Quando procurar um psicólogo?

Clique e encontre seu psicólogo !
6.3
03

Há muito preconceito sobre o trabalho do psicólogo e muitos achismos também. Historicamente o psicólogo é visto como o profissional que trata de doenças mentais, ou seja, trata somente de pessoas com alto grau de sofrimento mental/emocional. Mas, esta é apenas uma parcela do trabalho que podemos realizar, já que cada profissional seleciona a sua área de atuação.

Nem sempre atuamos apenas no tratamento de doenças, trabalhamos também na prevenção e promoção da saúde emocional, na melhoria do bem-estar, com pessoas que vivem as mais diversas fases e desafios da vida.

Se você está na dúvida sobre o momento de buscar este auxílio profissional, seguem alguns exemplos:

  • Desenvolvimento Infantil e Adolescência: Aprendizagem, sociabilidade, medos, sexualidade, regras e limites.
  • Fortalecimento da Autoestima: Aprender a lidar com as próprias imperfeições, inseguranças.
  • Família: Relacionamento entre pais e filhos, melhoria da comunicação.
  • Relacionamento Amoroso: Questões relacionadas à conquista, problemas do relacionamento e vida sexual, lidar com crises, términos e separação.
  • Vida Profissional: Desenvolvimento de competências, mudanças na carreira, dificuldades de relacionamento no trabalho, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, lidar com o stress;
  • Questões Existenciais: Questionamentos do momento de vida, mudanças necessárias.
  • Dificuldades para lidar com as emoções: Luto, medos, mudanças repentinas de humor, explosões.
  • Tratamento para: Transtornos de Ansiedade, Síndrome do Pânico, Depressão, TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo, Fobias, Distúrbios Alimentares, entre outros.
  • E tantas outras questões humanas que permeiam nossa vida.

A psicoterapia

A psicoterapia é um espaço de acolhimento e aceitação, o psicólogo é um profissional capacitado, com técnica e escuta treinada para manejar este processo de autoconhecimento. Além disso, tudo o que é tratado em terapia é sigiloso, existe um código de ética da profissão que assegura esta questão.

Na psicoterapia o cliente pode falar sobre o que achar necessário, no seu tempo, em um ambiente livre de julgamento em que poderá falar sobre o seu momento, como se sente e junto com o profissional irá pouco a pouco explorar este contexto para compreender-se melhor (sentimentos, pensamentos e ações) e repensar estratégias para lidar com os seus desafios.

No caso de atendimento infantil, muitos recursos lúdicos podem ser utilizados: brincadeiras, jogos e histórias, que funcionam como um meio de expressão da criança ou do adolescente.

É muito comum ansiedade e medo do primeiro contato na terapia, há expectativas e dúvidas, mas, com o decorrer do processo as coisas se adaptam, você fica mais à vontade e familiarizado com o ambiente e o profissional que escolheu. Não raro, escuto aqui no consultório: “foi difícil chegar aqui, mas hoje penso que deveria ter começado antes.”.

E como funciona?

Geralmente são sessões semanais ou quinzenais, com duração de até 01 hora cada. Questões como dia da semana e horário em que as sessões irão ocorrer, além do preço e forma de pagamento, devem ser esclarecidas diretamente com o profissional.

Trata-se de saúde integral. Desde cedo, aprendemos o quanto é importante cuidar do nosso corpo, por que não olhar com a mesma atenção para a saúde emocional?

A gente sente na pele quando as coisas não estão indo bem do lado de dentro, tudo fica mais complicado de resolver, nos sentimos confusos, os dias ficam pesados e nossa capacidade de enxergar e viver o lado bom da vida pode ficar comprometido.

Então, se sente que este acompanhamento profissional pode te beneficiar, busque-o.

Cuidar de nós mesmos é fundamental. Afinal, você é a pessoa mais importante da sua vida!

Desejo que estas informações te acrescentem.

Um abraço e até mais!

Thais Santos

Psicóloga | CRP 06/100906

Clique e encontre seu psicólogo !

Avalie esse artigo:

Comentários:

Please Login to comment