Categories: Todos

Telepsicologia no Brasil e o novo atendimento psicoterapêutico

A telepsicologia já é uma realidade no nosso país. Com os avanços da tecnologia, o atendimento psicológico online vem ganhando cada vez mais espaço e contribuindo para aumentar o acesso aos cuidados com a saúde mental em todo o Brasil.

Em dezembro de 2019, o Departamento de Informática do SUS (Datasus) divulgou dados sobre os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e a quantidade de psicólogos e psiquiatras na rede pública e privada do país. Os números são alarmantes:

  • 300 cidades não têm psicólogos;
  • quase 3 mil cidades não têm psiquiatras;
  • são cerca de 4,1 psicólogos e 1,1 psiquiatra para cada 10 mil habitantes.

A boa notícia é que a regulamentação da telepsicologia tem ajudado a reverter esta situação, afinal, o atendimento online não tem barreiras geográficas. Para entender melhor como funciona e os seus benefícios, confira este artigo até o final!

O que é e como funciona a telepsicologia?

Em 2018, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou a Resolução CFP n° 11/20118 sobre atendimento psicológico online e outros serviços realizados por meios tecnológicos da comunicação à distância. Com isso, foi regulamentado que os psicólogos poderiam, a partir de então, oferecer consultas ou atendimentos psicológicos online.

A telepsicologia, portanto, nada mais é do que o atendimento de um psicólogo realizado à distância, ou seja, online. As sessões podem ser realizadas semanalmente ou conforme a frequência indicada pelo profissional e costumam durar por volta de 50 minutos.

Tudo ocorre da mesma maneira que em uma sessão presencial, sendo a única diferença que paciente e psicólogo não estão no mesmo ambiente físico. Para que aconteça, é necessário apenas um computador ou celular e uma boa conexão com a internet.

Quais são os benefícios da telepsicologia?

São muitos os benefícios do atendimento psicoterapêutico online e, em seguida, você poderá conferir melhor cada um deles com mais detalhes:

Ausência de barreiras geográficas

Um dos principais diferenciais da terapia online é o fato de que as pessoas que moram em locais onde não há acesso ao atendimento psicológico podem realizar consultas com maior facilidade. No Brasil, um país tão grande e com tanta desigualdade social, infelizmente essa é a realidade de muitos indivíduos que residem no interior, áreas rurais e outros lugares mais distantes dos centros urbanos.

Além disso, a telepsicologia também é ideal para brasileiros que moram em outros países e precisam de psicólogos que falam a sua língua materna. As dificuldades e desafios são muitos para quem mora longe da família e amigos e, por isso, ter acesso ao atendimento à distância pode ser fundamental para manter a saúde mental em dia.

Acessibilidade para quem tem limitações

A terapia online também é uma ótima escolha para pessoas com deficiências físicas ou problemas de saúde limitantes, que tornam o deslocamento mais complexo. Como as sessões costumam ter uma frequência semanal ou quinzenal, para quem tem mobilidade reduzida os encontros presenciais podem se tornar uma barreira.

Além disso, indivíduos que sofrem com doenças mentais como síndrome do pânico e agorafobia também acabam tendo mais dificuldade para sair de casa. Dessa forma, a telepsicologia se torna uma opção muito mais conveniente, pelo menos no início do tratamento. Portanto, é uma alternativa útil e eficaz para muita gente.

Mais acessível e conveniente

Realizar consultas com um psicólogo online costuma ser mais acessível por diversos fatores. Primeiramente, o profissional tem a possibilidade de cobrar um valor mais baixo por não ter custos com consultório, por exemplo. Além disso, o paciente não precisa gastar com o deslocamento até o encontro presencial, o que faz uma grande diferença no final do mês.

Também é um modelo de consulta mais conveniente, afinal, é possível agendar as sessões nos horários mais adequados sem precisar considerar o tempo que se leva para ir até o consultório.

Onde encontrar um psicólogo para sessões online?

Encontrar um psicólogo com o qual você se identifique e se sinta confortável para abrir as suas questões pessoais nem sempre é uma tarefa simples. É preciso ter em mente que, talvez, você precise conversar com alguns antes de identificar aquele que é ideal para as suas necessidades.

Além da indicação de amigos e parentes, uma forma muito eficaz de encontrar um psicólogo é por meio de plataformas que conectam um banco de profissionais aos pacientes. A Vittude, por exemplo, faz exatamente isso!

O que é a Vittude e por que utilizá-la para encontrar seu psicólogo?

A Vittude é uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes com o objetivo de democratizar o acesso aos serviços de saúde mental. Basta fazer um simples cadastro e buscar por um psicólogo online de acordo com as suas preferências.

Para não restarem dúvidas de que este é o lugar ideal para encontrar o seu psicólogo, confira os principais benefícios e diferenciais da Vittude:

Referência em psicologia online no Brasil

A Vittude está deixando a sua marca na história da terapia online, pois foi pioneira nos estudos e debates junto aos conselhos de classe, atuando no desenvolvimento do Consultório Virtual exclusivo para atendimentos de saúde.

O Consultório Virtual Vittude nasceu com o intuito de atender essa necessidade e foi desenvolvido com o que há de mais moderno na Telemedicina Mundial, atendendo aos protocolos internacionais de segurança, como HIPAA e HITECH.

Segurança máxima e proteção de dados

Os seus dados são tratados de maneira confidencial. Os psicólogos cadastrados na Vittude são altamente capacitados e o site está aprovado e regulado junto ao CFP.

Além disso, as sessões online acontecem no consultório virtual da Vittude, que atende os requisitos HIPAA Compliance e, diferentemente de plataformas abertas como Sjype e Hangouts, possui proteção de dados e sigilo de pacientes. Para acessar, não é necessário instalar nenhum aplicativo, é possível entrar diretamente por um link ou pela plataforma.

Mais de 3500 psicólogos cadastrados

A Vittude conta com mais de 3500 psicólogos cadastrados na plataforma. Além deste número demonstrar a maturidade e o reconhecimento da Vittude, também significa que você terá uma enorme variedade de profissionais para escolher.

Isso é importante porque, nem sempre, encontramos de primeira um psicólogo que esteja alinhado àquilo que procuramos. Caso você faça uma sessão com um psicólogo e ache que não foi o ideal, você tem mais de 3000 outros profissionais para estudar o perfil.

Mais de 20 mil usuários cadastrados na plataforma

Há três perfis bem comuns de pacientes cadastrados na Vittude: o brasileiro que vive no exterior; o brasileiro que mora em pequenas cidades e tem acesso limitado a psicólogos e o brasileiro que mora em grandes cidades e quer otimizar seu tempo e gastar menos.

São mais de 20 mil cadastrados e estamos presentes em mais de 50 países. Ou seja, já deu para perceber que o alcance da Vittude é enorme, não é mesmo? E o objetivo em 2020 é chegar a ainda mais brasileiros em diferentes cantos desse mundo.

Pronto para começar a fazer terapia online com a Vittude?

Agora que você já entendeu o que é a telepsicologia e conheceu a Vittude, não há mais desculpas para deixar os cuidados com a saúde mental e o bem-estar para depois.

Acesse o site da Vittude agora mesmo, faça o seu cadastro e procure por um psicólogo para iniciar os seus atendimentos online!

Bruna Cosenza

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.

Recent Posts

Como funciona a psicologia experimental?

A psicologia experimental é uma metodologia que, para entender como mente e comportamento estão conectados,…

3 meses ago

Como parar de roer as unhas?

Pesquisas apontam que por volta de 30% da população mundial costuma roer as unhas, um…

4 meses ago

Como reconhecer a ansiedade noturna? Veja causas e tratamentos

O sono é necessário para todos os seres humanos se sentirem dispostos e energizados. No…

4 meses ago

Transtorno do estresse pós-traumático: explicação e causas

O estresse pós-traumático é um tipo de transtorno de ansiedade que pode causar diversas consequências…

4 meses ago

ANS determina o fim do limite para consultas com psicólogos

Na última segunda-feira (11), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu em reunião extraordinária…

5 meses ago

Mulheres na tecnologia: os desafios femininos no setor

Entenda os desafios das mulheres na tecnologia e as razões pelas quais é, muita vezes,…

9 meses ago

Já fez Terapia Online? 😉

Começar agora!