insônia

Insônia: Tá difícil dormir? Saiba se é hora de procurar ajuda

Clique e encontre seu psicólogo !
9.0
01

Dormir é, cientificamente comprovado, uma das atividades humanas mais importantes para uma vida saudável. Mas se você tem tido dificuldades para ter um sono de qualidade, nós te damos uma ajudinha. Neste texto, entenda quando é que não dormir ou dormir mal se caracteriza como uma doença e é hora de procurar ajuda profissional.

Com a morte recente do mago dos quadrinhos e super-heróis Stan Lee, toda a mídia tratou de resgatar seus heróis mais emblemáticos. Entre eles, o extremamente inspirado Daredevil, ou o “Demolidor”, como foi chamado em português, era um garoto comum que, tendo se envolvido num acidente radioativo, ficou cego, mas desenvolveu sentidos aguçados, inclusive uma audição tipo “sonar”, que lhe permitia ver o mundo sem ter uma visão tradicional.

Na versão de 2003 para o cinema, tendo o astro Ben Affleck no papel do herói, toda essa percepção aguçada causa ao Demolidor um problema bem humano: ele não consegue dormir. Mas, se no cotidiano, a maioria de nós não enfrenta gangsters e traficantes, a vida tumultuada de hoje em dia exige muita energia e não podemos “nem sonhar” em fazer tudo o que precisamos sem contar com uma boa noite de sono.

Mas, a insônia, o que é?

A insônia é um distúrbio que pode atrapalhar e muito a todos nós também durante o nosso tempo de vigília, afetando a capacidade de atenção, a memória e a força física, contribuindo também para o surgimento de outras doenças como estresse, ansiedade e depressão.

Em resumo, insônia é ter dificuldades para começar a dormir ou para manter o sono, bem como acordar precocemente, sem conseguir dormir de novo. Mas esse quadro tem de se repetir por vários dias para caracterizar o distúrbio. De acordo com a incidência, ela pode ser leve, moderada ou grave, aguda ou crônica, e primária ou secundária.

Um psicólogo pode nos ajudar a diagnosticar tudo isso, inclusive porque a insônia é uma síndrome complexa, que pode ter muitas causas diferentes. Entre as questões que estão ligadas ao seu surgimento estão: horários irregulares de sono, tempo excessivo de cama, atividades incompatíveis de sono, preocupação com a falta de sono e com as consequências de não dormir, expectativas irrealistas sobre o sono, falsas crenças sobre o sono e outras questões fisiológicas, cognitivas e emocionais.

E quando buscar ajuda?

Para facilitar a vida, fizemos uma listinha. Se você apresenta algum dos sintomas abaixo, vale a pena procurar um profissional para avaliar seu quadro e ajudá-lo a dormir melhor:

  • Você apresenta dificuldades para dormir há pelo menos 1 mês.
  • Na hora de dormir, pensa muito sobre o próprio sono e sente ansiedade, achando que não vai conseguir e que isso vai atrapalhar o seu dia.
  • Tem dificuldade em dormir quando quer, mas cochila fácil durante atividades diárias monótonas.
  • Consegue dormir melhor fora de casa.
  • Fica frustrado por estar com a cabeça tão cheia de pensamentos e não conseguir interrompê-los para dormir.
  • Sente o corpo tenso demais e é incapaz de relaxá-lo para começar o sono.

Muita gente dorme mal

Você identificou com algum desses sintomas? Pois saiba que você e o Demolidor não estão sozinhos. Estimativas mostram que cerca de um terço das pessoas no mundo têm dificuldade para dormir. De 25% a 35% da população apresenta insônia ocasional e de 10% a 15% apresentam em algum momento da vida insônia crônica, quadro que pode durar meses ou anos.

Insônia tem cura!

A boa notícia é que a ciência avançou muito e um bom psicólogo pode indicar o tratamento ideal para cada caso. Usando a terapia cognitiva, por exemplo, o psicólogo pode ajudar o paciente a eliminar as crenças e atitudes que atrapalham o seu sono. Já com o controle de estímulos, são modificadas questões como o tempo que o paciente fica na cama e as condições do quarto, permitindo dormir melhor.

Além dessas abordagens, há muitas outras, como a terapia de restrição de sono, a de relaxamento, a fototerapia e a higiene do sono, por exemplo. Um bom profissional saberá exatamente do que você precisa e poderá acompanhá-lo até que você conquiste as suas tão sonhadas noites bem dormidas!

Clique e encontre seu psicólogo !

Avalie esse artigo:

Comentários:

Please Login to comment