Relacionamento interpessoal

Relacionamento interpessoal: o que saber para ser bem sucedido

  |  Tempo de leitura: 10 minutos

Relacionamento interpessoal refere-se ao vínculo estabelecido entre duas ou mais pessoas, que compartilham metas e objetivos comuns.

Com certeza, você deve ter ouvido muito sobre relacionamento interpessoal. E não é para menos, pois este termo refere-se à relação ou conexão entre dois ou mais indivíduos que estão inseridos em um determinado contexto: relações interpessoais na escola, no trabalho, na família, na comunidade, etc. 

Naturalmente, o tipo mais inquietante é o relacionamento interpessoal nas organizações trabalhistas, pois a qualidade do ambiente de trabalho interfere diretamente no sucesso da empresa. 

Se você quer crescer dentro de sua empresa, ter habilidades e entregar o seu melhor é essencial. E se te disserem que relacionamento interpessoal no trabalho também é uma habilidade que você deve ter e, é claro, aprimorar? 

Por isso, reflita por alguns instantes em como é o seu relacionamento interpessoal no trabalho? 

Importância do relacionamento interpessoal

A jornada de trabalho do brasileiro é de 44 horas semanais, ou seja, 8 horas por dia. Na grande maioria dos casos, é impossível que alguém trabalhe sozinho e é aí que entram os seus colegas de trabalho. 

Como seres sociais, o ser humano possui uma necessidade muito grande de ter amigos por perto para poder conversar. 

Trabalhar isoladamente em uma organização com diversos funcionários, faz com que o indivíduo fique mais propenso desenvolver estresse e ansiedade. Naturalmente, alguém estressado e ansioso mal vai conseguir desempenhar as suas funções. 

Como já foi dito, o relacionamento interpessoal no trabalho interfere diretamente na cultura organizacional. Mal-entendidos, conflitos e confusões, além de não levarem a nada, estragam o ambiente de trabalho.

Por outro lado, ter colegas de trabalho em que possa confiar é essencial para o desenvolvimento pelas seguintes razões:

  1. Eles podem oferecer um feedback honesto.
  2. Como diz o ditado “duas cabeças pensam melhor do que uma” e isso é a mais pura verdade: é muito mais fácil tomar uma decisão quando há pessoas que estejam empenhadas em discutir as questões, avaliar os prós e contras e, por fim, chegar à uma solução que beneficie não apenas os funcionários, mas a organização como um todo. 
  3. Podem dar apoio em momentos de crise. Na verdade, quem não conversa com ninguém no local de trabalho dificilmente terá ajuda quando realmente precisar.
  4. É mais fácil cumprir prazos, pois quem trabalha sozinho pode ficar sobrecarregado facilmente e nunca terminará suas tarefas dentro dos prazos. 

Pilares do relacionamento interpessoal

De acordo com George Levinger, todo relacionamento passa por cinco etapas diferentes. 

Primeira Etapa: Conhecimento

É o momento em que duas pessoas se conhecem. 

Para começar qualquer relacionamento, Levinger afirma que as pessoas precisam se conhecer bem.

Enquanto duas pessoas que se encontram podem se dar bem logo de cara, outros precisam quebrar o gelo, sendo que fatores que podem contribuir para isso são os amigos em comum, trabalhar em uma mesma organização, etc. 

Segunda Etapa: Construção

Com o crescimento do relacionamento, duas pessoas deixam de ser estranhas e começam a confiar uma na outra. 

Para que o relacionamento dure, é importante que eles sejam compatíveis entre si, ou seja, que possuam interesses, valores e origens semelhantes.

Terceira Etapa: Continuação

Nesse estágio, duas pessoas decidem ter um compromisso mais sério. 

Para que esse estágio permaneça, é essencial que o relacionamento seja cercado de confiança e transparência.

Quarto Estágio: Deterioração

É importante deixar claro que nem todos os relacionamentos passam por esse estágio, pois ele acontece quando há falta de compatibilidade, confiança, amor e cuidado.

Com a crescente falta de entendimento, fica difícil se ajustar à outra pessoa e é aí que muitos preferem dar um fim ao relacionamento. 

Para evitar que a sua relação com o seu parceiro esfrie, é importante que você sempre busque manter o seu relacionamento interpessoal da melhor forma possível. 

Quinta etapa: Término

O quinto e último estágio é quando o relacionamento termina. Além da separação e do divórcio, a morte de um dos parceiros também se enquadra nessa etapa. 

A melhor forma de manter qualquer relacionamento interpessoal positivo é desenvolvendo as habilidades interpessoais. 

O que são habilidades interpessoais

Também conhecidas como habilidades de empregabilidade, as habilidades interpessoais são tão importantes para o relacionamento interpessoal no trabalho que, atualmente, muitos gerentes responsáveis pela contratação de novos funcionários evitam contratar candidatos que não tenham estas habilidades. 

Isso acontece porque diversas carreiras exigem interação constante com outras pessoas. Por isso, desenvolver o relacionamento interpessoal é essencial para não se envolver em problemas e ganhar destaque dentro de sua organização. 

Na verdade, até mesmo os trabalhos que favorecem pessoas introvertidas e estilos de trabalho independentes (como escritores, técnicos de informática, designer, etc.) exigem que o indivíduo saiba se comunicar com, pelo meus, seus clientes e fornecedores. 

Você acha que não possui nenhuma habilidade interpessoal? Não se desespere, pois aqui está uma lista das principais e, certamente, elas vão te ajudar a melhorar o seu relacionamento interpessoal no trabalho.

1. Comunicação

Independentemente de seu trabalho (atendimento ao cliente, TI, construção civil, “freela”, etc.) você deve ser capaz de se comunicar de forma clara e eficaz com os outros, tanto oralmente quanto por meio de textos. 

Na verdade, quaisquer outros tipos de comunicação não-verbal, como a postura e os gestos, também estão relacionados à habilidade de se comunicar

Ser capaz de falar em público, por exemplo, também é uma habilidade muito procurada pelos gerentes. 

2. Resolução de Conflitos

Não só um gerente, mas também os funcionários devem ser capazes de resolver conflitos em algum momento de seu trabalho. 

Esses conflitos podem ser entre dois membros da equipe, entre você e um colega de trabalho, ou ainda entre um cliente e sua empresa. 

Para isso, é necessário que você seja capaz de ouvir ambos os lados com imparcialidade e pensar em alguma solução criativa de problemas.

Habilidades como crítica construtiva, aconselhamento, mediação e solução de problemas estão entre as habilidades interpessoais que podem melhorar o relacionamento interpessoal nas organizações. 

3. Empatia

Entender o lado do outro e demonstrar empatia é essencial para o relacionar-se com outras pessoas no trabalho, seja você um funcionário ou gerente. 

Um cliente que liga fazendo uma reclamação, por exemplo, deve ser ouvido com atenção. Em seguida, você precisa demonstrar que realmente se importa em resolver os problemas que ele apontou.

Ter empatia é uma questão de diplomacia, respeito, paciência e sensibilidade. 

4. Liderança

A liderança é essencial para melhorar qualquer relacionamento, ainda que você não seja um gerente da organização.

Ser capaz de motivar e encorajar os outros e querer ajudar uma equipe a alcançar o sucesso é uma habilidade muito procurada atualmente. 

5. Saber ouvir

Uma pessoa não deve apenas saber se comunicar, mas também saber ouvir. 

Não se esqueça de que ouvir é diferente de escutar, pois enquanto escutar pode acontecer sem que entendamos uma única palavra – por não prestarmos a devida atenção – ouvir exige atenção e faz com que os clientes, empregadores, colegas e funcionários se sintam respeitados e valorizados.

Prestar atenção no que o outro está dizendo e fazer o possível para manter o foco e compreender de maneira eficaz tudo o que foi dito é o que chamamos de escuta ativa. 

6. Negociar

Muitos cargos dentro de uma organização exigem que a pessoa saiba negociar. 

Envolve criar acordos ou contratos formais entre o cliente e a empresa ou ajudar os colegas a resolver um problema e oferecer uma solução. 

Para negociar, você precisa ser capaz de ouvir os outros, usar a solução criativa de problemas e a persuasão para chegar a um resultado que favoreça todos os lados. 

7. Atitude positiva

Os gerentes de RH estão em busca de funcionários que tornam a organização um lugar melhor. 

Em outras palavras, eles querem pessoas que tenham um comportamento amigável e positivo. 

Não significa, porém, que você deva ser a pessoa mais sociável do escritório, mas sim que deve estar disposto a desenvolver algum tipo de relacionamento positivo com seus colegas de trabalho.

8. Trabalho em equipe

Por mais independente que seja o seu desenrolamento, ainda assim você precisa ser capaz de colaborar com os outros. 

Em resumo, para trabalhar em equipe, você deve desenvolver as habilidades que acabou de ler.

Na verdade, trabalhar em equipe não é algo apenas do trabalho, mas envolve o relacionamento interpessoal na escola e também na família

20 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

  1. Não trate o local de trabalho como se fosse a sua casa, sempre tenha uma postura profissional;
  2. Manter um relacionamento interpessoal não significa que você deve deixar o seu trabalho de lado para conversar;
  3. Não interfira no trabalho de seu colega; 
  4. Preocupe-se em fazer o seu trabalho;
  5. Não abra cartas ou e-mails que não foram destinadas a você;
  6. Não espalhe boatos;
  7. Compartilhe informações corretas para outras pessoas, especialmente se for algo que o seu chefe pediu;
  8. Não compartilhe todos os seus segredos com seus colegas de trabalho;
  9. Não traga seus problemas pessoais para o trabalho; 
  10. Sempre pense antes de falar;
  11. Não tire sarro de seus colegas;
  12. Não repreenda seus colegas em público;
  13. Nunca tente prejudicar o seu colega;
  14. Não hesite em pedir ajuda;
  15. Procure interagir com mais frequência, nem que seja cumprimentá-los com um sorriso e um “Oi”;
  16. Cumprimente seus colegas pelo aniversário;
  17.  Aprenda a controlar suas emoções;
  18. Divida todas as funções igualmente;
  19. Não espere que tudo seja feito da forma que você deseja;
  20. Não negue ajuda quando seus colegas pedirem. 

Como qualquer habilidade, você só vai melhorar o seu relacionamento interpessoal se começar a treinar.

Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda a requisitos específicos para atender a todos que precisem de acompanhamento, seja pessoal ou profissional. Acesse nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!

Gostou do texto? Continue navegando em nosso blog para ver mais dicas para o seu crescimento pessoal!

Quer melhorar suas as habilidades interpessoais e ter mais sucesso? Que tal investir em um processo de autoconhecimento?

Leia também:

Soft Skills: o poder das habilidades que te ensinam a lidar com a vida

O que é empatia? Saiba porque ela é importante para sua carreira

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta