Medicamentos

Descubra os principais medicamentos utilizados no tratamento de transtornos e distúrbios mentais. Nesta editoria, você encontrará informações abrangentes sobre os diferentes medicamentos disponíveis, seus mecanismos de ação, efeitos colaterais e eficácia no alívio dos sintomas. Explore as últimas pesquisas e recomendações de profissionais da saúde para tomar decisões conscientes em busca de uma melhor saúde mental.

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire as suas dúvidas sobre o…

1 mês ago

Tratamento medicamentoso e saúde mental: quais são os cuidados?

Entenda qual é o papel do tratamento medicamentoso em quadros de saúde mental e a importância de psicoterapia e remédios…

5 meses ago

Entenda os cuidados necessários na administração de medicamentos

Entenda quais são os cuidados necessários na administração de medicamentos psiquiátricos e a importância da terapia para uma abordagem de…

6 meses ago

Carbamazepina: descubra seu mecanismo de ação

A carbamazepina é um medicamento usado para tratar distúrbios e dores neurológicas e transtornos afetivos. Conhecida comercialmente por Tegretol, também…

4 anos ago

Quetiapina: um tratamento para transtorno bipolar

Quetiapina é um medicamento tipicamente usado por pacientes com transtorno bipolar e esquizofrenia. Ela é classificada em quatro categorias: antipsicótico…

4 anos ago

Medicamentos psiquiátricos: quais são os mais utilizados e para o que servem

No Brasil, o consumo de medicamentos psiquiátricos é crescente. Em 2017, foi reportado um aumento de 74% no consumo de…

4 anos ago

Topiramato: saiba para que serve e quando usar esse remédio

Topiramato é um medicamento com propriedades anticonvulsionantes ou antiepiléticas. Trata-se de um fármaco normalmente prescrito para controlar conclusões em pacientes…

4 anos ago

Risperidona: conheça o efeito desse remédio no cérebro

Risperidona é um medicamento utilizado para tratar determinados transtornos mentais, entre eles citamos a esquizofrenia, o transtorno bipolar e irritabilidade…

4 anos ago

Diazepam: saiba tudo sobre este ansiolítico

Diazepam é um medicamento controlado, prescrito por psiquiatras para tratamento de ansiedade, síndrome do pânico e outras questões psicossomáticas ligadas…

4 anos ago

Alprazolam: descubra suas indicações e reações no organismo

Alprazolam é um medicamento utilizado frequentemente no tratamento de ansiedade e síndrome do pânico. Trata-se de um fármaco conhecido como…

5 anos ago