Saúde emocional mulher se olhando no espelho e sorrindo

VOCÊ SABE O QUE É SAÚDE EMOCIONAL?

Tenho me surpreendido ao conversar com as pessoas e perceber que o conceito de saúde emocional não é claro para muitos. Quando pensamos em saúde, comumente nos vem à cabeça a ideia orgânica, se estamos com o corpo saudável, não é mesmo?! Mas já parou para pensar que nosso estado emocional também tem parâmetros de saúde?

A saúde emocional é muito mais do que ausência de doença. Doenças como ansiedade extrema, depressão, ataques de pânico, procrastinação, ataques de fúria, falta de assertividade, comunicação ineficaz e por aí vai…

Saúde emocional e o manejo das emoções

A saúde emocional engloba a habilidade em manejar as emoções perturbadoras, (raiva, angústia, tristeza, desânimo, entre outras) desenvolver o equilíbrio entre os recursos internos com as exigências do ambiente, desenvolver resiliência (capacidade de se recuperar das adversidades da vida), melhorar a comunicação para torna-la mais eficaz, clara e limpa.

Saúde emocional engloba cultivar emoções positivas de maneira intencional, saber resolver problemas, utilizar as forças pessoais, desenvolver hábitos para respiração correta praticar exercícios de interiorização, como a meditação, por exemplo, reconhecer em si e no outro as emoções, isso atua com fator de proteção e ter gratidão.

Enfim, saúde emocional é importante para o desenvolvimento da vida, está sempre como pano de fundo do cotidiano. A boa notícia está em que todos esses apontamentos são possíveis de serem desenvolvidos, podemos aprender a cuidar e permitir que a saúde emocional faça parte do dia a dia através da sua percepção de você mesmo e de ações intencionais.

Há quem diga que as pessoas são contratadas por suas competências técnicas e despedidas por sua inabilidade sócio emocionais.

Por tanto, invista no seu autoconhecimento e melhore a qualidade de seus relacionamentos afetivos e de trabalho.

Como está sua saúde emocional?

Grande abraço!!

Avalie esse artigo:

Comentários:

Please Login to comment