Terapia de casal - homem e mulher apaixonados

Terapia de casal: quando procurar um psicólogo?

Terapia de casal: quando procurar um psicólogo?
1 avaliações

  |  Tempo de leitura: 5 minutos

Relacionamento nem sempre é um mar de rosas, isso todos nós sabemos. Porém, existem momentos em que buscar a ajuda de um psicólogo através da terapia de casal pode ser o último recurso para salvar a relação e, até mesmo, evitar um divórcio.

Diante da necessidade de tratar questões que atrapalham a vida a dois, é preciso tentar compreender o outro em suas particularidades e aprender a conviver com as diferenças em harmonia, mesmo que isso seja algo tão difícil quanto necessário.

Muitas vezes, a rotina e os problemas em família (filhos, finanças, trabalho…), somados à falta de compreensão e de respeito pela individualidade do outro, fazem com que os companheiros percam a capacidade de diálogo. Divergências de pensamento e diferentes visões de mundo, quando muito acentuadas, podem acabar levando uma relação à crise.

Neste artigo, vamos explicar melhor como funciona a terapia de casal, as técnicas utilizadas e como identificar a real necessidade da ajuda profissional de um psicólogo para enfrentar uma crise de forma saudável e sem mais sofrimento.

Entendendo a dinâmica da terapia de casal

A terapia de casal pode ser considerada uma forma de acolhimento, num ambiente neutro, onde o casal pode expor suas questões, desabafar e construir saídas para as dificuldades e impasses.

Aquelas longas conversas, que comumente acabam em brigas e acusações, são facilitadas através da psicoterapia. O psicólogo, então, passa a fazer o papel de mediador, e de forma cuidadosa, elabora questionamentos e induz à reflexão, permitindo que o casal saia da zona de conflito e parta para a busca de soluções.

As sessões costumam ocorrer semanalmente, mas dependendo do caso e das limitações do casal – sejam elas financeiras, profissionais ou familiares – , também pode ser que os encontros ocorram quinzenalmente.

– Mas, e quando o casal já atingiu um nível de desentendimento que não cessa nem durante a terapia?

Nesse caso, o terapeuta pode sugerir que algumas sessões sejam realizadas individualmente, para tratar questões pontuais e, só depois, voltar a reunir o casal para dar continuidade à terapia em conjunto.

De todo modo, a terapia de casal é uma oportunidade de perceber que, diferente do que se pensa, nem sempre há falta de comunicação, mas um jeito equivocado de se comunicar.

Terapia de casal e suas técnicas

E este é um ponto importante sobre a dinâmica da terapia a dois: a tentativa de desenvolvimento de um diálogo construtivo, com uma linguagem clara e respeitosa, com a percepção de escolha do melhor momento e lugar para a conversa, do tom de voz certo e, principalmente, com uma escuta atenta e jamais deslegitimando o sentimento e as fala do outro.

Infelizmente, o conceito de comunicação não-violenta ainda não está plenamente desenvolvido, e sequer sua prática. E é muito comum entre casais essa violência verbal, que é onde, geralmente, todo o conflito se inicia.

Por isso, a terapia se faz necessária como forma de mostrar que é possível comunicar-se de forma positiva, já que este é um dos alicerces mais importantes do relacionamento.

Como saber quando é hora de procurar ajuda?

A falta de reconhecimento dos limites do outro, de empatia e de compreensão das reivindicações do parceiro ou da parceira, acaba deflagrando conflitos graves, gerando, inclusive, o adoecimento de uma ou de ambas as partes e até dos filhos, que inevitavelmente presenciam as brigas e discussões.

Ao perceber que não é mais possível resolver os impasses apenas entre o casal, e que as tentativas de manter o relacionamento estão prestes a se esgotar, pode ser o momento de optar pela terapia.

Todavia, a terapia de casal pode ser feita de forma preventiva, quando pequenos impasses começam a surgir, ou pelo simples fato de o casal desejar conhecer mais a si e ao outro, para que a relação siga saudável.

Pensando dessa forma, seria importante buscar a ajuda de um psicólogo ao identificar as primeiras divergências, caso elas sejam repetitivas e importantes. Assim, pode-se evitar brigas mais sérias, e um desgaste na relação que seja mais complicado e doloroso de resolver.

O objetivo central, contudo, é auxiliar o casal a desenvolver sua comunicação através de recursos próprios, a fim de lidar melhor com as situações problemáticas. A intenção da terapia de casal é encaminhar o par para a construção da autonomia na solução dos impasses, e jamais criar uma relação de dependência com o terapeuta, de modo que este se torne o responsável pela resolução das questões.

Terapia de casal online é possível?

Assim como as terapias individuais, a terapia de casal também pode ser feita através de atendimento online. O trabalho de psicólogos e psicoterapeutas através da internet é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia, permitindo essa modalidade de atendimento e facilitando o acesso à terapia.

Em casos onde o deslocamento até o consultório não é possível, pois dificulta a rotina do casal, ou mesmo para relacionamentos à distância, onde haja a necessidade e o desejo de buscar ajuda psicológica, a terapia online pode ser a melhor alternativa.

Realizada através de chamadas de vídeo, a terapia online para casais também oferece maior liberdade de escolha, tanto de horários quanto de profissionais para realizar esse atendimento.

Além disso, mesmo que o psicólogo seja da própria cidade, o casal pode optar pelo atendimento online por sentir-se mais à vontade em sua casa, e esse também pode ser um fator importante na decisão de iniciar um processo terapêutico.

Contudo, para usufruir desse recurso, é importante que o casal disponha de um local confortável, tranquilo e onde haja privacidade. Além, é claro, de uma conexão de internet com qualidade suficiente para que o diálogo remoto com o psicólogo transcorra de maneira fluida, sem falhas e travamentos.

Se você gostou de saber um pouco mais sobre a Terapia de Casal, continue acompanhando nosso blog! E através do site da Vittude você pode obter informações sobre a terapia online e conhecer os profissionais da nossa plataforma. Acesse agora!