Resiliência: 10 dicas para se tornar uma pessoa mais resiliente

Resiliência é um termo originário da física. Está relacionado com a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

Contudo, na psicologia, resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático – sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, encontrando soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.

O que é resiliência?

Alguns indivíduos parecem nascer com uma incrível capacidade de superar obstáculos, mudanças indesejáveis e tragédias com relativa facilidade. Esta é uma característica que os neurocientistas chamam de resiliência.

De acordo com o Psicólogo Robert Brooks, pessoas resilientes têm maior senso de controle sobre suas vidas, tornando-as mais dispostas a assumir riscos.

Além disso, devido à sua visão otimista, elas são mais propensas a desenvolver e manter relações positivas com os outros, além de viverem vidas mais significativas. Brooks é co-autor do livro “O poder da resiliência: alcançando equilíbrio, confiança e força pessoal em sua vida”.

Como superar a perda de uma pessoa querida ou um tratamento de câncer, mantendo as emoções positivas? Perder o emprego e não perder a esperança? Como fazer o que precisa ser feito e seguir em frente?

A resiliência está relacionada a quaisquer diferenças individuais ou experiências de vida que possam ajudar as pessoas a lidar com situações adversas de forma positiva, ajudando-as a lidar com o stress no futuro, o que poderia impedir o desenvolvimento de transtornos mentais.

Indivíduos que são resilientes são capazes de acreditar em si mesmos e em sua capacidade de gerenciar eficazmente os desafios da vida. Além disso, aqueles que possuem mais resiliência do que outros tendem a ser mais proativos e estão mais inclinados a trabalhar arduamente para evitar que certas questões e doenças ocorram.

Dicas para ter mais resiliência

Todos nós temos maneiras diferentes de gerenciar o estresse e, portanto, diferentes estratégias que podem levar a uma sensação de resiliência. Mais que isso, nossas crenças espirituais e contextos culturais também podem entrar em jogo ao desenvolver uma sensação de resiliência.

Assim, a resiliência é uma característica que pode ser amplamente desenvolvida. Por isso, separamos algumas dicas, sugestões e estratégias para deixá-lo mais resiliente:

Mantenha-se flexível

As pessoas resilientes esperam enfrentar desafios em diferentes pontos de suas vidas. Dessa forma, eles são capazes de ajustar seus objetivos e encontrar maneiras de se adaptar.

Aprenda lições

“Quando você tem uma experiência negativa, concentre-se nas lições positivas que você pode aprender com isso”, diz Ani Kalayjian, psicóloga na cidade de Nova York.

Quando surge uma situação difícil, não se concentre em quem é culpado. Deixe de perguntar “por que eu?”. Assim, deixe de lado o papel de vítima. Então, pergunte-se o que você poderia fazer diferente na próxima vez para obter um resultado melhor.

Tenha atitude positiva

Pense sobre o que você pode fazer para melhorar sua situação e depois faça isso. “As pessoas resilientes trabalham na resolução de um problema ao invés de se deixarem paralisadas pela negatividade”, diz Brooks.

Por exemplo, se seu chefe reduziu suas horas no trabalho, você pode olhar para isso como uma chance de explorar outras opções de trabalho. Assim, no longo prazo isso pode gerar crescimento na carreira.

Mantenha-se conectado

Nutra seus relacionamentos com amigos e familiares. Então, quando você estiver passando por um momento difícil, não se afaste de outras pessoas. Inesperadamente, aceite a ajuda daqueles que se preocupam com você.

As pessoas com maior resiliência têm pelo menos uma ou duas pessoas nas suas vidas, que podem recorrer ao apoio, diz Brooks.

Libere a tensão

Certifique-se de ter alternativas para expressar suas emoções e aliviar a tensão. Então, recomendamos algumas:

A prática de meditação ajuda a liberar a tensão e aumenta a resiliência

Resiliência Vs. Senso de propósito

Faça coisas que agreguem significado para a sua vida. Isso pode ser passar tempo com sua família, um serviço voluntário ou outra atividade que faça você se sentir mais forte.

Da mesma forma, correr uma maratona após enfrentar uma doença grave ou fazer uma caminhada de gratidão (muitas pessoas preparam-se anualmente para percorrer a peregrinação do Caminho de Santiago de Compostela, por exemplo).

Aprenda hábitos saudáveis

Similarmente, listamos algumas atividades para reduzir os momentos estressantes:

  • Exercite-se regularmente;
  • Mantenha uma dieta balanceada;
  • Leia um livro;
  • Reserve um tempo para descansar;

As pessoas que ficam fisicamente fortes tendem a ser emocionalmente mais resistentes.

Ler é uma ótima maneira de relaxar, estimula a criatividade, ameniza as situações de estresse e aumenta a resiliência

Acredite em si mesmo

Fique orgulhoso de suas habilidades e do que você fez. Assim, reconheça suas forças pessoais. Dessa forma, acreditar em si mesmo é extremamente importante, não somente para aumentar a confiança e autoestima como para alcançar o sucesso.

Se você acredita em si mesmo, ninguém será capaz de impedir você de alcançar seus objetivos. Igualmente, aqueles que acreditam em si acumulam uma série de vantagens:

  • Possuem uma vida mais focada;
  • Atingem suas metas;
  • São mais produtivos;
  • Tomam mais riscos;
  • Mantém-se positivos nas adversidades;

Sorria

Mantenha seu senso de humor mesmo diante tempos difíceis. O riso alivia o estresse e ajuda você a controlar as coisas. Quem sorri vive mais tempo e parece mais jovem. Sorrir aumenta a longevidade, contribui para manter o sistema imunológico forte, reduz a pressão arterial e ajuda o corpo a relaxar. 

Nossas expressões faciais fazem mais do que apenas comunicar nosso humor, elas tem a habilidade de influenciar nosso bom humor como um todo. As emoções podem ser geradas no cérebro, mas os músculos faciais reforçam e transformam essas emoções.

Sorrir ajuda a aumentar a perfomance no trabalho e nos negócios, faz você parecer mais amigável nas negociações e interações com outras pessoas. O hábito de sorrir ajuda nossa mente a mover-se para um espaço mais positivo.

De acordo com Shawn Achor, autor do livro The Happiness Advantage, felicidade exige trabalho, ela requer que o nosso cérebro treine exatamente como os atletas fazem. Por isso, sorrir é muito importante, é um treino diário para nossa mente.

Quem sorri é mais produtivo, mais criativo e mais saudável. Sorrir é grátis!! Não há razões para não fazê-lo.

Seja otimista

Uma perspectiva positiva e esperançosa tornará você muito mais resiliente. Lembre-se de que muitos dos problemas que você enfrentará na vida são temporários e que você superou os constrangimentos no passado.

Outras sugestões para aumentar a resiliência estão listadas abaixo:

  • Seja flexível e perceba que a mudança é parte da vida;
  • Faça planos realistas;
  • Mantenha uma atitude positiva;
  • Mantenha canais de comunicação abertos entre você e outras pessoas;
  • Lembre-se de estratégias que o ajudaram a lidar com momentos difíceis no passado;
  • Seja consciente dos métodos de autodescoberta;
  • Desenvolva o hábito de escrever para registrar seus sentimentos;
  • Encontre novas maneiras de gerenciar o estresse e os impulsos;
  • Estabeleça conexões importantes;
  • Seja decisivo;
  • Use técnicas de visualização criativa

Gostou do post? Acompanhe nossas publicações e leia outros textos sobre resiliência e atitudes que favorecem sua saúde emocional.

Assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de nossos conteúdos e promoções.

Por fim, a Vittude é parceira de inúmeros psicólogos relacionados ao assunto, que atendem em seu consultório adultos, adolescentes e crianças.  Marque já sua consulta!

Fonte:

How to overcome obstacles in your life: Resilience –  em WebMd – Better Information, Better health

* Artigo atualizado em 21/04/2019

Artigos que podem interessar:

Fibromialgia: sintomas e sua relação com a depressão

Trabalho em equipe: 7 práticas que facilitam esse desafio

Agressão verbal: 5 maneiras de responder pessoas agressivas

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

View Comments

Recent Posts

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

2 semanas ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

3 semanas ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

3 semanas ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

3 semanas ago

Psicoterapia dentro das empresas: por que apostar nesse benefício?

O cenário de saúde mental no Brasil é um dos piores do mundo, mas até…

3 semanas ago

Testes de inteligência emocional: o que é, importância e exemplos

Entenda o que são testes de inteligência emocional, a sua importância e confira opções gratuitas…

3 semanas ago