Psicoterapia, alivio para transtornos psicológicos
18 de novembro de 2020
A psicologia clínica possui diversas abordagens, ou seja, formas distintas de compreender o ser humano e suas manifestações, através de métodos e técnicas para identificar a realidade psíquica e comportamental. Seu objetivo é estudar a mente por meio da fala e a partir daí traçar um diagnóstico e aplicar a psicoterapia de acordo com o que seja mais adequado para cada paciente. A atuação do psicólogo trata-se de uma intervenção que utiliza instrumentos facilitadores que atuam no processo de tomada de consciência diante de questões psicológicas, emocionais e comportamentais.
Como exposto acima, uma das principais ferramentas é a fala, pois é através dela que a pessoa poderá se expressar, estabelecendo, assim, uma relação com o profissional tornando o tratamento colaborativo onde ambos trabalham juntos para resolver as questões desejadas por meio do canal da escuta, da fala e da aplicação de técnicas.
O objetivo do tratamento é aliviar o sofrimento, controlando ou eliminando sintomas para restabelecer novas competências permitindo transformações profundas que refletem na ressignificação das emoções. Porém, ainda que o psicólogo auxilie neste processo, é o paciente que encontra as próprias respostas e toma as próprias decisões. Assim, o sucesso da psicoterapia está intimamente ligado à determinação, força de vontade e empenho de cada pessoa.
Quem pode fazer psicoterapia?
Muitas pessoas acreditam que somente quem já tem um transtorno psicológico diagnosticado deve procurar a psicoterapia, mas isso não é verdade. Qualquer pessoa, desde a infância até a velhice pode procurar o auxílio de um psicólogo para preservar a saúde mental e aprender a lidar melhor com diferentes aspectos da vida. Afinal, todos têm emoções, sentimentos e pensamentos, concordam?
A forma como o profissional vai conduzir este processo varia de acordo com a necessidade e a complexidade da questão (quando há algum diagnóstico), mas seja de forma curativa ou preventiva, a essência do acompanhamento psicológico é a busca pelo desenvolvimento humano e qualidade de vida. Há diversas especializações e abordagens terapêuticas dentro da psicologia. Eu, Psicóloga Maristela Silva, me dedico de maneira especial a:
Atendimento adulto:
Existem diversas possibilidades desde tratar algum tipo de sofrimento psíquico, quando ocorre alguma situação pontual onde a pessoa deseja uma orientação para refletir e lidar melhor com determinado acontecimento; na busca pelo autoconhecimento, e assim por diante.
Atendimento adolescentes:
É voltado para o processo de desenvolvimento nesta fase importante da vida propensa a ocasionar sofrimento emocional e alteração de comportamento devido às transformações emocionais e psíquicas e até físicas que ocorrem.
Atendimento casal:
Não é restrito somente a pessoas casadas. Abrange casais de namorados e noivos, por exemplo, ou seja, a configuração pode ser alterada desde que haja como base uma relação afetiva. Normalmente a procura se dá devido a conflitos que levam a um desgaste na união, entretanto, existem casos onde a busca acontece devido a preparação para a chegada de um filho, da melhor compreensão de como está funcionando o relacionamento, entre outros.
Orientação de pais:
É indicada quando a criança apresenta alguma questão comportamental (desobediência, agressividade, mentiras, falta de limites), demandas específicas geradas por algum transtorno (ansiedade, depressão, hiperatividade, déficit de atenção, obesidade, etc.) e outras vivências como separação dos pais ou perdas. O intuito é psicoeducar os responsáveis com habilidades que os ajudem a lidar no enfrentamento de situações diversas e para a satisfação das necessidades emocionais das crianças estruturando vínculo seguro, afeto e autonomia.
Avaliação psicológica para cirurgia bariátrica:
Em um primeiro momento há um acolhimento no sentido de escuta acerca do histórico da obesidade na vida da pessoa e as tentativas de emagrecimento. Em seguida é feita uma avaliação sobre as condições emocionais diante do procedimento pré e pós-operatório, pois trata-se de uma mudança na rotina onde haverá adequação de horários, de como lidar com a alimentação, questões estéticas e as alterações na estrutura física.
Benefícios da psicoterapia
Por não haver restrições quanto ao tratamento, a psicoterapia proporciona ganhos para todos trazendo benefícios, como por exemplo:
- Autoconhecimento;
- Aumento da autoestima;
- Autocontrole;
- Desenvolvimento pessoal;
- Autonomia;
- Motivação;
- Tolerância a frustrações;
- Superação de conflitos internos;
- Percepção dos relacionamentos;
- Superação de traumas;
- Autogerenciamento;
- Auto-observação;
- Fortalecimento psicológico.
Cada atendimento é único, pois possui metas diferentes, e é justamente o que torna o processo transformador, pois é voltado às necessidades específicas, o que estimula o desenvolvimento de habilidades e crescimento pessoal, gerando cada vez mais bem-estar e qualidade de vida.
Por Maristela Silva
Psicóloga – CRP 06/100464
Especialista em Transtornos alimentares e obesidade e formanda em Psicanálise