Psicoterapia psicanalítica online funciona?

Psicoterapia Psicanalítica Online – Como funciona?

Inicialmente, é importante definirmos brevemente o que é a Psicanálise.

A Psicanálise é uma área de estudo do comportamento humano, que surgiu com o Médico Neurologista Sigmund Freud (1856-1939), em meados de 1890. Etimologicamente falando, o termo Psicanálise é uma referência ao grego Psyche, que significa alma, espirito, sopro de vida e análysis que significa análise. Portanto, psicanálise seria o Estudo/Análise da Alma.

A proposta da Psicoterapia Psicanalítica é ajudar o paciente a falar sobre si mesmo, e a partir desta fala, entrar em contato com conteúdos que fogem à sua compreensão (conteúdos inconscientes), mas que, no entanto, influenciam sua forma de agir, pensar e sentir.

O papel do Psicólogo neste caso é o de um profissional com uma escuta diferenciada, é o papel de ouvir o que está por trás de tudo aquilo que o paciente trás de forma consciente, é o de ouvir aquilo que é inconsciente.

Através da interpretação do conteúdo trazido, o psicólogo irá ajudá-lo a acessar os seus conteúdos inconscientes, e assim contribuir para um processo de autoconhecimento, possibilitando uma maior compreensão de algumas questões de sua vida e com isso, possibilitando uma nova forma de estar no mundo. Além, é claro, de oferecer um espaço de acolhimento e livre de julgamentos.

Como funciona?

As sessões costumam ser semanais, podem ocorrer apenas uma vez por semana, ou mais de uma vez, dependendo da necessidade de cada caso e da disponibilidade do paciente. O tempo de duração de cada sessão pode variar de acordo com o profissional, mas em média, sua duração costuma ser de 50 minutos.

Nos primeiros encontros costumam ocorrer as “entrevistas iniciais”. Nelas, o paciente irá falar sobre os motivos que o levaram a estar ali e, juntamente com o psicólogo, entenderá qual é o melhor caminho a seguir.

Qualquer pessoa pode passar por um processo de Psicoterapia Psicanalítica Online?

Não. Pessoas que estejam vivendo situações de crise, com ideação suicida por exemplo, precisam procurar um atendimento presencial. Além disso, crianças também não se beneficiam desse tipo de atendimento, pois o atendimento a crianças se dá de forma lúdica, uma vez que a criança manifesta seus conteúdos inconscientes através do brincar.

A Psicoterapia Psicanalítica Online é a mesma coisa que a Psicoterapia Presencial?

É importante esclarecer que esses são processos diferentes do ponto de vista Psicanalítico. Existem muitos estudos que nos mostram os benefícios do atendimento intermediado pela tecnologia na Psicanálise, mas esse modelo de atendimento deve ser realizado quando a opção presencial não for possível.

Quais os cuidados necessários para esse tipo de atendimento?

  • É importante que o paciente encontre um local confortável, onde tenha privacidade e onde não possa ser interrompido.
  • O paciente precisa ter a possibilidade de ver o Psicoterapeuta numa tela;
  • É essencial que Psicoterapeuta e Paciente tenham uma boa conexão de internet, para que não ocorram falhas que possam prejudicar o andamento da sessão.

Por fim, gostaria de enfatizar que de uma forma geral, o atendimento online traz muitas vantagens, pois beneficia pessoas que por diferentes motivos, não tenham acesso a um profissional da saúde mental. Por exemplo:

  • Brasileiros residentes no exterior, que gostariam de ser atendidos em sua língua natal e por profissionais que conheçam melhor a sua cultura,
  • Pessoas que residem em cidades pequenas, que não contam com profissionais com formação em Psicanálise,
  • Pessoas acamadas, com dificuldades de locomoção até o consultório.
  • Pessoas em trânsito (pessoas que já realizam psicoterapia, porém que por alguma razão precisarão se ausentar da cidade de residência por um determinado período)

São muitos os motivos que tornam a Psicoterapia Psicanalítica viável de acontecer no ambiente virtual. Desde que os cuidados acima sejam observados, a qualidade do atendimento se mantém e os benefícios são evidentes.

Avalie esse artigo:

Comentários:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments