantes de hábitos
- Isolamento social
- Perda de interesse por atividades de que gostava
- Descuido com aparência
- Piora no desempenho na escola ou trabalho
- Alterações no sono ou apetite
- Doação exagerada dos pertences
- Pouca ou nenhuma expectativa para o futuro
- Preparação de despedidas
- Problemas psiquiátricos
- Doenças físicas graves
- Grande perda recente
- Estar sofrendo agressões físicas ou psicológicas
- Perda do emprego
- Frases como “ preferia estar morto” , “ quero desaparecer” , “ vou deixar vocês em paz” , “eu queria dormir e nunca mais acordar”
As pessoas podem se sentir incapazes de ajudar porque não sabem o que falar para pessoas que estão passando por situações difíceis. Mas, muitas vezes, o escutar, sem criticas e julgamentos, já pode ajudar.
Buscar ajuda, falar, conversar, buscar um profissional que escute com atenção, uso de medicamento quando necessários, são importantes na prevenção do suicídio.
Fazer julgamentos do tipo “ está fazendo drama” , “ é frescura” , “ está querendo aparecer” ,“ é chantagem emocional”, não ajudam e podem até piorar a situação.
Aproveite este mês de setembro para saber mais sobre o assunto, se informar, participar das campanhas de prevenção do suicídio.