Frases de felicidade: um combustível para sua saúde mental

“Frases de felicidade” é um termo que recebe cerca de 100 mil buscas mensalmente no google. Mas, o que será que existe por trás dessa busca?

Estarão as pessoas apenas buscando frases de felicidade como inspiração para algum cartão ou mensagem a ser enviada? Ou podemos correlacionar que elas estão de fato buscando saber mais sobre felicidade?

“Se você quer ser feliz, seja”. Essa frase de Leo Tolstoy faz parecer que ser feliz seja algo muito simples. Mas será que encontrar felicidade é tão fácil? 

Atualmente, com a complexidade da vida contemporânea, das relações humanas e da crescente mudança na vida moderna, alcançar a felicidade é um objetivo cada vez mais importante para as pessoas. Porém, nem sempre facilmente obtido, mesmo com os recursos financeiros e meios necessários, como por exemplo a tecnologia. 

O que é felicidade?

Como alcançá-la? Muitas pessoas, na busca dessas respostas, inspiram-se em frases de felicidade. Como se fossem um alimento sagrado para motivar a alma, esses dizeres podem se tornar verdadeiros “mantras”. E podem ajudar em vários momentos da vida. 

Quer saber mais sobre felicidade, frases de felicidade, motivação e como isso pode contribuir positivamente em sua vida?

Siga lendo este artigo, conheça mais sobre a temática e reflita sobre o assunto! 

Frases de felicidade: a importância de pensamentos e atitudes positivas

Autor de livros inspiradores e motivacionais, Roy T. Bennett disse:

“Se você não é grato pelo que já tem, o que faz você pensar que ficaria feliz com mais”.

O que essa e outras frases de felicidade querem dizer?

Além de Bennett, vários autores de livros de autoajuda, motivacionais e também da psicologia positiva falam da importância de ter positividade na vida para ser feliz.

Nesse sentido, essa frase de Roy T. Bennett apresenta a importância da gratidão, que é um tipo de ação positiva a ser exercida diariamente. Isso contribui para aumentar o nível de felicidade, mesmo em momentos difíceis ou diante de perdas e outros obstáculos.  

Seguindo essa linha de pensamento, pode-se concordar com o famoso escritor e filósofo Ralph Waldo Emerson, que escreveu diversas frases de felicidade e em uma delas disse que: “a cada minuto que você fica com raiva, perde sessenta segundos de felicidade”.

A raiva é um sentimento negativo e, quanto mais persistimos em senti-la, menos espaço poderemos ter para expressar sentimentos, pensamentos e ter atitudes positivas. Ou seja, causa um impacto na felicidade. 

Mas somente ter uma postura positiva diante da vida é suficiente para alcançar a felicidade?

Antes de refletirmos sobre esse questionamento, é preciso pensar sobre o que é felicidade.

Primeiramente, apesar de haver diferentes estudiosos, psicólogos, filósofos e outros profissionais refletindo sobre essa questão, é importante saber que esse é um tema subjetivo.

Ou seja, você pode até concordar com Tolstoy sobre ser feliz. Porém, não há uma verdade absoluta e unânime para o que seja felicidade. Cada pessoa terá uma visão sobre ser feliz, sobre frases de felicidade serem ou não importantes para ter atitudes positivas, sobre contribuírem ou não para ter uma vida mais feliz. 

Independente do que você considere sobre o tema, as frases podem inspirar você e quaisquer pessoas em diferentes momentos do dia e da vida. Elas, inclusive, podem auxiliar você a ter, diariamente, uma postura positiva diante das dificuldades.  

Por isso, muitas pessoas buscam formas de obter pequenos dizeres inspiracionais, bem como histórias inspiradoras, livros, músicas, filmes e até mesmo vídeos de superação.

Recursos usados como motivação ou inspiração

  • meditação;
  • yoga;
  • mindfulness;
  • psicoterapia, principalmente como instrumento para o autoconhecimento;
  • atividades físicas;
  • eventos sociais;
  • voluntariado, entre várias outras formas de se obter momentos de felicidade e aumentar a postura positiva diante da vida.

Frases de felicidade: inspiração para buscar satisfação e plenitude

Como falado anteriormente, não existe uma definição única para o que seja felicidade. Tampouco há uma “receita” para como ser feliz.

Porém, é possível todos os dias assumir uma perspectiva mais positiva, buscando contribuir com a saúde e o equilíbrio emocional, bem como para o bem-estar físico e mental.

Com isso, ter momentos de felicidade ficará mais fácil. Inclusive, é isso que várias frases de felicidade, cada uma a sua maneira, expressam. 

E a primeira atitude positiva que se deve ter, diariamente, é ter ser gentil consigo. Ou seja, buscar, praticar e desenvolver o auto-amor, o autocuidado e a autoestima. É como Joseph Addison disse em uma de suas frases de felicidade: “A verdadeira felicidade surge, em primeiro lugar, do gozo de si próprio”. 

Outras formas de buscar a felicidade

Uma das formas é ter emoções positivas. Para isso, é interessante agir de modo positivo. Ter consciência de suas ações, pautando-as de acordo com seus desejos, sonhos, objetivos e metas. E, para chegar lá, é preciso uma boa dose de autoconhecimento.

Tenha um propósito

Reconhecer suas motivações e propósitos é fundamental. Dessa maneira, ocorre o que disse Dalai Lama: “Felicidade não é algo pronto. Isso vem de suas próprias ações”. Ou seja, nossas ações devem estar conectadas a um significado maior, ao mesmo tempo em que ele não basta por si próprio, é necessário que o concretizemos, transformando em realizações. 

Escolha reagir positivamente diante das circunstâncias da vida

Como falou Lou Holtz, “A vida é 10% do que acontece com você e 90% como você reage a ela”. Muitas vezes, nossas reações influenciam mais do que o que nos ocorreu. Afinal, o que é ter uma reação positiva? É considerar que toda situação apresenta uma oportunidade para reflexão, aprendizado, crescimento emociona e possibilidade de mudanças. Ou seja, é extrair algo de bom da adversidade. 

Tenha relacionamentos saudáveis

Eles favorecem ao engajamento social, seja por meio de relações sociais, voluntariado ou estabelecer um bom convívio com colegas de trabalho, família. Isso ajuda a ter uma vida com significado, o que também contribui para uma vida mais feliz. 

Diversas frases de felicidade se apoiam nessa ideia. Uma delas é de Amanda Bynes: “As pessoas devem encontrar a felicidade nas pequenas coisas, como a família”. 

Há também uma muito famosa de Buddha:

“Para gozar de boa saúde, trazer felicidade verdadeira à família, trazer paz a todos, é preciso primeiro disciplinar e controlar a própria mente. Se um homem pode controlar sua mente, ele pode encontrar o caminho para a Iluminação, e toda sabedoria e virtude naturalmente chegarão a ele”.

Além dessas frases já citadas no texto, selecionamos outras sobre como trabalhar emoções positivas e conseguir ser feliz. 

15 frases de felicidade inspiradoras

  1. “Em nossas vidas, a mudança é inevitável, a perda é inevitável. Na adaptabilidade e facilidade com que experimentamos mudanças, reside a nossa felicidade e liberdade”, Dalai Lama.
  2. “Abrace a bagunça gloriosa que você é”, Elizabeth Gilbert.
  3. “A única coisa que vai fazer você feliz é ser feliz com quem você é”, Goldie Hawn.
  4. “Espalhe amor onde quer que vá. Que ninguém nunca venha sem sair mais feliz”, Madre Teresa.
  5. “Você nunca será feliz se continuar a procurar em que consiste a felicidade. Você nunca viverá se estiver procurando pelo significado da vida”, Albert Camus.
  6. “Sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que está fazendo, terá sucesso”, Albert Schweitzer
  7. “A felicidade consiste mais em conveniências de prazer que ocorrem todos os dias do que em grandes pedaços de sorte que acontecem, mas raramente”, Benjamin Franklin.
  8. “Mesmo uma vida feliz não pode ficar sem uma medida de escuridão, e a palavra feliz perderia seu significado se não fosse equilibrada pela tristeza. É muito melhor aceitar as coisas, pois elas vêm com paciência e equanimidade”, Carl Jung.
  9. “Não podemos controlar o mundo. Nós podemos apenas (mal) controlar nossas próprias reações a ele. A felicidade é em grande parte uma escolha, não um direito ou bem”, David C. Hill.
  10. “A felicidade não pode ser viajada, possuída, conquistada, usada ou consumida. Felicidade é a experiência espiritual de viver cada minuto com amor, graça e gratidão”, Denis Waitley.
  11. “Aprenda a aproveitar cada minuto da sua vida. Seja feliz agora. Não espere algo fora de si para fazê-lo feliz no futuro. Pense em quão precioso é o tempo que você gasta, seja no trabalho ou com sua família. Cada minuto deve ser apreciado e saboreado”, Earl Nightingale.
  12. “A verdadeira felicidade não é alcançada através da auto-satisfação, mas pela fidelidade a um propósito digno”, Helen Keller.
  13. “A felicidade só é real quando compartilhada”, Jon Krakauer.
  14. “Se você busca a satisfação dos outros, nunca será realizado. Se sua felicidade depende de dinheiro, você nunca será feliz consigo mesmo. Seja contente com o que você tem; regozije-se na maneira como as coisas são. Quando você percebe que não falta nada, o mundo pertence a você”, Lao Tzu.
  15. “Portanto, deixaremos o leitor responder a essa pergunta por si mesmo: quem é o homem mais feliz, quem enfrentou a tempestade da vida e viveu ou quem ficou em segurança na praia e apenas existiu?”, Hunter S. Thompson

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e receba, em sua caixa de e-mail, notificações sobre nossas publicações!

Você também pode se interessar por:

Felicidade pode impactar positivamente sua saúde física

Por que ser feliz? Conheça 6 razões para cultivar a felicidade e ter mais saúde

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Recent Posts

Tristeza: entenda as causas e aprenda a lidar com esse sentimento

Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…

7 dias ago

Motivação: 7 Estratégias para se manter inspirado em qualquer situação

Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…

1 semana ago

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

2 meses ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

2 meses ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

2 meses ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

2 meses ago