Significado dos sonhos, o que a psicologia diz à respeito deles? Segundo a teoria freudiana, os sonhos revelam insights sobre desejos e emoções ocultas.
Outras teorias proeminentes sugerem que os sonhos auxiliam na formação da memória, na solução de problemas ou simplesmente são um produto da ativação cerebral aleatória.
Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise, escreveu extensivamente sobre as teorias dos sonhos e suas interpretações no início de 1900. Freud explicou os sonhos como sendo manifestações dos desejos e ansiedades mais profundos, muitas vezes relacionados a memórias ou obsessões reprimidas da infância. Além disso, ele acreditava que praticamente todos os tópicos sobre sonhos, independentemente de seu conteúdo, representavam a liberação da tensão sexual.
Mas afinal, o que exatamente os sonhos tem a nos dizer?
Todas as pessoas sonham, inclusive os bebês. Em uma única noite, uma pessoa pode ter um único sonho ou ter muitos sonhos diferentes.
No mínimo, uma pessoa sonha durante 90 minutos. Algumas vezes, os sonhos podem ocupar mais de duas horas. Por isso, cientistas afirmam que uma pessoa pode passar até 6 anos de sua vida sonhando.
Em média, uma pessoa sonha de 4 a 7 sonhos diferentes em uma única noite. 95% deles são incompreensíveis e impossíveis de lembrar depois que despertamos. No entanto, outros são muito claros e costumam ficar na memória.
Nem sempre os sonhos são uma história simples contada para o “entretenimento”. Para a psicanálise, o significado dos sonhos que temos estão diretamente relacionados com o nosso inconsciente.
Os sonhos podem ter naturezas variadas, como ser assustador, excitante, mágico, melancólico, aventureiro ou sexual. Os eventos nos sonhos geralmente estão fora do controle do sonhador, com exceção do sonho lúcido, onde o sonhador é autoconsciente. Os sonhos podem, às vezes, fazer com que um pensamento criativo ocorra à pessoa ou dê uma sensação de inspiração
Ser capaz de interpretar os significados ocultos dos sonhos é ter um conhecimento capaz de mudar a própria vida.
A análise de sonhos costuma ser muito comum no processo terapêutico de psicólogos que utilizam a psicologia analítica de Carl Jung. Junto com Sigmund Freud, Jung foi o pioneiro no campo da interpretação dos sonhos.
Segundo ele, os sonhos são considerados mensagens enviadas pelo nosso inconsciente, servindo de ponte entre os processos conscientes e não-conscientes e mantendo o equilíbrio da mente.
A psicologia de Jung afirma que os sonhos são importantes para que nos tornemos plenamente conscientes de nosso eu, algo que só é possível de ser feito quando integramos a mente consciente à inconsciente.
Interpretar os sonhos e trabalhar com eles é o que Jung chama de “imaginação ativa”. Nela, até mesmo os pesadelos mais desesperadores podem ser uma mensagem do inconsciente para alcançar a cura interior.
A imaginação ativa incentiva a pessoa que teve determinado sonho a se perguntar qual é o significado dos sonhos, associando a números, por exemplo. Indo um pouco mais a fundo, a interpretação faz com que tenhamos mais consciência do que faz ter determinado sonho em certo momento.
Com isso, podemos solucionar problemas, melhorar as características, aumentar a criatividade e o autoconhecimento. Além disso, é possível saber quais são os desejos e realizações mais profundos de nosso verdadeiro eu.
Freud também descreveu quatro elementos do processo inconsciente aos quais ele se referiu como “trabalho dos sonhos”:
Condensação – Muitas ideias e conceitos diferentes são representados no espaço de um único sonho. A informação é condensada em um único pensamento ou imagem.
Deslocamento – Esse elemento do trabalho dos sonhos disfarça o significado emocional do conteúdo latente, confundindo as partes importantes e insignificantes do sonho.
Simbolização – Esta operação também censura as idéias reprimidas contidas no sonho, incluindo objetos que simbolizam o conteúdo latente do sonho.
Revisão Secundária – Durante este estágio final do processo de sonhar, Freud sugeriu que os elementos bizarros do sonho fossem reorganizados para tornar o sonho compreensível, gerando assim o conteúdo manifesto do sonho.
Segundo G. William Domhoff, “significado” tem a ver com coerência e com relações sistemáticas com outras variáveis. E, nesse sentido, sonhos têm significado. Além disso, eles são muito” reveladores “do que está em nossas mentes.
Domhoff afirma que 75 a 100 sonhos de uma pessoa nos dá um retrato psicológico muito bom desse indivíduo. Mais ainda, a análise de 1000 sonhos ao longo de um par de décadas e pode mostrar um perfil da mente de uma pessoa quase tão individualizado e preciso quanto suas impressões digitais.
Calvin S. Hall propôs que os sonhos são parte de um processo cognitivo no qual eles servem como “concepções” de elementos de nossas vidas pessoais. Hall procurou temas e padrões ao analisar milhares de diários de sonhos dos participantes, criando, sistema de codificação quantitativa que dividiu o que está em nossos sonhos em várias categorias.
De acordo com a teoria de Hall, interpretar sonhos requer conhecimento:
O objetivo final dessa interpretação dos sonhos não é entender o sonho, mas sim compreender o sonhador.
Em um primeiro momento, parece ser difícil que aquele pesadelo com incêndio, aranhas gigantes e a morte de quem mais amamos seja uma mensagem importante e que vale, sim, a pena decodificá-la.
Confira o significado dos sonhos muito comuns e o que o inconsciente quer te dizer:
Sonhar que está morrendo ou que está vendo alguma pessoa que já faleceu significa que já é hora de avaliar as suas amizades, pois há pessoas negativas te influenciando.
Também pode ser uma mensagem de seu inconsciente para resolver os seus sentimentos para com as pessoas que já faleceram.
Além disso, quando a pessoa já morreu há muito tempo e aparece em seu sonho mostra que, naquele momento, alguma situação que você está passando ou um relacionamento tem qualidades semelhantes às dessa pessoa.
Cometer ou testemunhar um assassinato pode ser sinal de que você está reprimindo um sentimento agressivo ou está com raiva de si mesmo ou de alguém.
Já quando você é a vítima, significa o corte de algum sentimento ou relacionamento importante.
Sonhos com gravidez costumam ser muito abertos: alguns intérpretes declaram que pode ser o medo de uma mulher não ser uma boa mãe.
Por outro lado, outras pessoas acreditam que a pessoa que sonha está “grávida” (no sentido de com alguma coisa crescendo) de alguma atitude em especial ou ainda de um relacionamento.
Ainda há quem diga que pode ser um presságio de tempos difíceis
Nos sonhos de casamento, os opostos se atraem. Ou seja, o significado dos sonhos em que você está se casando é que você está tentando unir dois aspectos opostos da sua vida.
Além disso, é um alerta para que você equilibre as promessas que você fez para os outros. Em outras palavras, você está assumindo diversas responsabilidades que não eram necessárias.
A orientação dos intérpretes de sonho é que você analise o que está acontecendo em sua vida e seus objetivos para saber aonde o seu inconsciente quer chegar ao enviar este sonho.
O significado dos sonhos de fracasso em exames para os estudantes, obviamente, mostra a ansiedade que uma prova importante traz.
Se você já se formou, porém, esse sonho passa a se referir ao seu trabalho. Ou seja, você está preocupado que alguma coisa não dê certo no trabalho.
Quando você está sendo perseguido por algo ou alguém, quer dizer que você está evitando problemas que deveria resolver o quanto antes.
Esse tipo de sonho está relacionado a não conseguir correr ou estar tentando passar por uma barreira intransponível.
Desse modo, o significado dos sonhos desse tipo mostra que você está passando por algum problema que acha impossível de resolver.
Você sabia que há relatos de pessoas de lugares muito distantes e culturas bem diferentes que relataram ter sonhos bem parecidos? Conheça a lista de 100 sonhos mais comuns em todo o mundo.
Continue navegando pelo nosso blog para saber mais sobre a psicologia e como ela pode te ajudar a resolver os seus conflitos e ser uma pessoa melhor!
Ficou curioso e quer conhecer mais à respeitos dos seus sonhos? Que tal encontrar um psicólogo que possa ajudá-lo na interpretação e aumentar seu conhecimento sobre si.
Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda a requisitos específicos para atender a todos que precisem de acompanhamento. Acesse nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!
Assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de nossos conteúdos e promoções!
Leia também:
O que é Ego: saiba como ele influencia seu comportamento e sucesso
Psicanálise – tudo sobre o método de Freud para lidar com a mente
Felicidade no trabalho: o que é, como medir, quais os benefícios para a empresa e…
Entenda o que é higiene mental e a sua importância para a qualidade de vida…
Conheça ações que empresas com selo GPTW e a saúde mental em dia estão praticando.…
Tire as suas dúvidas sobre o transtorno de personalidade antissocial e entenda as causas e…
A mudança organizacional é um assunto cada dia mais importante. Segundo estudos, 70% delas é…
Entenda como a gestão de tempo e a produtividade se relacionam e confira dicas práticas…
Vamos colocar Vittude na final do Prêmio iBest!
View Comments
o meu sonho começou com o céu da minha cidade como sempre, azul e limpo! eu fiquei olhando para ele como de costume ate que vi algo extraordinário o cruzando, um carro voador! eu fui correndo contar para os meus pais enquanto continuava observando, foi quando eu vi uma aeronave Boeing voando de cabeça para baixo! corri e contei a eles que estavam deitados em um colchão no terraço da casa de cima, disseram o de sempre "foi impressão sua!", de repente algo explodiu no céu, aviões (caças) começaram a atirar contra outros, p conflito se estendeu ate irmos procurar abrigo devido o risco e eu acordar logo após.. me lembro perfeitamente do som das aeronaves e suas armas, além do modelo de uma delas que se aproximou mais durante o conflito.
no começo das pesquisas achei que se tratasse de um b-2 spirit, mas devido ao formato da aeronave e cabine, além de suas medidas, tenho quase que certeza absoluta de que se tratava ou de um F-22 Raptor ou um F-35 Lightning II (a cor dele era toda preta) as outras aeronaves nas quais eu estranhamente associei a aliados no sonho, provavelmente eram do modelo Gripen, mas disso não tenho tanta certeza..
Excelente texto. Já li alguns livros sobre o subconsciente, sobre Jung e estou lendo agora um livro do próprio Jung. Não sou formado em psicologia nem psicanálise, mas amo estes assuntos.
E vez ou outra faço uma seção de arteterapia.
Bem, muito obrigado por seu texto. E por seu site.
Grande abraço.