Terapia Online: 5 razões para falar com um Psicólogo Online

Terapia online é a modalidade de atendimento psicológico que mais cresce no Brasil. Sua prática foi recentemente autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia, sem restrições com relação ao limite de sessões.

A terapia online é uma prática relativamente nova, onde um psicólogo realiza consultas, aconselhamento e orientação psicológica através da internet. O atendimento pode ocorrer em tempo real, como em conversas por vídeo conferência, telefônicas e salas de bate-papo, ou em um formato assíncrono, com atraso de tempo, através de mensagens ou trocas de e-mails.

A história da terapia online

A comunicação à distância entre um terapeuta e um cliente não é um conceito novo. Sigmund Freud utilizou extensivamente cartas para se comunicar com seus clientes. Grupos de auto-ajuda começaram a surgir na Internet já em 1982. Hoje, existem inúmeros sites que oferecem conteúdos e informações sobre saúde mental, bem como plataformas inovadoras, como a Vittude.

Os primeiros relatos de atendimento por meios digitais no Brasil datam da década de 90 e eram realizados através de troca de e-mails. Também há registros de atendimentos nessa mesma época, realizados por ligação telefônica para pacientes em viagem ou acamados. Entende-se por atendimento remoto qualquer atendimento que não tenha a presença do corpo físico. Pode ser e-mail, chat, telefone, áudio ou vídeo. O atendimento que melhor se aproxima em termos de qualidade e resultado é o de vídeo, onde é possível ter acesso ao maior número de informações sensoriais possível como a visão e audição. Além disso, mesmo havendo uma tela entre psicólogo e paciente, o vídeo permite aos dois lados que haja uma percepção de movimentos, angústias, sensações e emoções.

Os primeiros estudos sobre atendimento online no Brasil ocorrem no início do ano 2000, onde pesquisadores começaram a discutir ações para criação da primeira resolução em 2005. Em 2012, a primeira resolução foi revisada, autorizando um procedimento conhecido como Orientação Psicológica Online, onde os atendimentos possuíam limites de até 20 sessões por paciente. E hoje, desde a publicação da Resolução CFP 011/2018, a terapia online é amplamente aceita e difundida.

Terapia Online é segura?

O Consultório Virtual Vittude foi desenvolvido com o que há de mais moderno na Telemedicina Mundial, atendendo a protocolos internacionais de segurança como HIPAA Act e HITECH Act (Protocolos Americanos de Segurança de Dados em Saúde). A Vittude é empresa referência em Psicologia Online no Brasil, tendo sido pioneira nos estudos e debates junto aos conselhos de classe. Nossa equipe atuou no desenvolvimento de Consultório Virtual exclusivo para atendimentos de saúde.

Você está considerando a terapia online? A internet abriu novos caminhos para que possamos cuidar melhor da nossas emoções, bem-estar e levar a vida de forma mais leve, equilibrada e saudável. Se você ainda não considerou a psicoterapia com uma opção de autoconhecimento e crescimento, separei algumas razões que podem ajudar você a avaliar os benefícios de conversar com um psicólogo online. Uma boa opção para áreas remotas e expatriados

1. Uma boa opção para áreas remotas, expatriados e imigrantes

A terapia online oferece acesso a informações sobre saúde mental para pessoas em áreas rurais, remotas e também para brasileiros que residem em outros países. Na maioria dos relatos, expatriados encontram alguma dificuldade de adaptação seja com a cultura, a língua ou mesmo com a entrada dos filhos em uma nova escola. Pessoas que vivem em cidades de interior, regiões rurais e em outros países simplesmente podem não ter acesso a outra forma de acompanhamento psicológico, porque não existem psicólogos em sua área geográfica. A terapia online dá a esses indivíduos acesso ao tratamento que eles podem não ter de outra forma.

2. Acessibilidade para quem tem limitações físicas

A terapia online fornece acessibilidade a pessoas com deficiências físicas ou domésticas. A mobilidade pode ser um grande problema quando se trata de acessar cuidados de saúde mental e psicoterapia. Indivíduos que não podem sair de casa por vários motivos, como doenças física ou mentais, como por exemplo: síndrome do pânico, agorafobia, Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Pessoas limitadas por cadeiras de rodas, acamadas, em tratamentos em leitos de hospitais e também aqueles que convivem com a obesidade mórbida podem encontrar na terapia online uma alternativa útil aos contextos tradicionais de psicoterapia.

3. Conveniência e Acessibilidade

Terapia online é geralmente bastante acessível e conveniente. Uma vez que você tem a possibilidade de conversar com seu psicólogo do conforto da sua própria casa. Na maioria das vezes você pode agendar suas sessões de terapia para os horários mais convenientes para você, como finais de semana e madrugadas.

Hoje, algumas operadoras de saúde já estão oferecendo reembolsos para  terapia online, assim como fazem com as sessões de psicoterapia tradicionais. Contacte a sua companhia de seguros para saber mais sobre os tratamentos psicológicos que serão cobertos pela sua apólice. Mesmo que seu seguro ou operadora ainda não esteja oferecendo essa cobertura, vale salientar que a maior parte dos psicólogos oferecem opções de tratamento acessíveis para aqueles que não são cobertos pelo seguro de saúde.

4. Terapia online torna a informação mais acessível

A internet torna as informações sobre saúde mental mais acessíveis. As pessoas podem sentir-se à vontade para conversar com amigos e familiares sobre questões de cuidados de saúde, mas podem não sentir o mesmo ao discutir questões de saúde mental.

5. A terapia online também pode ser uma ferramenta educacional

Conversar com um psicólogo online pode ser uma decisão importante para ajudar as pessoas a aprender mais sobre a saúde psicológica. Mesmo que você sinta que seu bem-estar mental é forte, a terapia online pode ajudá-lo a se tornar mais forte psicologicamente. Você pode aprender mais sobre comportamentos de saúde e estratégias de enfrentamento que levarão a uma melhor saúde psicológica.

Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda a requisitos específicos para atender pais e/ou crianças que precisam de acompanhamento, tanto presencial quanto online. Acesse nosso site e confira todas as oportunidades oferecidas para você!

Leia também:

Psicologia Online: tudo que você precisa saber sobre terapia pela internet

6 dicas para escolher um bom psicólogo online

Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta