O que é Análise Bioenergética e como ela pode te ajudar

A análise bioenergética é um tipo de psicoterapia mente-corpo. Os psicoterapeutas bioenergéticos acreditam que existe uma relação entre a mente e o corpo. Se alguma coisa afeta o corpo, afeta também a mente e vice-versa.

Vivemos hoje uma era na qual as exigências de performance em todos os âmbitos da vida atingem níveis quase incompatíveis com as necessidades físicas, mentais e emocionais dos seres humanos. E estas mudanças aconteceram em tempo excepcionalmente curto, como consequência de inovações tecnológicas de grande impacto. As pessoas repentinamente perderam sua privacidade, ficaram conectadas ao mundo externo nas 24 horas de seu dia.

Este estilo de vida atual, valorizador dos aspectos racionais dos indivíduos, o ritmo cada vez mais veloz de nossa sociedade e o excessivo volume de informações têm levado o homem, literalmente, a ignorar a voz de seu corpo e a desconsiderar seus reais sentimentos. Seu mundo interno foi ficando cada vez mais esquecido.

Não há espaço para fraquezas e para emoções. O ambiente competitivo do trabalho isola as pessoas, uma vez que elas não podem mostrar suas fraquezas. Desconectado de sua essência, buscamos realizações no consumismo e nas aparências, elevando mais ainda sua necessidade de riqueza material.

Isto se reflete em tensões musculares crônicas e inconscientes, incapacidade de relaxamento mental e um largo espectro de somatizações, além do surgimento de novas doenças, como a síndrome do pânico.

O homem pouco sente, apenas pensa, e adoece sem perceber. Dentro deste cenário, a Bioenergética se caracteriza como um instrumento de redescoberta do corpo e de minimização dos aspectos negativos desse novo ambiente.

analise bioenergetica

Associando consciência corporal a um maior conhecimento das necessidades físicas e emocionais, abre um caminho para que o lado interno não seja esquecido. Para que o corpo se descongele e encontre caminhos de expressão dos sentimentos e da emoção. E a pessoa que está em contato com os seus sentimentos é capaz de compreender os sentimentos dos outros, torna-se mais ética. É uma proposta de recuperação da saúde dos indivíduos inseridos no em um mundo acelerado.

O que é análise bioenergética?

A Análise Bioenergética é uma forma específica de psicoterapia corporal, baseada na continuidade entre corpo e mente. Ela está enraizada no trabalho de Wilhelm Reich e foi fundada por Alexander Lowen. A análise combina basicamente um trabalho terapêutico corporal, analítico e relacional, baseado em um entendimento energético.

A análise bioenergética ajuda a liberar as tensões musculares crônicas, gerenciar os efeitos, expandir a capacidade de intimidade, curar as dificuldades sexuais e aprender novas maneiras mais gratificantes de se relacionar com os outros. Ternura, agressão, afirmação, assim como sua confluência na sexualidade, são vistas como forças centrais que salvam vidas. O relacionamento terapêutico fornece um lugar de segurança no qual a cura começa.

O terapeuta lê o corpo, ressoa com sua energia, sente as emoções, escuta, ouve e responde as palavras. A linguagem do corpo (postura, gesto, respiração, movimento, expressão) está em foco, pois indica o status no caminho para a personalidade. São usadas técnicas que abordam o aspecto energético do indivíduo, incluindo sua autopercepção, auto-expressão e autocontrole.

Estes incluem também o trabalho com contato corporal, limites, aterramento e a compreensão das tensões musculares como indicações de defesas somáticas e psicológicas contra traumas passados. O objetivo da terapia é mais do que a ausência de sintomas. É ter vivacidade, sentir um gosto de prazer, alegria, amor, saúde vibrante.

análise bioenergética

Resumindo

Dr. Alexander Lowen, fundador da Bioenergetic Analysis, diz:

“Bioenergética baseia-se na simples proposição de que cada pessoa é seu corpo. Nenhuma pessoa existe separada do corpo vivo em que ele tem existência e através do qual ele se expressa e se relaciona com o mundo ao seu redor. Você é seu corpo e seu corpo é você, então ele expressa quem você é. É o seu jeito de estar no mundo. Quanto mais vivo o seu corpo é, mais você é no mundo.

Quando um corpo perde um pouco de sua vitalidade, como quando você está exausto, por exemplo, você tende a se afastar. A doença tem o mesmo efeito, produzindo um estado de abstinência. Você pode até sentir o mundo à distância ou vê-lo como através de uma névoa. Por outro lado, existem dias em que você está radiantemente vivo e o mundo a seu redor parece mais brilhante, mais próximo, mais real. Todos nós gostaríamos de ser e nos sentir mais vivos, e a bioenergética pode nos ajudar a atingir essa meta. “

O papel da Análise Bioenergética

Dentro do mundo atual, a grande ênfase na racionalidade e a depreciação dos aspectos emocionais dos indivíduos, paralelamente à falta de tempo crônica, tornam difícil a introdução de trabalhos corporais muito profundos, envolvendo fortes descargas emocionais.

A pouca paciência para tudo aquilo que não mostra resultados imediatos e a exigência constante de comprovação científica, tornam necessário também que os resultados possam ser sentidos a cada sessão. O papel que a Bioenergética pode assumir dentro deste contexto é essencialmente o de promover a autoconsciência corporal e o grounding.

Autoconsciência corporal

A importância da autoconsciência corporal está em conferir a capacidade de percepção das contrações musculares até então inconscientes e, ao mesmo tempo, correlacioná-las com estados emocionais.

Este movimento faz emergir ao consciente aqueles sentimentos até então ignorados, elevando o grau de inteligência emocional, além de permitir que esses aspectos do caráter, antes não percebidos, se tornem disponíveis para o trabalho terapêutico.

Embora o processo de auto-percepção seja um movimento sem fim,ou seja, sem prazo para seu término, uma vez compreendido e iniciado, permitirá que, gradualmente, esta capacitação se torne cada vez mais presente e mais profunda. E, desde as primeiras percepções, haverá um ganho em termos de maior relaxamento muscular e mental.

Os exercícios propostos para se atingir a autoconsciência corporal são aqueles em que as pessoas se concentram na observação de seus próprios corpos, tanto em repouso quanto em movimento, associando as alterações corporais a mudanças de pensamento e de cargas emocionais. Desta forma, a “comprovação científica” estaria assegurada.

Grounding

O grounding é o estado onde o indivíduo está “enraizado”, em contato consigo mesmo e troca energética com o ambiente externo. 

Atualmente, há uma ênfase excessiva na racionalidade e personalidade competitiva, refletindo-se em concentração da energia na parte superior do corpo. O grounding oferece capacidade de conexão com este corpo, contato com os próprios sentimentos e com a realidade do presente. Os indivíduos devem ser orientados a manter-se permanentemente em grounding. Ou seja, com os pés no chão, e não apenas quando estão praticando os exercícios bioenergéticos.

analise bioenergética

Este movimento permite uma redução da ansiedade, do medo e um gradual aumento da auto-estima. Favorece ainda o maior relaxamento corporal e um maior fluxo energético. Com o maior relaxamento muscular adquire-se automaticamente uma maior clareza mental. Há uma melhora em todos os sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato.

A melhor forma de realizar qualquer exercício de análise bioenergética é a partir do acompanhamento de um profissional psicólogo especializado. Para se conectar a psicólogos especializados nesse serviço e em qualquer outra área de sua preferência, a Vittude nasceu. Encontre seu psicólogo ideal!

Leia também:

Terapia cognitivo comportamental: o que é, como funciona e quando devo procurar?

Saúde mental: que tal malhar a mente?

Autor

Bruna Cosenza

ver outros conteúdos

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.