hábitos noturnos saudáveis para você ter mais sucesso

8 hábitos noturnos saudáveis que ajudarão você a ter mais sucesso

  |  Tempo de leitura: 8 minutos
Clique e encontre seu psicólogo !

Uma rotina noturna saudável e livre de estresse pode ajudar você a ter mais sucesso. Ela promove um impacto positivo na sua saúde mental e produtividade. Por isso, cultive hábitos noturnos saudáveis. Separe um tempo para desligar-se do trabalho à noite. Desligue seu celular e priorize o relaxamento. Pratique o pensamento positivo à noite e sinta-se mais capacitado e motivado na manhã seguinte.

Como passamos a noite pode ter um enorme impacto no dia seguinte. Você gasta seu tempo ruminando sobre algumas questões? Você fica refletindo sobre algo que não foi bem durante o dia? Não há dúvida: o modo como você pensa afeta o que você sente.  Isto é particularmente importante durante a noite, quando precisamos relaxar e recuperar a energia para o dia seguinte. O sono serve para muitos propósitos vitais. Ao observar  amigos percebo que alguns conseguem ser mais produtivos que outros.Vejo também uma conexão entre a produtividade e a felicidade deles. Sabe aquela pessoa que parece sempre dar conta de tudo, a própria imagem do sucesso? Observe seus hábitos noturnos, eles provavelmente são os que mantém uma rotina saudável durante a noite.

Dicas de atividades noturnas para você ter mais sucesso

Separei algumas dicas que podem ser feitas à noite para garantir um futuro bem sucedido:

1. Estabeleça um horário limite para interromper o trabalho

Certifique-se de concluir o seu dia de trabalho. Evite deixar suas atividades de trabalho estenderem-se pela noite. Defina um horário para encerrar seu dia útil e saiba quando parar de verificar e-mails, responder a chamadas e, o mais importante, pensar em trabalhar. Aceite a ideia de que você só tem 24h por dia e que amanhã terá outra oportunidade para você fazer suas atividades. Pessoas de sucesso fazem uma gestão muito do seu tempo. Embora algumas pessoas de alta performance  possam realizar tarefas no curto prazo, com o passar do tempo elas acabam sofrendo com o Burnout. Com isso, ficam doentes, diminuindo suas chances de sucesso a longo prazo. Não seja essa pessoa.

2. Planeje seu amanhã e tenha mais sucesso

Passe alguns minutos pensando sobre o que você precisa fazer no próximo dia, mas tenha certeza de não se desgastar muito com essa atividade. Simplesmente defina sua agenda e tome notas das tarefas mais importantes do seu próximo dia. Um bom planejamento está diretamente ligado ao sucesso. É o famoso “afiar o machado” antes de cortar a árvore. Albert Einstein disse uma vez: “O papel foi feito para escrevermos coisas que precisamos lembrar. Nossos cérebros costumam pensar”. Podemos certamente acompanhar o conselho de Einstein.

para ter sucesso planeje seu dia de amanhã

3. Perdoe

Ao abandonar os rancores e os conflitos vividos durante o dia, liberamos nossa mente do estresse e distrações, permitindo um melhor descanso. Remoer algumas situações pode levar à ansiedade e não a calma, enquanto o descanso proporcionará clareza de espírito para você reavaliar todas as questões pendentes no dia seguinte. Você pode utilizar técnicas de meditação para facilitar essa atividade. Existe um tipo de meditação chamada meta, que ajuda a liberar pensamentos e emoções que de alguma forma ficaram em nossa mente. Perdoar não é concordar, mas sim desapegar.

4. Cultive amigos e crie tempo para a família

Use o seu tempo à noite para se conectar com pessoas que você ama. Aproveite suas horas para abraçá-los, para compartilhar um sorriso, conversar, cozinhar ou apenas ficar deitadinho do lado sem fazer nada. Nossos relacionamentos precisam ser nutridos, e fazer isso durante a semana ajuda a criar equilíbrio. Também é uma boa maneira de tirar a cabeça do trabalho.

para ter sucesso reserve tempo de qualidade para a familia

5. Desconecte-se

Tenho certeza de que isso não é surpresa. Não há dúvida, hoje, de que temos mais estímulos disponíveis hoje do que nunca. Twitter, Instagram, Facebook, notícias 24 horas, notificações, tablets em todos os ambientes de nossas casas, relógios com acesso à Internet e muito mais. Devido à abundância de dispositivos e à facilidade de alcance, pode ser ainda mais desafiador se desconectar. Uma maneira segura de fazer acontecer é tomar uma decisão consciente de fazê-lo. As pessoas bem-sucedidas sabem quando deixar a tecnologia de lado. Por exemplo, se a hora de dormir é às 11:00. Cultive o hábito de desligar todos os dispositivos até às 10:00 ou mesmo antes. Tenho uma grande amiga que desliga computador, coloca celular em modo avião e desliga todas as luzes às 21h. Ela é a que envia uma mensagem de bom dia às 04:30 da madruga, para corrermos juntas Ibirapuera. Celulares + notebooks = estímulos. Eles são incompatíveis com o que nosso organismo precisa alcançar durante à noite: sono tranquilo e descanso.

Além disso, a luz emitida por smartphones, tablets e laptops pode causar insônia.  Ela afeta a produção de melatonina, hormônio responsável por dar ao nosso corpo dicas de que está na hora de dormir. Portanto, desconecte-se, desligue as luzes e, se preferir, use uma máscara para criar uma atmosfera calma para seu sono.

6. Leia um livro

A leitura nos ajuda a viajar por lugares grandiosos. Não importa o quanto de estresse tivemos durante o trabalho, em nossas relações pessoais ou inúmeros outros problemas enfrentados na vida cotidiana. Tudo simplesmente desaparecer quando mergulhamos em uma ótima história. Um romance bem escrito é capaz de nos transportar para outros reinos. Um artigo envolvente pode distraí-lo e mantê-lo no momento presente, deixando que as tensões sumam e permitindo que você relaxe. Além disso, quanto mais lemos, mais ganhamos repertório. Nosso vocabulário fica mais rico. Ser bem articulado e saber comunicar-se é grande ajuda em qualquer profissão.

A exposição a livro bem escrito tem, também, um efeito relevante na própria escrita, pois ao observar estilos de cadência, fluidez e escrita de outros autores influenciará invariavelmente em nosso próprio trabalho . Da mesma forma que os músicos influenciam uns aos outros, e os pintores usam técnicas estabelecidas por mestres anteriores, os escritores também aprendem a criar prosa lendo as obras dos outros. Eu procuro reservar pelo menos 30 minutos diários para essa tarefa, quando já estou deitada na cama!

Para ter sucesso cultive o hábito de ler um livro

7. Pense positivamente

Cresce o número de pessoas que se estressam e sentem-se ansiosas à noite. Eles pensam em todas as coisas que não funcionaram durante o dia. Preocupam-se com uma infinidade de coisas para o dia seguinte. Ao invés disso, avalie o dia que passou e faça o seguinte breve exercício: pense em três coisas positivas do seu dia. Por exemplo, com o que você está feliz? O que você realizou? Você teve interações amigáveis ​​com as pessoas?

Clique e encontre seu psicólogo !

Ao lembrar e listar três coisas positivas – e considerando o que as causou – você sintoniza as fontes de felicidade. É um hábito que pode mudar o tom emocional de sua vida, substituindo os sentimentos de decepção pelos de gratidão. Esta prática esteja associada a aumentos significativos na felicidade.

Todos os dias, escreva três coisas que foram bem para você naquele dia, e forneça uma explicação sobre por que eles foram bem. É importante criar um registro físico de seus itens escrevendo-os; não basta simplesmente fazer esse exercício na sua cabeça. Os itens podem ser relativamente pequenos em importância (por exemplo, “meu colega de trabalho fez o café hoje”) ou relativamente grande (por exemplo, “Ganhei uma grande promoção”).

Em seguida, pense em três coisas que você espera no próximo dia. Pode ser uma reunião que você se sinta bem preparado ou talvez seja simplesmente sua deliciosa xícara de café pela manhã.

De acordo com a Psicóloga Barbara Fredrickson, as emoções positivas são mais do que apenas sensações fugazes e alegres. Elas podem mudar profundamente nossas mentes e corpos, ampliando nossa perspectiva e nos tornando mais resilientes a contratempos.

7. Priorize o sono

Compreenda a importância de dormir adequadamente, incluindo as principais funções restauradoras que fornece ao corpo e seu rejuvenescimento mental. O sono correto fortalece o sistema imunológico e libera hormônios como o de crescimento e insulina. Além disso, o bom sono também fortalece nossa memória, deixa a pele mais bonita e saudável, ajuda a relaxar e descansar a musculatura.

Procurando Psicólogos em São Paulo? Agende hoje mesmo uma consulta!

Tatiana Pimenta, CEO e fundadora da Vittude. Faz psicoterapia pessoal há mais de 5 anos. É apaixonada por psicologia e comportamento humano. É estudiosa de diversos assuntos relacionados à saúde mental. Tem dedicado atenção especial ao tema da felicidade, neuroplasticidade do cérebro e o poder das emoções positivas. Atualmente está fazendo uma formação em “Ciência da Felicidade” pela Universidade de Berkley, na Califórnia. Possui mais de 15 anos de experiência profissional, tendo atuado em organizações nacionais e multinacionais de grande porte como Votorantim, Cimpor (Cimentos Portugal), Arauco do Brasil e Hilti do Brasil. Atuou como Head de operações e vendas nas regiões sudestes, centro-oeste, norte e nordeste.

 

 

Clique e encontre seu psicólogo !

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade.