Categoria: Relacionamentos

bullying

Bullying e Aceitação – abraçar as diferenças é o que nos une

Bullying e Aceitação – abraçar as diferenças é o que nos une
3 avaliações

  |  Tempo de leitura: 13 minutos

O bullying é um problema nas escolas e outras instituições por todo o mundo. De acordo com o Centro Nacional de Prevenção do Bullying, um em cada cinco estudantes relata ter sofrido bullying de alguma forma. O bullying afeta não apenas a vítima, mas também o bullier, conhecido como valentão. Ambas as vítimas de bullying e bullies estão em maior risco de uma série de problemas sociais, acadêmicos e de saúde mental. Além disso, as vítimas de bullying se culpam, que sentem que o bullying é justificado, têm maior probabilidade de enfrentar depressão, desajuste e um ciclo contínuo de ataques morais. Felizmente, a discussão sobre esses tipos de atitude tem crescido cada vez mais ao redor do mundo. Hoje, já podemos contar com instituições e programas que auxiliam na educação de crianças, adolescentes e adultos contra esses comportamentos. Além disso, temos diversas ferramentas de aceitação pessoal que ajudam cada vítima...

Continue lendo
fim-de-relacionamento

Fim de relacionamento: como superar?

Fim de relacionamento: como superar?
1 avaliações

  |  Tempo de leitura: 19 minutos

O fim de relacionamento geralmente é um processo doloroso no qual a pessoa e seu parceiro deve aceitar que não terão mais a mesma relação. Em alguns casos, é um grande alívio que as coisas estejam chegando ao fim. Em outros, o fim envolve um afastamento gradual e exaustivo, que ocorre durante um período de semanas, dias ou anos. Quase todo mundo experimentará o fim de relacionamento amoroso em algum momento de suas vidas. A maioria provavelmente experimentará os rompimentos várias vezes. Entretanto, a separação em um sentido amplo, não apenas atrelada ao casamento, pode gerar resultados psicológicos bastante negativos, como a depressão.

Continue lendo
amizade

Amizade: o poder de cultivar boas relações de parceria

Amizade: o poder de cultivar boas relações de parceria
1 avaliações

  |  Tempo de leitura: 7 minutos

Amizade é uma relação de afinidade, reciprocidade, ajuda mútua, respeito e confiança criada entre duas ou mais pessoas. Segundo Winnicott, a amizade remete às noções de intimidade, espaço potencial, reconhecimento da alteridade e concernimento.

Continue lendo
Psicoterapia de casal

Psicoterapia de Casal: quando o relacionamento precisa de cuidado!

Psicoterapia de Casal: quando o relacionamento precisa de cuidado!
1 avaliações

  |  Tempo de leitura: 8 minutos

Ah a paixão! Sentimento que promove frio na barriga e brilho nos olhos ao se deparar com a pessoa amada. Tudo se torna mais leve quando está na companhia de quem escolheu para compartilhar a vida. Mas, com o passar das vivências é natural que o casal se sinta mais confortável para ser quem de fato é. Quando a rotina se torna presente nos relacionamentos, a paixão dá espaço para um olhar crítico em relação às características e comportamentos que antes não eram expressas e/ou percebidas. A relação pode sofrer impactos importantes, e se não cuidado, pode ocasionar o fim de uma história de amor. Para que exista uma relação saudável é preciso compartilhamento de reflexões, respeito em relação às diferenças de posicionamento e opinião. Porém, nem sempre essas reflexões são passiveis de serem realizadas. Demandas como essas são recorrentes em um consultório de psicologia. Mas de que forma a...

Continue lendo
constelação sistêmica familiar

Constelação Sistêmica ou Familiar: Saiba o que é e como ela pode mudar sua vida

Constelação Sistêmica ou Familiar: Saiba o que é e como ela pode mudar sua vida
18 avaliações

  |  Tempo de leitura: 8 minutos

Quantas vezes vemos os filhos e netos repetirem as atitudes e até mesmo as histórias da sua família? Aprendizado através de exemplos? Genética? Convivência? Talvez tudo isso e outros mais. O interessante é que, de fato, isso acontece e cada um de nós tem, no mínimo, um caso de repetição para contar. A escolha espontânea por uma profissão igual ao do pai ou da mãe. A propensão, mesmo que inconsciente, em buscar um parceiro com características muito parecidas com seu próprio pai ou mãe. Como dizem por aí, “Freud explica”, certo? A constelação sistêmica pode explicar.

Continue lendo
Um psicólogo e sexólogo vittude ajuda casais a curtirem os prazeres da vida a dois

Sexólogo – Quando e por que procurar este profissional?

Sexólogo – Quando e por que procurar este profissional?
7 avaliações

  |  Tempo de leitura: 2 minutos

Sexologia é a ciência que estuda o comportamento sexual humano. Abrange não apenas o ato sexual em si, mas toda a sexualidade dentre os padrões de comportamentos em uma sociedade, religião ou grupo e as influências sobre o sujeito. Saiba mais sobre essa especialidade e quando procurar um sexólogo.

Continue lendo