Você sabe o que é bulimia?

A Bulimia Nervosa (BN) é um transtorno alimentar onde existem episódios recorrentes de compulsão alimentar seguidos de alguma forma de compensação.

Ela pressupõe dois momentos:

1) Ingestão de uma quantidade de alimento muito superior do que se supõe que uma pessoa comeria, em um determinado período de tempo relativamente curto, onde esta ingestão acontece de forma incontrolável, e;

2) Existe um comportamento compensatório inapropriado, ou seja, depois da ingestão do alimento a pessoa faz algo com o objetivo de compensar a quantidade de calorias ingerida para não ganhar peso (vômito; ingestão de laxantes; jejum ou até, alguns casos, a prática excessiva de atividade física).

Os indivíduos com BN também se preocupam muito com a forma do seu corpo ou o peso, assim como na Anorexia Nervosa (AN). Entretanto, na AN essa preocupação faz com que a pessoa não se alimente, o que não acontece na BN. O transtorno normalmente está presente em pessoas com peso normal ou com sobrepeso, dificilmente acomete pessoas obesas.

A manifestação da BN se inicia na adolescência ou no jovem adulto, com predominância no sexo feminino – proporção de 10 mulheres para cada homem. A prevalência entre jovens do sexo feminino é de 1 a 1,5% da população. A taxa de incidência é de 11 a 13,5 por 100 mil pessoas-ano.

A manifestação da condição na adolescência e início da vida adulta coincide com uma mudança profunda na identidade da pessoa, onde ela sai da infância e passa para a vida adulta, com mudanças físicas, sociais e comportamentais.

As causas que podem causar a BN são diversas, assim como são variadas as mudanças psicológicas que uma pessoa passa da infância à vida adulta. Para o tratamento, alguns autores sugerem a abordagem da TCC, entretanto outras como a Interpessoal e também a Psicodinâmica podem resultar em efeitos positivos para o sujeito.

Referências

APA (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5. Porto Alegre: Artmed.

Eizirik, C.L., Aguiar, R.W., Schestatsky, S.S. (2015). Psicoterapia de Orientação Analítica: Fundamentos Teóricos e Clínicos. 3ªEd. Porto Alegre: Artmed.

Avalie esse artigo:

Comentários:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments