Sociopata: 10 dicas para identificar um perto de você

Sociopata é um termo usado para descrever alguém que tem transtorno de personalidade anti-social. Pessoas com este transtorno, também chamado de sociopatia, não possuem empatia. Ele s não conseguem entender os sentimentos dos outros.

Sociopatas frequentemente quebram regras ou tomam decisões impulsivas sem se sentirem culpados pelos danos que causam.

O que é um sociopata?

O sociopata possui uma condição mental caracterizada pelo desprezo ou desrespeito às pessoas e normas sociais. 

Os indivíduos que possuem esse distúrbio começam a dar indícios de sociopatia no início da adolescência ou início da idade adulta. Os sintomas podem variar em gravidade e frequência. Em geral, ocorrem por muito tempo, trazendo sofrimento para as pessoas ao seu redor e para si próprio.  

Algumas características e comportamentos podem ser analisados tornando possível a identificação de pessoas com transtorno de sociopatia, que podem estar em qualquer lugar, no seu trabalho, escola, vizinhança ou na sua própria família. Nesse artigo, confira dicas e sinais para identificar se existe uma pessoa próxima de você que muito provavelmente tenha esse distúrbio.

O que diz o DSM-5 sobre a sociopatia

O DSM-5 (Manual de diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – 5ª edição) é um manual elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria. Ele é mundialmente utilizado para apoiar o diagnóstico de transtornos mentais. Esse manual é utilizado por psicólogos, médicos psiquiatras e terapeutas ocupacionais. 

Sociopatia e Psicopatia

No DSM-5 não consta uma definição exata para a sociopatia, por isso, o termo também pode ser sinônimo de psicopatia. Na verdade, o nome do distúrbio que consta no manual é Transtorno de personalidade antissocial. Mas o senso comum define que a psicopatia seria um distúrbio cujos os sintomas são mais agravados do que na sociopatia, mas ambos são considerados transtornos de personalidade antissocial.

O DSM-5 divide os transtornos de personalidade em 3 grupos (A, B e C), classificando por características semelhantes. O transtorno de personalidade antissocial pertence ao grupo B, caracterizado por parecer dramático, emocional ou que cometem erros frequentemente. Nesse grupo também estão os transtornos de personalidade Borderline, Histriônico e Narcisista.

Características de um sociopata segundo o DSM-5:

Os sociopatas são socialmente irresponsáveis, apresentam desrespeito pelos outros, falsidade e manipulação para obter ganhos e vantagens pessoais.

O DSM-5 diz que a característica principal dos indivíduos que apresentam transtorno de personalidade antissocial é a sua disposição em desconsiderar ou violar os direitos dos outros. Isso é, o sociopata busca dominar e manipular o outro para obter vantagens para si próprio, como bens materiais, dinheiro, parceria para negócios, sexo, reputação, e assim por diante. Mas os sociopatas podem também querer dominar o outro apenas pela sensação de poder e controle.

Os sociopatas não têm consciência de que estão fazendo algo negativo, seus impulsos os levam a praticar atos que a maioria das pessoas nunca fariam. 

Muitas vezes, os sociopatas podem apresentar comportamento agressivo e se irritam facilmente. Em geral, os antissociais não sentem empatia pelo outro e nem mesmo remorso das suas ações e conduta. 

Quem apresenta transtorno de personalidade antissocial tende a ser muito autoconfiante, arrogante e teimoso. Por isso, podem ser charmosos, desenrolados verbalmente e espontâneos, exercendo fascínio e encanto nas suas vítimas. Apresentam também distinta capacidade de argumentação e articulação para conseguirem o que querem. 

Diagnóstico do Transtorno de Personalidade Antissocial

Segundo o DSM-5, para o diagnóstico do transtorno de personalidade antissocial, os pacientes devem ser maiores de 18 anos. Além disso, os pacientes devem ter evidências do transtorno desde os 15 anos de idade. 

Os pacientes diagnosticados com personalidade antissocial geralmente demonstram forte desprezo pelos direitos dos outros. Além disso, para um diagnóstico, é preciso que o indivíduo apresente pelo menos mais 3 outras características, como as citadas abaixo:

  • Desprezo pelas leis, praticando atos que inclusive são passíveis de detenção.
  • Ser enganador, mentiroso e ludibriador, visando obtenção de vantagens, benefícios e ganhos pessoais. 
  • Agem impulsivamente, sem planejamento de seus atos.
  • São imprudentes e não se preocupam com a sua segurança ou com a segurança de outras pessoas.
  • Ficam facilmente irritados e agressivos, se envolvem em brigas físicas ou discussões constantemente. 
  • Agem de forma irresponsável, como por exemplo, deixar o emprego sem garantia ou planos de outro, não pagar contas.
  • Não sentem remorso, são indiferentes aos sentimentos ruins ou maus tratos que causam aos outros. 

O correto diagnóstico deve ser realizado por profissionais capacitados e experientes. Aqui vamos somente indicar alguns traços comuns de pessoas com sociopatia, para que você possa tomar cuidados com suas ações ou até mesmo propor uma conversa para que a pessoa procure um adequado tratamento para diminuir e controlar os sintomas.

Dicas para identificar um sociopata:

Em situações cotidianas, a melhor forma de identificar um possível sociopata é através da observação e análise de suas palavras e comportamento. Muitas vezes, pode ser útil ignorar as palavras e prestar mais atenção em seus comportamentos, devido a sua enorme capacidade e facilidade em mentir. 

Confira análises importantes que você pode fazer para identificar uma pessoa próxima como sociopata:

1. Facilidade para mentir e inventar histórias

Os sociopatas tem uma incrível facilidade para inventar mentiras e histórias, seja para persuadir alguém, enganar, se livrar de uma culpa ou contar vantagens sobre si mesmo. 

Como são egocêntricos podem mentir sobre qualidades que não possuem, com o objetivo de supervalorizar a si mesmo, fazendo com que o outro o veja como uma pessoa interessante e queira a sua aproximação e convivência. 

A compulsividade em mentir também pode ser observada na facilidade que possuem de inventar desculpas, para se esquivar de punições ou terem seus planos descobertos. 

2. Um sociopata tem facilidade para manipular 

Os sociopatas conseguem facilmente descobrir os pontos fracos das pessoas e os usar a seu favor para conseguir manipular o outro a fazer o que eles querem e alcançar os seus objetivos. 

Fingir sentimentos como alegria, tristeza, culpa e empatia, fazem parte do processo de manipulação dos sociopatas. 

3. Falso encanto

Eles são carismáticos, charmosos e encantadores, mesmo que superficialmente. São capazes de serem agradáveis e amigáveis e dizer o que uma pessoa gostaria de ouvir, para conseguir a sua apreciação. 

Algumas frases muito utilizadas pelos sociopatas incluem: Você é o melhor. Eu não posso viver sem você. Eu nunca vou te machucar. Você merece o melhor. Você é a pessoa mais linda, inteligente, honesta, ética, que eu já conheci. Acredite em mim.

4. Podem ser cruéis com as palavras

Em oposto à característica anterior, os sociopatas também podem proferir palavras que machucam o outro, muitas vezes com o objetivo de manipular e fazer com o que outro se sinta culpado quando não o ajuda, não o perdoa ou como mais uma tentativa de conseguir o que quer. 

Exemplos de frases negativas e cruéis ditas pelos sociopatas: Você mentiu para mim (mesmo que você não tenha mentido e eles mintam constantemente). Eu nunca poderei confiar em você novamente. Ninguém nunca vai querer você. Ninguém nunca vai te amar. Você merece ser punido pelo o que fez. Nunca te machuquei, mas veja o que você fez comigo.

5. Falta de empatia a um sociopata

A dor e o sofrimento alheio não lhe causam nenhuma comoção. Eles não conseguem se colocar no lugar do outro, reconhecer e entender sua tristeza e nem mesmo sua alegria. 

6. Sociopata não sente remorso

Mesmo que suas ações afetem negativamente alguém, os sociopatas não tem consideração pelo mal que faz ao outro e conseguem agir como se não tivessem feito nada.

7. Dificuldades para pedir desculpas

Por não sentirem remorso, não conseguem enxergar as consequências dos seus atos e, por essa razão, possuem dificuldade para pedir desculpas. Quando pedem desculpas, pode ser com o único intuito de manter a sua imagem de boa pessoa e prosseguir com o seu comportamento manipulador. 

8. Sociopatas não sentem medo 

Mesmo em situações de perigo e ameaças à sua integridade física, e de outras pessoas, o sociopata pode ter comportamentos inconsequentes. Não apresentam qualquer preocupação ou cautela diante de determinadas situações que apresentem riscos à sua segurança, à sua saúde e até mesmo à sua vida, como dirigir embriagado, se expor a locais perigosos, abusar de álcool e drogas, ter relações sexuais sem proteção, entre outros. 

9. Não tem relacionamentos interpessoais estáveis

Os sociopatas têm dificuldade em estabelecer vínculos afetivos com outras pessoas, seja nos relacionamentos amorosos ou de amizade. Suas relações são, em maioria, superficiais ou baseadas no interesse, quando essas podem trazer algum benefício ou vantagem para ele próprio. 

10. Um sociopata comete os mesmos erros

Como são pessoas que possuem dificuldade em reconhecer que suas atitudes são negativas e de se arrepender do que fazem, é comum que os sociopatas estejam sempre repetindo erros e ações negativas. 

Será que sou um sociopata? É possível fazer uma autoanálise e refletir sobre as ações descritas acima para identificar possíveis traços de sociopatia. Para isso, é necessário que você esteja aberto ao autoconhecimento e ser sincero nas observações sobre si mesmo. 

Tratamento para o Transtorno de Personalidade antissocial

Após o diagnóstico clínico do paciente, o antissocial pode ser submetido a tratamentos para melhorar os sintomas do transtorno de personalidade comuns da sociopatia. 

Geralmente, o tratamento recomendado inclui psicoterapia e, em alguns casos, medicamentos estabilizadores do humor e antidepressivos.

É difícil falar em cura definitiva do transtorno de personalidade antissocial. Por esse motivo, os tratamentos são realizados de forma a evitar consequências a curto prazo. Normalmente, a psicoterapia e o uso de fármacos são prescritos pelo resto da vida, ou até uma idade madura (acima de 40 anos), quando passam a ter melhora nos sintomas.

Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda a requisitos específicos para atender a todos que precisem de acompanhamento. Acesse nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!

Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter e receba, em seu e-mail, notificações e informações sobre novas publicações do site!

Leia também:

Psicopatia: como identificar um comportamento psicopata

Transtorno de Personalidade Borderline: tudo o que você precisa saber sobre este transtorno

Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Avalie esse artigo:

4.4/5 - (219 votos)

Comentários:

Subscribe
Notify of
26 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sopa san
1 ano atrás

pq medicar o sociopata? aliás, qual o problema de não se importar pelo oque os outros sentem? Se essas merda de regras sociais impostas pelos q nos governam não são feitas para nós e sim para que continuemos governados por quem não nos representa, pergunto: será os sociopatas que precisem ser medicados ou os que aceitam tudo sem questionar? Fodam-se as regras
. Não são feitas por vcs e para vcs, acordem.

Italo Mohamed
1 ano atrás

Acredito que tenho sintomas mas de forma alguma usaria isso pro mal

Dimitre Algusto
2 anos atrás

Eu sou um sociopata, só me preocupo com quem esta ao meu redor que são poucas pessoas 2 atualmente, Bolsonaro não é sociopata é simplesmente burro mesmo. Somos a evolução pois sentimentos demais é sinônimo de fraqueza e eu não estou aqui para agradar ninguém quero mais que o resto se dane e se foda ainda mais nesse Brasil onde a maioria população é nojenta e cretina. Os fracos devem perecer e quem define quem é fraco ou forte?! É A VIDA.

Marcos Rodrigues Pinnto
3 anos atrás

O seu texto é muito bem escrito. Parabéns. No entanto, não vejo motivos para excluir as mulheres. Quando é algo positivo, há uma obrigação de incluir as mulheres. Quando é algo negativo, só cabe aos homens. Sinto muito, mas não é justo.

Kerlem
3 anos atrás

Talvez eu seja uma sociopata funcional pq as circunstâncias até agora não me proporcionaram as devidas oportunidades. Não sei até onde iria se me permitisse ser o que sou.

Alexandre Dourado
3 anos atrás

Pelas características que eu li agora neste texto acima, me perdoem a pergunta, o Bolsonaro é um sociopata?

Isaac Chaves
3 anos atrás

li dando risada sera que sou um sociopata?? kkkkkkkkkkk se for para ter remorso nem faça!!

Cláudio Tostes
3 anos atrás

Os sociopatas não têm consciência de que estão fazendo algo negativo…”
Essa parte nem sempre é dessa maneira, pois muitos sociopatas mentem sobre ter feito alguma coisa exatamente por ter conciência que foi errado e até criminoso ..e para escapar de punição e/ou obrigação de reparação não reconhecem o mal cometido ..numa fantasia de que a falta de seu reconhecimento ( ou confissão) não legitimaria nenhuma outra parte a proceder punição ou cobrar algum tipo de reparação..geralmente superproteção de pais , a vezes igualmente sociopatas, agrava o caso por falta de combate aos comportamentos indesejáveis

Edileusa Rodrigues
3 anos atrás

Egoísmo e falta de amor disfarçado de patologia mental.
Pessoas que não foram ensinadas desde a infância a ter empatia e não se importam nem consigo mesmas. O mundo está cheios de vocês.

Vitor F. Oliveira
3 anos atrás

Não preciso identificar, eu sou um!

Lucas Machado
3 anos atrás

Essa parada do não ter medo é interessante, pois todos nós tememos sobre o que não sabemos, ou existe um receio, mas odeio o fato de confundir medo com cautela. Se for analisar assim um sociopata ia se jogar de um avião sem paraquedas segurando um vodka e um celular para tirar uma self. E culpa é fácil perder: só inventar um bom motivo para si mesmo! Vamos dizer que amanhã você matasse uma cobra que apenas queria comer pintinhos no galinehiro da sua tia, talvez com conceitos sobre o bem e o mal você sentiria culpa por matar um… Read more »

Maira Mal
3 anos atrás

Sou sociopata e nem sabia devo me preocupar

Ana Luiza Souza Silva
4 anos atrás

Se eu me identificar, e caso de ter medo? porque eu to

Bea Trix
4 anos atrás

André Loureiro Ibraim é um desses….

Dani Gibson
4 anos atrás

Mas não há cura para um sociopata né? Eu acho interessante esses estudos sobre transtorno de personalidades. Sou uma pessoa observadora, conheço uma pessoa que se encaixa na sociopatia. Mas não sou mais amiga dessa pessoa. Assisto muito CSI e filmes policiais que abordam o assunto. Adorei a matéria.

Artigo publicado em Transtornos Mentais e Neurodiversidade