Resiliência é um termo originário da física. Está relacionado com a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
Contudo, na psicologia, resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático – sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, encontrando soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.
Alguns indivíduos parecem nascer com uma incrível capacidade de superar obstáculos, mudanças indesejáveis e tragédias com relativa facilidade. Esta é uma característica que os neurocientistas chamam de resiliência.
De acordo com o Psicólogo Robert Brooks, pessoas resilientes têm maior senso de controle sobre suas vidas, tornando-as mais dispostas a assumir riscos.
Além disso, devido à sua visão otimista, elas são mais propensas a desenvolver e manter relações positivas com os outros, além de viverem vidas mais significativas. Brooks é co-autor do livro “O poder da resiliência: alcançando equilíbrio, confiança e força pessoal em sua vida”.
Como superar a perda de uma pessoa querida ou um tratamento de câncer, mantendo as emoções positivas? Perder o emprego e não perder a esperança? Como fazer o que precisa ser feito e seguir em frente?
A resiliência está relacionada a quaisquer diferenças individuais ou experiências de vida que possam ajudar as pessoas a lidar com situações adversas de forma positiva, ajudando-as a lidar com o stress no futuro, o que poderia impedir o desenvolvimento de transtornos mentais.
Indivíduos que são resilientes são capazes de acreditar em si mesmos e em sua capacidade de gerenciar eficazmente os desafios da vida. Além disso, aqueles que possuem mais resiliência do que outros tendem a ser mais proativos e estão mais inclinados a trabalhar arduamente para evitar que certas questões e doenças ocorram.
Todos nós temos maneiras diferentes de gerenciar o estresse e, portanto, diferentes estratégias que podem levar a uma sensação de resiliência. Mais que isso, nossas crenças espirituais e contextos culturais também podem entrar em jogo ao desenvolver uma sensação de resiliência.
Assim, a resiliência é uma característica que pode ser amplamente desenvolvida. Por isso, separamos algumas dicas, sugestões e estratégias para deixá-lo mais resiliente:
As pessoas resilientes esperam enfrentar desafios em diferentes pontos de suas vidas. Dessa forma, eles são capazes de ajustar seus objetivos e encontrar maneiras de se adaptar.
“Quando você tem uma experiência negativa, concentre-se nas lições positivas que você pode aprender com isso”, diz Ani Kalayjian, psicóloga na cidade de Nova York.
Quando surge uma situação difícil, não se concentre em quem é culpado. Deixe de perguntar “por que eu?”. Assim, deixe de lado o papel de vítima. Então, pergunte-se o que você poderia fazer diferente na próxima vez para obter um resultado melhor.
Pense sobre o que você pode fazer para melhorar sua situação e depois faça isso. “As pessoas resilientes trabalham na resolução de um problema ao invés de se deixarem paralisadas pela negatividade”, diz Brooks.
Por exemplo, se seu chefe reduziu suas horas no trabalho, você pode olhar para isso como uma chance de explorar outras opções de trabalho. Assim, no longo prazo isso pode gerar crescimento na carreira.
Nutra seus relacionamentos com amigos e familiares. Então, quando você estiver passando por um momento difícil, não se afaste de outras pessoas. Inesperadamente, aceite a ajuda daqueles que se preocupam com você.
As pessoas com maior resiliência têm pelo menos uma ou duas pessoas nas suas vidas, que podem recorrer ao apoio, diz Brooks.
Certifique-se de ter alternativas para expressar suas emoções e aliviar a tensão. Então, recomendamos algumas:
Faça coisas que agreguem significado para a sua vida. Isso pode ser passar tempo com sua família, um serviço voluntário ou outra atividade que faça você se sentir mais forte.
Da mesma forma, correr uma maratona após enfrentar uma doença grave ou fazer uma caminhada de gratidão (muitas pessoas preparam-se anualmente para percorrer a peregrinação do Caminho de Santiago de Compostela, por exemplo).
Similarmente, listamos algumas atividades para reduzir os momentos estressantes:
As pessoas que ficam fisicamente fortes tendem a ser emocionalmente mais resistentes.
Fique orgulhoso de suas habilidades e do que você fez. Assim, reconheça suas forças pessoais. Dessa forma, acreditar em si mesmo é extremamente importante, não somente para aumentar a confiança e autoestima como para alcançar o sucesso.
Se você acredita em si mesmo, ninguém será capaz de impedir você de alcançar seus objetivos. Igualmente, aqueles que acreditam em si acumulam uma série de vantagens:
Mantenha seu senso de humor mesmo diante tempos difíceis. O riso alivia o estresse e ajuda você a controlar as coisas. Quem sorri vive mais tempo e parece mais jovem. Sorrir aumenta a longevidade, contribui para manter o sistema imunológico forte, reduz a pressão arterial e ajuda o corpo a relaxar.
Nossas expressões faciais fazem mais do que apenas comunicar nosso humor, elas tem a habilidade de influenciar nosso bom humor como um todo. As emoções podem ser geradas no cérebro, mas os músculos faciais reforçam e transformam essas emoções.
Sorrir ajuda a aumentar a perfomance no trabalho e nos negócios, faz você parecer mais amigável nas negociações e interações com outras pessoas. O hábito de sorrir ajuda nossa mente a mover-se para um espaço mais positivo.
De acordo com Shawn Achor, autor do livro The Happiness Advantage, felicidade exige trabalho, ela requer que o nosso cérebro treine exatamente como os atletas fazem. Por isso, sorrir é muito importante, é um treino diário para nossa mente.
Quem sorri é mais produtivo, mais criativo e mais saudável. Sorrir é grátis!! Não há razões para não fazê-lo.
Uma perspectiva positiva e esperançosa tornará você muito mais resiliente. Lembre-se de que muitos dos problemas que você enfrentará na vida são temporários e que você superou os constrangimentos no passado.
Gostou do post? Acompanhe nossas publicações e leia outros textos sobre resiliência e atitudes que favorecem sua saúde emocional.
Assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de nossos conteúdos e promoções.
Por fim, a Vittude é parceira de inúmeros psicólogos relacionados ao assunto, que atendem em seu consultório adultos, adolescentes e crianças. Marque já sua consulta!
Fonte:
How to overcome obstacles in your life: Resilience – em WebMd – Better Information, Better health
* Artigo atualizado em 21/04/2019
Artigos que podem interessar:
Fibromialgia: sintomas e sua relação com a depressão
Mais uma vez, o Brasil sai na frente e se torna referência mundial no apoio…
Entenda o que é a tristeza profunda, como diferenciá-la da depressão e confira estratégias de…
Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…
Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…
Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…
Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…
View Comments
Excelente texto. O caminho do autoconhecimento é árduo, mas fica bem mais fácil com terapia! Eu indico a todos a E-Terapia Online (www.fernandaonline.com.br), tem me ajudado muito. E seguir em frente, sem desistir.
Excelente matéria, caiu no momento exato da minha vida. Obrigado!
FANTÁSTICA