Habilidades para aprender na quarentena

8 habilidades para aprender na quarentena

  |  Tempo de leitura: 7 minutos

E se você pudesse aproveitar este momento para descobrir novas habilidades para aprender na quarentena? Isso mesmo que você leu, usar esse momento adverso para aprender algo novo! Saiba que é uma excelente forma de manter-se focado no momento presente.

A pandemia do novo coronavírus chegou e obrigou todo mundo a se adaptar a uma nova rotina de quarentena.

O isolamento social impôs um dia a dia em que precisamos passar boa parte do nosso tempo dentro de casa. Por mais que, a princípio, possa parecer entediante, tem sido um momento de descobertas de novas habilidades para muitas pessoas.

Sabe aquele monte de coisas que deixamos para aprender quando estivermos com tempo e vamos só postergando? Bom, a quarentena tem sido uma ótima desculpa para zerar a sua to do list, desenvolver novas habilidades e cultivar hobbies que estavam esquecidos.

A regra é só sair se realmente for necessário e evitar aglomerações, portanto, com certeza as horas que você passava no cinema, parque, shopping e bares estão desocupadas.

Ebook Quarentena

Neste artigo, compilamos algumas dicas de habilidades para aprender na quarentena!

Tem de tudo um pouco: você vai descobrir um novo mundo de possibilidades. E a ideia é que mesmo quando a quarentena acabar você continue praticando tudo, hein? Então confira abaixo nossa lista.

Habilidades para aprender na quarentena

1. Aprender lettering

Você já ouviu falar sobre lettering? Se você curte arte, com certeza vai gostar de lettering porque diz respeito à arte de desenhar letras.

Dessa forma, cada letra tem um papel importante na composição como um todo. Portanto, não se trata apenas de escrever e sim de desenhar as letras, adicionando elementos que, juntos, criam uma composição diferente capaz de exprimir a personalidade do autor.

É uma atividade muito gostosa de aprender para quem gosta de desenhar. O lettering tem diversos benefícios, entre eles o estímulo à criatividade e a redução de estresse.

Trata-se de uma maneira de se expressar e ter um momento só seu. O lettering para iniciantes exige dedicação e atenção. Portanto, é perfeito para abstrair a mente das preocupações do dia a dia e se dedicar a desenvolver uma nova habilidade.

2. Aprender um novo idioma

Hoje já é possível aprender um novo idioma no conforto da sua casa, ou seja, sem precisar ir às escolas.

Antes mesmo do isolamento social as pessoas já estavam cultivando o hábito de fazer aulas de inglês por meio de plataformas online. Agora que todo mundo precisa ficar em casa é o momento perfeito para começar as suas aulas também.

Além de plataformas com professores online existem também aplicativos para aprender sozinho e no seu ritmo uma nova língua. Com certeza não há mais desculpas para continuar deixando o seu aprendizado de idiomas de lado.

3. Testar receitas na cozinha

Cozinhar é uma bela habilidade para aprender na quarentena. Se você nunca parou para cozinhar, este é o momento! Com restaurantes e bares fechados as pessoas estão mais do que nunca se reunindo em volta do fogão para testar novas e deliciosas receitas.

Além de ser uma maneira de se desconectar um pouco dos problemas e do bombardeio de notícias, é também uma atividade muito gostosa para passar o tempo.

Para muitas pessoas cozinhar ajuda na criatividade  e no bom humor, além de fortalecer um relacionamento positivo com a comida e também com os familiares.

Algumas pessoas têm apostado também na produção de pães caseiros ou de fermentação natural. Inclusive esta parece ser uma tendência neste período.

E, se você ficou curioso sobre a arte de fazer pães e quer se jogar na panificação, existem vários canais do youtube que ensinam, como o amo pão caseiro.

Não podemos negar que a quarentena é um momento difícil, mas também tem aproximado muito as pessoas que moram juntas e que, antes, não compartilhavam muitos momentos no dia a dia. As refeições têm ocupado um espaço importante durante o isolamento social.

Antes de mais uma dica de habilidade para desenvolver, que tal se inscrever numa série de desafios para cuidar da sua saúde mental nas próximas semanas?

Desafio das 4 semanas

4. Cuidar das suas plantinhas pode ser uma boa habilidade para aprender na quarentena

Talvez seja uma novidade para você, mas sabia que a prática da jardinagem tem benefícios tanto para a saúde física quanto mental?

Isso mesmo, você não leu errado. É comprovado cientificamente que cuidar das suas plantinhas ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, além de aliviar os sintomas de depressão. Como se já não fosse o suficiente, também eleva os índices de vitamina D.

Um estudo da Universidade de Bristol também revelou que o contato com a terra produz serotonina.

Além de ser uma atividade prazerosa e divertida, é também uma maneira de reunir a família para todos desenvolverem esta nova habilidade na quarentena.

Se você mora em casa e tem um jardim à disposição, perfeito. Mas se mora em um apartamento, não desanime. Existem várias possibilidades de pequenos jardins adaptados para lugares menores também.

Cultivar orquídeas, por exemplo, pode ser uma relaxante habilidade para aprender na quarentena.

5. Criar o hábito de escrever

Escrever também é uma habilidade artística muito interessante para desenvolver durante na quarentena. Isso porque já é comprovado cientificamente que criar o hábito de se expressar por meio da escrita tem benefícios para a saúde mental e física.

A escrita pode e deve ser um momento mais introspectivo no qual você consegue desabafar sobre como se sente e expor profundamente as suas emoções.

Principalmente neste momento tão difícil que estamos vivendo é importante criar tais válvulas de escape. Escrever pode ajudar a aliviar a tensão e o estresse e criar novas perspectivas para lidar com os problemas.

6. Criar um clube do livro

Que tal investir mais tempo na leitura e criar um clube do livro? Esta é uma atividade muito prazerosa e divertida para quem ama a literatura ou para quem deseja desenvolver o hábito de ler diariamente.

O seu clube do livro pode ser criado com as pessoas que moram com você ou de maneira virtual também. É possível fazer as discussões das obras remotamente, por meio de reuniões online. Crie um nome, selecione os livros e comece a ler!

7. Começar a pintar é uma bela habilidade para aprender na quarentena

Seja em uma tela ou no papel, desenvolver a habilidade de pintar é uma maneira de expressar o que você sente e explorar a sua criatividade.

Você não precisa necessariamente fazer cursos e se especializar para começar a pintar. Apenas deixe a imaginação fluir e comece a praticar. Pode ser uma ótima atividade para aliviar a tensão, a ansiedade e o estresse também.

8. Aprender um novo instrumento musical

Por fim, outra habilidade muito interessante para desenvolver neste período de quarentena é aprender a tocar um novo instrumento musical ou resgatar aquele que você não toca há muito tempo.

Além de ser uma ótima maneira de passar o tempo, esta atividade também proporciona outros benefícios, por exemplo:

  • Melhora a coordenação motora;
  • Incentiva a criatividade e expressão artística;
  • Diminui níveis de estresse.

Gostou de todas estas dicas? Quais habilidades você está aprendendo na quarentena? Se precisar de mais dicas para se distrair nesses dias de quarentena, siga acompanhando o blog Vittude.

Para lidar com todo o estresse e a ansiedade neste momento que estamos vivendo não se esqueça também de que a terapia pode ser uma grande aliada.

Assim, por meio da Vittude você pode encontrar o seu psicólogo sem sair de casa e agendar suas sessões online. Clique aqui para saber mais!

Bruna Cosenza

Escritora, produtora de conteúdo e LinkedIn Top Voice 2019. Autora do romance "Lola & Benjamin", acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar. É apaixonada por comportamento humano e pela relação entre corpo e mente. Escreve porque considera o conteúdo uma das ferramentas mais poderosas que existem para provocar reflexões e derrubar barreiras.