Sexólogo Online: quando procurar este profissional?

O sexólogo online é o profissional de saúde que tem formação para ajudar indivíduos e casais a abordarem fatores emocionais, psicológicos, pessoais ou interpessoais que afetam a satisfação sexual.

O objetivo de uma terapia sexual é ajudar as pessoas a superar os desafios físicos e emocionais, possibilitando uma relação satisfatória e uma vida sexual prazerosa.

Casais com crianças pequenas são muitas vezes sugados pelo cuidado com os filhos, não sendo incomum apontarem dificuldade em manter o sexo uma prioridade. O distanciamento pode levar a angústias, excesso de cobranças e desânimo.

Por outro lado, os casais mais velhos lutam contra a menopausa, o machismo e os antigos ressentimentos da relação podem acabar com o sexo, sendo importante contar com a ajuda de um sexólogo.

Nos últimos anos temos visto crescer a busca por profissionais de sexualidade humana e sexologia. À medida que a tecnologia avança, alguns tabus e barreiras vão sendo derrubados. Com isso, a possibilidade de consultar um sexólogo online, entender o que pode ser feito para melhorar o sexo e saber lidar com alguns desafios passa a ser mais natural.

Vida sexual mais prazerosa

Os problemas sexuais mais comuns

A disfunção sexual é um quadro comum. Um estudo realizado pela Cleveland Clinic, indicou que 43% das mulheres e 31% dos homens relatam ter experimentado algum tipo de disfunção sexual durante suas vidas. Essas disfunções podem incluir:

  • disfunção erétil;
  • baixa libido;
  • falta de interesse;
  • ejaculação precoce;
  • baixa confiança ou baixa autoestima na cama;
  • falta de resposta ao estímulo sexual;
  • incapacidade de atingir o orgasmo;
  • libido excessiva;
  • pensamentos sexuais angustiantes;
  • fetiches sexuais indesejados.

Uma vida sexual gratificante é saudável e natural. A intimidade física e emocional são partes essenciais do seu bem-estar. Quando a disfunção sexual ocorre, manter uma vida sexual satisfatória pode tornar-se um desafio, que pode comprometer não só o sexo como as emoções.

O papel do Sexólogo

Uma maneira de determinar se você precisa ver um sexólogo em vez de outro tipo de profissional é analisar quais partes da sua vida são as mais afetadas por como você se sente agora.

Se sua qualidade de vida e saúde emocional forem muito afetadas por sua disfunção sexual, consultar um sexólogo pode ser uma excelente ideia. Da mesma forma, se a falta de intimidade ou dificuldade de comunicação com um parceiro a sua maior preocupação, talvez um processo de psicoterapia, mais voltado ao autoconhecimento ou mesmo a questões de autoestima seja mais recomendado.

Uma vida sexual gratificante é vital para a nossa saúde por muitas razões. Elementos físicos e emocionais de uma vida sexual saudável têm benefícios de longo alcance, incluindo pressão arterial mais baixa, melhor saúde do coração e redução do estresse. O sexo é uma parte natural e divertida da vida.

No entanto, para algumas pessoas, o sexo é uma fonte de grande ansiedade e preocupação. A disfunção sexual pode levar a complicações no relacionamento, perda de confiança e muitos outros efeitos negativos.

O sexólogo pode ajudar as pessoas e os casais a encontrar uma maneira de ter uma comunicação aberta e honesta, de modo que possam lidar com quaisquer preocupações ou desafios para uma vida sexual saudável e feliz.

Por que consultar um sexólogo online?

Falar da sua relação sexual pode parecer constrangedor em alguns momentos. É comum que tanto homens, como mulheres e os casais demorem muito tempo até a decisão de agendar uma consulta. O receio da exposição, a vergonha e até mesmo o desconhecimento pode impedir muitas pessoas de encontrarem um sexólogo e levarem uma vida a dois mais saudável e prazerosa.

O avanço da tecnologia permitiu que profissionais de psicologia e sexologia pudessem oferecer seus serviços através de vídeo consultas. Nos últimos anos surgiram plataformas como a Vittude, que permitem que qualquer pessoa possa buscar um sexólogo online e agendar sua consulta sob total sigilo e segurança.

O atendimento remoto permitiu às pessoas ganharem um maior conforto ao tratarem de assuntos mais delicados. Hoje em dia você pode falar com um sexólogo online, a qualquer hora, de qualquer lugar.

Além disso, a tecnologia das plataformas deixam a escolha do profissional muito mais assertiva, uma vez que o indivíduo pode consultar o perfil do sexólogo, sua formação acadêmica, experiência profissional,  valores de consulta, avaliações de outros clientes.

Também é possível fazer um contato prévio com o profissional e esclarecer dúvidas antes do primeiro agendamento.

A facilidade do universo digital tornou possível que mais pessoas pudessem consultar um profissional de sexologia, que muitas vezes estão concentrados nas grandes cidades.

Uma pessoa que reside em uma cidade de interior, ou mesmo em outro país, tem a possibilidade de conversar com um sexólogo online e obter ajuda para suas questões.

Quero encontra um sexólogo

Consulta online com sexólogo: O que saber antes de tê-la?

Quando você estiver pronto para iniciar a terapia sexual, mantenha essas três coisas em mente enquanto se prepara para escolher seu sexólogo.

Compatibilidade

Terapeutas são únicos. Terapia bem-sucedida depende muito de quão bem você se comunica com seu terapeuta. Para construir um bom vínculo terapêutico é necessário empatia, confiança e atenção ao profissional e suas orientações.

Um bom trabalho em conjunto irá ajudá você com suas preocupações. Se você não se sentir confortável com o profissional, a qualquer momento, procure outro.

Individual vs. casal

Você não precisa levar seu parceiro para a terapia sexual. Para algumas pessoas, a terapia individual é adequada para resolver problemas. Para outros, ter ambas as pessoas presentes durante o processo terapêutico pode ajudar a melhorar a satisfação e construir uma conexão mais forte.

Converse com seu parceiro sobre sua escolha para iniciar o processo. Se você deseja que ele esteja envolvido, pergunte.

Terapia é um processo

Durante a sua primeira consulta, o seu sexólogo provavelmente apresentará sua metodologia de trabalho, frequência das sessões e dinâmica da sua abordagem terapêutica.

Alguns profissionais costumam recomendar atividades práticas e outros trabalham com base na conversa, em informações trazidas pelo indivíduo para o consultório, seja ele presencial ou online. Para a maioria dos indivíduos e casais, várias sessões são necessárias no início.

No entanto, uma vez que o tratamento esteja fazendo uma diferença significativa e seu sexólogo se sinta confiante de que você pode lidar com desafios futuros, você pode receber alta! 🙂

Conversa sexualidade

Gostou desse artigo? Que tal ler também:

7 dicas de sexólogos para melhorar o sexo

Ego: saiba como ele influencia seu comportamento

Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta