Terapia sexual o que é e quando devo procurar

Terapia sexual: o que é e quando devo procurar um terapeuta sexual?

Terapia sexual: o que é e quando devo procurar um terapeuta sexual?
25 avaliações

  |  Tempo de leitura: 7 minutos

A terapia sexual é um processo conduzido por um profissional de psicologia, com formação na área de sexologia. Também chamado de sexólogo, esse profissional irá realizar um trabalho, em conjunto com seus clientes, para aumentar a qualidade de vida sexual, individual ou de um casal.

Estima-se que mais de 50% da população brasileira apresente alguma dificuldade sexual ou algum problema relacionado ao sexo.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece sexualidade como um dos quatro pilares para avaliação de Qualidade de vida Saudável (ao lado de família, lazer e trabalho). Sabe-se também que, grande parte dos problemas sexuais tem causas psicológicas e emocionais.

Um processo psicoterapêutico, focado em questões de sexualidade humana, é capaz de ajudar pessoas e deixarem medos e anseios de lado.  Através da terapia sexual é possível ser mais feliz, livrando-se do incômodo e a insatisfação. É possível experimentar o sexo como uma atividade íntima, prazerosa e saudável. Afinal de contas, sexo é vida!!

terapia sexual o que é e quando devo procurar

Afinal, o que é sexologia?

A sexologia é o estudo científico da sexualidade humana, incluindo os interesses sexuais, o comportamento e a função humana. Sexologia pode usar ferramentas de diversos campos acadêmicos, incluindo biologia, psicologia, educação, sociologia, antropologia, criminologia, medicina, epidemiologia e neurologia. Os sexólogos estudam e trabalham em áreas especializadas, incluindo o desenvolvimento sexual ao longo da vida (sexualidade infantil, sexualidade na adolescência e na maturidade), relações sexuais, comportamento e atividade sexual, identidade e orientação sexual e também com grupos (culturas, pessoas com deficiência, adolescentes , sexo em idade avançada). O estudo da função sexual também é parte do termo geral de sexologia, e pode incluir disfunções sexuais como anaorgasmia, disfunção erétil, vaginismo e dor sexual, dentre outras.

O sexólogo

Um sexólogo é alguém que estudou todas as áreas do sexo, incluindo anatomia, fisiologia, desenvolvimento sexual, orientação sexual, a dinâmica das relações sexuais, bem como a mecânica dos contatos e atos sexuais. Um sexólogo procura outras disciplinas para entender a sexualidade humana, como história, sociologia, psicologia, biologia, estudos de gênero e muito mais, para ver como o sexo funciona no contexto de ambientes sociais, culturais e religiosos.

Um sexólogo clínico concentra-se no tratamento de disfunções, distúrbios e variações sexuais, incluindo principalmente 6 questões sexuais comuns, tais como:

  1. Pré-orgasmo: dificuldade em chegar ao orgasmo
  2. Intercurso doloroso ou inibido, incluindo o vaginismo
  3. Baixo desejo sexual
  4. Disfunção erétil
  5. Ejaculação rápida ou precoce
  6. Ejaculação retardada ou inibida
  7. Anorgasmia

Um psicólogo clínico com formação em sexologia usará técnicas psicoterapêuticas para identificar mitos e crenças disfuncionais em torno da sexualidade, educação sexual e aconselhamento de casal para capacitar os clientes a experimentar a sexualidade de uma maneira diferente.

Uma maneira que permita mais confiança e compreensão de sua própria sexualidade e liberando-os da desinformação sexual e aumentando a intimidade com um casal.

>>> Encontre um sexólogo online e agende sua consulta hoje mesmo!

Terapia sexual: para quem é?

A terapia sexual pode ser útil para casais ou indivíduos que tenham dificuldades em uma ou mais das seguintes áreas:

  • Disfunção erétil
  • Ansiedade de desempenho
  • Ejaculação precoce ou tardia
  • Baixo desejo sexual (falta de libido)
  • Aversão Sexual
  • Libidos irregulares
  • Baixa excitação
  • Impulso Persistente
  • Dificuldades para atingir um orgasmo
  • Vaginismo e dispareunia
  • Saúde reprodutiva
  • Sexualidade no envelhecimento
  • Sexualidade e Doença
  • Questões de gênero
  • Problemas de orientação sexual
  • Casos agressão sexual ou abuso
  • Vício ou compulsão sexual
  • Viver com alguma DST (Doença sexualmente transmissível)
  • Dificuldade no relacionamento
  • Parafilias, sadismo, masoquisto, fetichismo, voyerismo
  • Zoofilia, coprofilia, clismafilia e urofilia
Terapia seuxal na maturidade

A terapia sexual pode ajudar a manter uma sexualidade saudável durante o envelhecimento

Como funciona a Terapia Sexual

Uma consulta de terapia sexual é semelhante a qualquer outra sessão de psicoterapia. O psicólogo e terapeuta sexual irá discutir, falar e ouvir você e/ou seu parceiro(a). A principal diferença é que o terapeuta sexual também é especificamente qualificado para tratar e gerenciar preocupações sexuais. O terapeuta sexual irá fornecer-lhe material de educação, informações, dicas, sugestões e algumas tarefas de trabalho em casa. É importante afirmar que em uma sessão de terapia sexual não há contato ou não há atos sexuais realizados.

O psicólogo trabalhará conforme sua linha terapêutica de estudo, utilizando de teorias múltiplas e estratégias de tratamento dependendo das necessidades de cada sujeito ou casal. O mais importante nesse trabalho é que seja estabelecido um vínculo de qualidade, onte psicólogo e paciente possam trabalhar juntos. A empatia e o acolhimento é fundamental na decisão de prosseguir ou não com as consultas após algumas sessões. Sentir-se acolhido, ouvido e perceber a evolução é crucial para o sucesso do processo e avanços na sua vida sexual.

Duração das sessões

Uma sessão individual normalmente dura em torno de 50 minutos. Caso o processo psicoterêutico seja realizado em casal, o tempo e a dinâmica podem ser um pouco diferentes. As sessões em casal, em geral, duram entre 90 e 120minutos. É comum que os psicólogos façam uma sessão individual com cada um dos parceiros. O objetivo é ouvir e compreender as demandas de cada pessoa. Entender o que pode ser compartilhado ou não no processo de casal, anseios, expectativas e os motivos que levaram o casal ao consultório.

Terapia sexual pode ajudar um casal a ter um relacionamento mais saudável e prazeroso

Terapia sexual pode ajudar um casal a ter um relacionamento mais saudável e prazeroso

Compromisso com o processo psicoterapêutico

A maioria das preocupações com a saúde sexual ou problemas de relacionamento não melhoram por conta própria. Isso requer um compromisso do indivíduo. O psicólogo será responsável por guiar o paciente através do processo, motivando-o e, o mais importante, o terapeuta sexual estará lá para apoio. Ele também irá fornecer-lhe habilidades úteis que você pode implementar e usar ao longo de sua vida.

Para que as sessões de terapia sexual sejam mais eficazes, o terapeuta sexual poderá solicitar a execução algumas tarefas comportamentais, que serão conduzidos na privacidade de sua própria casa.

Essas tarefas podem consistir em:

  • Tarefas comportamentais específicas para trabalhar em sua intimidade
  • Técnicas específicas para trabalhar em suas preocupações de sexualidade
  • Biofeedback
  • Técnicas de redução ou relaxamento de ansiedade
  • Tarefas específicas de relacionamento
  • Exercícios de comunicação

Como encontrar um terapeuta sexual

Nos dias atuais a tecnologia tem ajudado a aproximar pessoas. Plataformas digitais, como a Vittude, podem ajudá-lo a encontrar um terapeuta sexual ou psicólogo especializado em sexualidade humana em alguns segundos. Você pode encontrar profissionais perto da sua casa ou trabalho ou falar com seu terapeuta sexual do conforto da sua casa através de vídeo consultas.

Basta você visitar o site: www.vittude.com, digitar seu bairro, selecionar a opção Terapia Sexual e clicar em “Encontrar meu psicólogo”. O sistema irá listar os principais terapeutas sexuais mais próximos de você. Você poderá ver o currículo, a formação, experiência profissional e opinião de outros pacientes.

Terapia sexual onde encontrar

Vive uma vida sexual insatisfatória quem não sabe onde e como buscar ajuda. Sofremos com um sexo ruim ou com a falta dele, quando não sabemos resolver o problema ou não temos instrumentos para tal. Esse artigo foi escrito pensando em eliminar a desinformação e possibilitar que cada vez mais pessoas possam ter sexo de qualidade e uma vida sexual saudável e gostosa. Agende hoje mesmo a sua consulta e viva sua vida sexual de modo prazeroso e satisfatório!!!

Procurando Psicólogos em São Paulo? Agende hoje mesmo uma consulta!

Outros artigos que podem interessar:

👉 Como apimentar a relação? 5 dicas para melhorar o sexo

👉 7 dicas de sexólogos para melhorar o sexo

👉 Sexologia: o que é e qual sua ligação com a psicologia?

👉 Terapia de casal: quando procurar um psicólogo?

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade.