Teste de depressão, teste de ansiedade, teste de estresse

Como anda seu nível de depressão, ansiedade e estresse? Faça o teste agora!

  |  Tempo de leitura: 4 minutos

Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Saiba mais sobre o DASS-21

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido. Entenda como funciona e faça sua avaliação!

O DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), desenvolvido pelo PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales (UNSW), na Austrália, possui capacidade de mensurar simultaneamente e distinguir a depressão, a ansiedade e o estresse. Trata-se  de um teste em domínio público, que pode ser originalmente acessado no site da UNSW, sendo esta uma tradução livre realizada pela Vittude.

Trata-se de um questionário com 21 perguntas, que medem a intensidade de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Cada pergunta é classificada em uma escala Likert de quatro pontos de frequência ou gravidade das experiências dos participantes durante a última semana com a intenção de enfatizar os estados emocionais sobre os traços.

Lovibond, comparou propriedades psicométricas do DASS-21 com as Escalas de Beck para ansiedade e depressão, obtendo resultados satisfatórios na comprovação das análises fatorial exploratória e confirmatória. Isso mostra que as respostas do questionário de fato apontam para um indicativo bastante preciso dos quadros de depressão, ansiedade e estresse.

O teste DASS-21

A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress. Desta forma, a avaliação permite não só uma maneira para medir a gravidade dos sintomas do paciente, mas também um modo de acompanhar e medir a resposta do paciente ao tratamento psicológico.

O resultado do DASS não deve ser usado sozinho para avaliar a presença ou ausência de depressão ou ansiedade. Pontuações mais altas no DASS certamente devem alertar o psicólogo ou psiquiatra para um elevado nível de sofrimento no paciente e isso precisa ser mais explorada no âmbito do processo de entrevista. Da mesma forma, as baixas pontuações no DASS não devem ser um substituto para uma entrevista clínica abrangente.

Segundo Heloisa Caiuby, psicóloga com mais de 30 anos de experiência clínica, uma avaliação como o DASS-21 constitui uma medida objetiva, confiável e clara para que um indivíduo entenda como está se sentindo. Ele fornece o ponto de partida e aponta a direção a tomar.

>> Além de saber se tem depressão, ansiedade ou estresse, que tal se conhecer melhor? Nossa equipe preparou uma trilha do conhecimento gratuita, com conteúdos sobre autoconhecimento, autocuidado, dicas de meditação, respiração e recomendações de filmes e livros. Esses conteúdos foram divididos em 5 e-mails, que você pode começar a receber à partir de agora, basta clicar aqui e se cadastrar!

 O Teste DASS-21 e o diagnóstico

Embora o DASS possa contribuir para a avaliação dos níveis de ansiedade ou depressão, o questionário não é concebido como uma ferramenta de diagnóstico. Na verdade, uma série de sintomas típicos da depressão, tais como alterações no sono, no apetite e o surgimento de distúrbios sexuais, não são cobertos pelo DASS e precisam ser avaliados de forma independente. O DASS não se destina a substituir uma entrevista clínica abrangente.

Aviso importante

O resultado da avaliação não indica um diagnóstico conclusivo. Para determinar qualquer diagnóstico potencial discuta seu resultado com um psicólogo ou um médico psiquiatra.

Instruções

Por favor, leia cuidadosamente cada uma das afirmações abaixo e assinale o número apropriado 0, 1, 2 ou 3 que indique o quanto ela se aplicou a você durante a última semana, conforme a indicação a seguir:

0 – Não se aplicou de maneira alguma

1 – Aplicou-se em algum grau ou por pouco tempo

2 – Aplicou-se em um grau considerável ou por uma boa parte do tempo

3 – Aplicou-se muito ou na maioria do tempo

Campos obrigatórios são marcados com *

1.Achei difícil me acalmar *
2.Senti minha boca seca *
3.Não consegui vivenciar nenhum sentimento positivo *
4.Tive dificuldade em respirar em alguns momentos (ex. respiração ofegante, falta de ar, sem ter feito nenhum esforço físico) *
5.Achei difícil ter iniciativa para fazer as coisas *
6.Tive a tendência de reagir de forma exagerada às situações *
7.Senti tremores (ex. nas mãos) *
8.Senti que estava sempre nervoso *
9.Preocupei-me com situações em que eu pudesse entrar em pânico e parecesse ridículo (a) *
10.Senti que não tinha nada a desejar *
11.Senti-me agitado *
12.Achei difícil relaxar *
13.Senti-me depressivo (a) e sem ânimo *
14.Fui intolerante com as coisas que me impediam de continuar o que eu estava fazendo *
15.Senti que ia entrar em pânico *
16.Não consegui me entusiasmar com nada *
17.Senti que não tinha valor como pessoa *
18.Senti que estava um pouco emotivo/sensível demais *
19.Sabia que meu coração estava alterado mesmo não tendo feito nenhum esforço físico (ex. aumento da frequência cardíaca, disritmia cardíaca) *
20.Senti medo sem motivo *
21.Senti que a vida não tinha sentido *

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade.

Avalie esse artigo:

Artigo publicado em Estresse

Comentários:

Please Login to comment
742 Comment threads
223 Thread replies
275 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
770 Comment authors
Recent comment authors
Victor Pjl

Depressão:
36de42
Ansiedade:
32de42
Stress:
32de42

respondi como me senti depois de escrever no meu diario como a humanidade é um lixo e como se tratam mal uns aos outros bebi gim gordons para tentar afagar a dor e ficar melhor tenho uma inflamação no intestino e muitas dores na barriga tenho 14 anos estes foram os meus resultados e mesmo assim eu n quero ir a um psicologo nem a nenhuma pessoa q eu tenha de falar isto na cara se nao irei mentir so quero q ngm se preocupe comigo so quero ficar sosinho so fiz o teste de forma impulsiva e porque NÃO… Read more »

Ketlhyn Texeira

Ketlyn
16 anos
Depressão; 42 de 42
Ansiedade; 36 de 42
Estresse; 38 de 42
Preciso de ajuda 😢😔

Karina Lima II

17 Anos
Depressão
40 de 42
Ansiedade
32 de 42
Stress
34 de 42
💔😔

trackback

Charlie large admits I capable fail together with florida of

Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Responda agora!

Maria Eduarda França

14 anos e 9 meses

Depressão: 42
Ansiedade:42
Stress:42

é só isso né

Manu Sales

11 anos

Depressão:34 de 42

Ansiedade:18

Stress:18

Eu n consigo melhorar da minha depressão😔😭😭💔

trackback

[…] Já a ciclotimia possui sintomas mais leves e com duração diferenciada. Há um risco de até 50% de pessoas ciclotímicas serem diagnosticadas com transtorno bipolar.  Basicamente, o transtorno ciclotímico caracteriza-se por dois estados diferentes: hipomania e depressão.  […]

Beatriz Albergaria Ricardo

15 anos
Depressão: 38 de 42
Ansiedade: 40 de 42
Stress: 38 de 42

É eu já imaginava….

Asriel Kurome

15 anos

Depressão quase nada
Anciedade Moderado (Ja sabia)
Stresse alto, mas nem tanto

que bom 🙂

Kwon Ji-yon

17 anos

Depressão 42 de 42.

Ansiedade 40 de 42.

Stress 42 de 42.

Nossa ! Essas notas são as mais altas do que minhas notas escolares junto e ao meu interesse em viver. 😀

Kauana Felsky

12 anos
Depressão
38 de 42
Ansiedade
30 de 42
Stress
34 de 42

Débora Duarte

“Você está bem?” Essa é a pergunta que ouço quase todos os dias. Estar bem não é algo que pode ser aprendido. A solidão, a indiferença, a paciência e o silêncio. A solidão leva noções, e então por estar só, não se percebe mais que horas são. Você apenas se deixa levar, isto lhe é quase fácil. Você deixa o passar do tempo apagar de sua memória os rostos, os endereços, os sorrisos e as vozes. Você se esquece de que aprendeu a esquecer, que um dia você forçou a si mesmo para esquecer. Você já não entra nos locais… Read more »

Gustavo Domingos

A vida é tão sem sentido as vezes, somos como peças manipuladas pelos pais cumprindo nossos papeis de bons filho sei que esse discurso é tão fútil e repetitivo mas também é tão obvio. a maioria por aqui sabe que isso não irá se “curar” ou pelo menos já está perdendo a fé, sinto em dizer também que a sua devoção ao carinha Divino chamado Deus não ira servir de Nada. muitos me odiaram por aqui eu sei, mas não me importo sei que todos nós não aguentamos a verdade porque somos COVARDES, gostamos de ficar sedados com a ignorância… Read more »

Laura Lau

Oi tenho 10 anos
Corto os pulsos,já tentei fugir de casa e quase me matei E NINGUÉM LIGA
PRA quem não sente é fácil falar mais PRA quem sente é o fim do mundo

Se LIGA isso não é drama é uma DOENÇA SÉRIA

STRESS 34/42
ANSIEDADE24/42
DEPRESSÃO 38/42
COM SOMENTE 10 ANOS.
É HORRIVEL!!!

Evylim Brito

13 anos
Depressão: 42/42
Ansiedade: 42/42
Stress: 42/42

Cael Queiroz

15 anos
Dp-38/42
An-40/42
St-42/42

Mell Alfaia

13 anos, véi
Depressão
36 de 42
Ansiedade
32 de 42
Stress
32 de 42

Yumi Miyamoto

Depressão 32 de 42
Ansiedade 18 de 42
Stress 22 de 42

11 anos

Ana Bia

12 anos
Depressão : 42/42
Ansiedade:34/42
Stress:42/42
Já entei falar com a minha mãe mas só que ela não entende , ela só me machuca alguém pode me ajudar ?😥😭😭

Mell Alfaia

oiii, vemk

Leo Shin Chi

oi ana bia me chamo Leo tenho 26 anos se precisar de algum conselho para ajuda a combater essa depressão pode contar comigo.

Ingrid Lima

42/42 depressão, 12/42 ansiedade, 18/42 stress.
Acordo e vou arrastando correntes para o trabalho, sinto profunda tristeza e solidão e ja tive muitos pensamentos suicidas

Gleyci Cunha

Espero que por aqui ninguém me conheça, é difícil falar sobre, fiz o teste mas já sabia que era severo, deu 42/42 depressão, 40/42 ansiedade, 36/42 stress. Sofro com isso a 6 anos….
Tenho 18😩

Larissa Érica

28 de 42 Depressão
12 de 42 Ansiedade
18 de 42 Stress

13 Years

Natan Everton Jdc

eu n sei oq realmente tenho, os dias só vão passando e a vontade chorar e gritar sem parar começa desdo momento q eu acordo. eu tento acreditar q esse sofrimento interno tem um propósito, mas me sinto um fraco pq ja to quase no meu limite, não é facil procurar ajuda, não é facil conversar sobre isso se nem mesmo eu sei o motivo do problema, só sei q o problema sou eu. eu nao sinto vontade de cometer suicídio, mas segurar esses sentimentos, essas emoções ruins um dia inteiro, todo os dias é cansativo e quando consigo finalmente… Read more »

Dionísia Emar

Eu fico aqui olhando a conversa de todo mundo e me identificando com várias delas a pessoa assim porque anulei a minha vida para viver a vida do meu marido ele sempre cheio de amigos e eu sem amigo algum trabalho fora 3 vezes por semana o restante é em casa tomando conta de duas crianças eu estou sempre com as crianças e ele quando chega mal conversa comigo eu o amo e fico esperando que ele converse comigo que ele me conte alguma coisa do seu dia mas suponhamos que as conversas pudessem ser medidas se uma conversa mede… Read more »

Rafael Oliveira

Que droga acho que de hoje eu não passo maior vontade de cometer um suicídio

Patricia Silva

Tenho 14 anos e 38 de 42 depressão
34 de 42 ansiedade
E 28 de 42 stress

Ross Moretz

Todos 42…

Hewellen Araujo

Eai galera todo mundo aí na mesma cara quem quiser falar comigo eu tô aqui blz desabafar sei lá tentar tirar um pouco desse peso das costas tamo ae chama lá
Ficar carregando isso só é horrível!
+5568992258587 :-:
Até criar um grupo sei lá para tentar ajudar de alguma forma!

Nicole Araujo

Depressão: 22 de 42; Ansiedade: 20 de 42; Stress: 26 de 42; Eu tenho 19 anos e não me reconheço mais. Eu era um pouco tímida, mas muito falante. Muito FELIZ. Eu adorava conversar e brincar. Hoje em dia eu vario entre me sentir vazia, como se nada importasse, e me sentir triste. Eu evito ficar sozinha com meus pensamentos, pois todas as vezes que o faço me sinto mal. Eu “brinco” com a minha familia dizendo que eu sou o ser humano mais bonito, mais esperto e afins, mas sinceramente eu me sinto tão distante disso. Uma vez eu… Read more »