Teste de depressão, teste de ansiedade, teste de estresse

Como anda seu nível de depressão, ansiedade e estresse? Faça o teste agora!

  |  Tempo de leitura: 4 minutos

Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Saiba mais sobre o DASS-21

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido. Entenda como funciona e faça sua avaliação!

O DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), desenvolvido pelo PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales (UNSW), na Austrália, possui capacidade de mensurar simultaneamente e distinguir a depressão, a ansiedade e o estresse. Trata-se  de um teste em domínio público, que pode ser originalmente acessado no site da UNSW, sendo esta uma tradução livre realizada pela Vittude.

Trata-se de um questionário com 21 perguntas, que medem a intensidade de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Cada pergunta é classificada em uma escala Likert de quatro pontos de frequência ou gravidade das experiências dos participantes durante a última semana com a intenção de enfatizar os estados emocionais sobre os traços.

Lovibond, comparou propriedades psicométricas do DASS-21 com as Escalas de Beck para ansiedade e depressão, obtendo resultados satisfatórios na comprovação das análises fatorial exploratória e confirmatória. Isso mostra que as respostas do questionário de fato apontam para um indicativo bastante preciso dos quadros de depressão, ansiedade e estresse.

O teste DASS-21

A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress. Desta forma, a avaliação permite não só uma maneira para medir a gravidade dos sintomas do paciente, mas também um modo de acompanhar e medir a resposta do paciente ao tratamento psicológico.

O resultado do DASS não deve ser usado sozinho para avaliar a presença ou ausência de depressão ou ansiedade. Pontuações mais altas no DASS certamente devem alertar o psicólogo ou psiquiatra para um elevado nível de sofrimento no paciente e isso precisa ser mais explorada no âmbito do processo de entrevista. Da mesma forma, as baixas pontuações no DASS não devem ser um substituto para uma entrevista clínica abrangente.

Segundo Heloisa Caiuby, psicóloga com mais de 30 anos de experiência clínica, uma avaliação como o DASS-21 constitui uma medida objetiva, confiável e clara para que um indivíduo entenda como está se sentindo. Ele fornece o ponto de partida e aponta a direção a tomar.

>> Além de saber se tem depressão, ansiedade ou estresse, que tal se conhecer melhor? Nossa equipe preparou uma trilha do conhecimento gratuita, com conteúdos sobre autoconhecimento, autocuidado, dicas de meditação, respiração e recomendações de filmes e livros. Esses conteúdos foram divididos em 5 e-mails, que você pode começar a receber à partir de agora, basta clicar aqui e se cadastrar!

 O Teste DASS-21 e o diagnóstico

Embora o DASS possa contribuir para a avaliação dos níveis de ansiedade ou depressão, o questionário não é concebido como uma ferramenta de diagnóstico. Na verdade, uma série de sintomas típicos da depressão não são cobertos pelo DASS e precisam ser avaliados de forma independente. São eles: alterações no sono, no apetite e o surgimento de distúrbios sexuais. Por isso, o DASS não se destina a substituir uma entrevista clínica abrangente.

Aviso importante

O resultado da avaliação não indica um diagnóstico conclusivo. Para determinar qualquer diagnóstico potencial discuta seu resultado com um psicólogo ou um médico psiquiatra.

Instruções

Por favor, leia cuidadosamente cada uma das afirmações abaixo e assinale o número apropriado 0, 1, 2 ou 3. A pontuação indicará o quanto ela se aplicou a você durante a última semana, conforme a indicação a seguir:

0 – Não se aplicou de maneira alguma

1 – Aplicou-se em algum grau ou por pouco tempo

2 – Aplicou-se em um grau considerável ou por uma boa parte do tempo

3 – Aplicou-se muito ou na maioria do tempo

Campos obrigatórios são marcados com *

1.Achei difícil me acalmar *
2.Senti minha boca seca *
3.Não consegui vivenciar nenhum sentimento positivo *
4.Tive dificuldade em respirar em alguns momentos (ex. respiração ofegante, falta de ar, sem ter feito nenhum esforço físico) *
5.Achei difícil ter iniciativa para fazer as coisas *
6.Tive a tendência de reagir de forma exagerada às situações *
7.Senti tremores (ex. nas mãos) *
8.Senti que estava sempre nervoso *
9.Preocupei-me com situações em que eu pudesse entrar em pânico e parecesse ridículo (a) *
10.Senti que não tinha nada a desejar *
11.Senti-me agitado *
12.Achei difícil relaxar *
13.Senti-me depressivo (a) e sem ânimo *
14.Fui intolerante com as coisas que me impediam de continuar o que eu estava fazendo *
15.Senti que ia entrar em pânico *
16.Não consegui me entusiasmar com nada *
17.Senti que não tinha valor como pessoa *
18.Senti que estava um pouco emotivo/sensível demais *
19.Sabia que meu coração estava alterado mesmo não tendo feito nenhum esforço físico (ex. aumento da frequência cardíaca, disritmia cardíaca) *
20.Senti medo sem motivo *
21.Senti que a vida não tinha sentido *

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Avalie esse artigo:

Comentários:

2.2K Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Galaxy Bobobi
1 minuto atrás

Vou usar o codinome Laura, tenho 16 anos e ultimamente ando sendo uma boa filha, até tirei uma nota ótima no vestibular e já começo a faculdade ano que vem, tenho um namoro estável e saudável e eu amo ela sabe, tenho uma vida social boa, faço tarefas em casa, tenho uma gata de estimação que me faz muito feliz, mas mesmo assim me sinto vazia…a maioria do tempo eu só quero desaparecer pois não consigo mais ver sentido na vida, já pensei muitas vezes em torcer pra um carro na atropelar, pra parecer que não foi culpa minha de… Read more »

Grasiele Rodrigues
21 horas atrás

Oi, tenho 16 anos. Estou aqui pra desabafar,a pandemia me afetou um pouco,moro numa casa com os meus pais q são meio controladores e meio ofensivos comigo.Sempre tenho q ser a filha exemplar com boas notas e com um comportamento perfeito,q nunca responde e sem opnião própria.Eles me pressionam em complemente tudo,principalmente a mh mãe,ela sempre quer notas perfeitas,quando tento falar sobre o q sinto eu estou errada,já meu pai nunca fala comigo direito,mas quando fala é sempre pra dizer o quanto meu corpo é feio por ser gordo e o quanto eu sou preguiçosa com as mhs coisas.Mh infância… Read more »

Last edited 21 horas atrás by Grasiele Rodrigues
sim sim
1 dia atrás

Meu nome é Maria, tenho 13 anos. Vou só desabafar aqui msm. No início do ano tava tudo bem, a pandemia n me afetou muito já que eu já não saía muito antes dela. Mas eu comecei a ficar triste por causa de algumas coisas q aconteceram cmg no passado. Eu lembrava de quando eu fui trocada e ficava bem pra baixo, lembrava do quanto eu odeio meu cabelo por ele ser cacheado e evitava me olhar no espelho… Os sentimentos pioraram quando minha vó morreu. Eu me sinto um lixo por n ter consolado meu pai, eu me sinto… Read more »

Last edited 1 dia atrás by sim sim
Maísa Oliveira
5 dias atrás

Meu nome é Maísa, sou estudantes (21y) Depressão(2/42) e stress (10/42) normal ja ansiedade (16/42) severa Sempre suspeitei que tinha um pouco de ansiedade, não so pelos tremores na mão, mas por diversas outras situações. Me choquei com a faixa etária das idades nos comentários, de crianças e adolescentes que precisam de ajuda, n apenas de um psicólogo mas ajuda da família, reconhecimento apoio, abraços e palavras positivas… Queria deixar aqui uma dica para vocês que tem ansiedade e as vezes n sabe oqe fazer para parar de ter pensamentos ruins, coloque um louvor que exaltar a presença de Jesus,… Read more »

Juliana de Almeida Pontes
6 dias atrás

Já faz um tempo que eu ando meio preocupada comigo mesma, eu tenho 14 e minha “pontuação” deu 26 de 42 depressão 32 de 42 de ansiedade e 36 de 42 de estresse, eu já sabia a um tempo que eu tenho ansiedade, e a uns anos atrás a minha depressão estava quase fazendo eu me matar, mas aconteceram umas coisas que fizeram eu melhorar muito, mas de um tempo pra cá isso tem voltado, a uns anos atrás no meu 5° ano eu tive uma crise de ansiedade na escola, só que eu era pequena e nem sabia da… Read more »

Last edited 6 dias atrás by Juliana de Almeida Pontes
Uvinha Linda
6 dias atrás

Estou preucupada e aliviada ao mesmo tempo…Fiz esse teste a 5 meses atrás e tinha dado severo em tudo, porém,dessa vez eu tirei uma “pontuação” bem mais baixa. Me sinto preucupada pois pensava que eu tinha me livrado disso ou que eu só estava sendo dramática pois eu só tenho 9 anos e sei que a minha vida é perfeita perto da de outras pessoas aqui… Uma coisa que me incomoda é que eu me sinto sozinha…Meus “amigos “simplesmente me ignoram quando cai na telha e mesmo minha família falando que entende que eu tenho depressão e afins(pois eu já… Read more »

Last edited 6 dias atrás by Uvinha Linda
Emily
7 dias atrás

Eu tenho 14 anos e espero real q não apareça meu nome.

Eu ultimamente (a um ano mais ou menos) tenho me sentindo um lixo total me sinto desanimada e sinto todos os dias que a minha existência é totalmente desnecessária. Quero chorar a todo momento tudo me deixa sensível ao ponto de eu pensar em me matar ou até mesmo nunca ter nascido. Eu não quero morrer mais também não quero continuar vivendo assim, nessa angústia nesse desespero e confusão dentro da minha mente.

Depressão 42 de 42
Ansiedade 12 de 42
Estresse 36 de 42

CaPandinha Blox
7 dias atrás

Obg pelo teste, mas agora eu to preocupada comigo mesma

Last edited 7 dias atrás by CaPandinha Blox
Erika Santos
9 dias atrás

;-;

Last edited 9 dias atrás by Erika Santos
Gustavo Böhm
11 dias atrás

Eu não me lembro se alguma vez já comentei nesse site, mas já li diversos comentários e sempre acabo me surpreendendo como crianças de 10,11,9,12 anos já são depressivas, ansiosas e significativamente estressadas. Bem, eu me chamo Gustavo e tenho 17 anos. Já fiz outros testes aqui e o máximo que já tive foi ansiedade elevada, nada mais além disso. Entretanto, dessa vez, foi diferente. Agora já tenho níveis de estresse e depressão, com certeza ainda estou surpreso, não sei o porquê disso. Certamente, a vida é uma caixa de surpresas kkkkk Eu estou terminado o meu 3º ano do… Read more »

Last edited 11 dias atrás by Gustavo Böhm
Aghenis quer Biscoitar
15 dias atrás

Enfim sou um garoto e tenho 12 anos, eu comecei a ficar pior mesmo na pandemia eu fiquei longe de todo mundo e fiquei preso dentro de casa isso me fez ficar muuito estressado sério antes mesmo da pandemia eu já sofria de ansiedade e agora sofro depressão e estresse e a minha ansiedade aumentou mais ainda, as vezes eu fico tranquilo, e as vezes raramente eu me sinto bem sabe é bem difícil eu me senti feliz quando n tenho contato com ninguém, eu n gosto de ter so contato com a minha família sabe? A última vez que… Read more »

Vaca Verde
17 dias atrás

Não vou revelar nome nem idade, só vou desabafar mesmo. Estou me sentindo muito mal emocionalmente, não vejo mais sentido em coisa nenhuma e o mais “curioso” talvez é que eu não estou passando por nenhum problema de família ou algo do tipo como muitos aqui estão e por isso estão deprimidos/depressivos. Apenas estou me sentindo mal e não sei pq, tudo me estressa, me irrito facilmente, as pessoas em geral me irritam, a rotina me aborrece. Sinto as coisas exageradamente, sinto raiva das pessoas sem motivo aparente e estou inclusive com pensamentos suicidas, é uma angústia que me corrói… Read more »

Last edited 17 dias atrás by Vaca Verde
BiancaBrito -
17 dias atrás

depressao 42
estresse 36
ansiedade 16

Vicky Smd
17 dias atrás

Olá pessoal, já que sei que ninguém irá ler isso eu vou simplesmente desabafar.. Parece que eu tenho sentido tudo exageradamente, qualquer coisa por mínima que seja tem um impacto enorme nas minhas emoções… tenho 18 anos e sinto que já falhei da vida como pessoa. Sinto que ando muito ansiosa e qualquer coisa já me estressa sem ninguém merecer o meu estresse e eu desconto isso nas pessoas mesmo sem intenção.. Eu tinha um namorado maravilhoso e pelo meu jeito terrível de ser eu o perdi. Eu moro em local que não gosto e não tenho nenhum amigo para… Read more »

Melanie Costa Queiroz 8B
18 dias atrás

Primeira vez q escrevo sobre isso, tô com medo de aparecer meu nome ou minha mãe descobrirkk Podem me chamar de mel, atualmente tenho 13 anos, desde os meus 9/10 anos eu e duas primas minhas “brincávamos” falando que a gnt ia se matar juntas (brincadeira mais saudavel q isso impossivel)…Acontece q eu n contava que dali pra frente tudo ia se tornar uma merda, eu e minha irmã mais velha nos afastamos, ela era meu mundo, sempre conversavamos sobre tudo. Minha irmã do meio se casou e foi nesse momento o primeiro pensamento verdadeiramente suicida q eu tive. Meus… Read more »

Last edited 18 dias atrás by Melanie Costa Queiroz 8B
Mathias Reis
18 dias atrás

depressão 40
ansiedade 42
stress 42
me sinto um lixo como pessoa. erros do passado me deixam amargurado e triste, tenho 13 anos mas sinto que falhei como pessoa e que não tem mais sentido…não quero morrer, mas é muito difícil acordar triste todos os dias. pessoal, ajudem o próximo, vamos construir um mundo melhor…

sasuke inutil
19 dias atrás

Oi, então, não vou revelar meu nome, mais eu tenho 14 anos, e eu tenho quase ctz q já tive depressão,eu e minha mãe moramos praticamente de favor na casa da minha vó, eu tenho muito estresse todo dia, eu não posso ser eu perto da família, nem vestir as roupas q eu gosto, nem cortar o cabelo curto por exemplo, minha mãe acha que depressão é falta de Deus, minha família inteira é extremamente homofobica e machista,sempre estão reclamando comigo por coisas q não são minha culpa, tenho vontade de me matar o tempo todo,mais só não consigo, tenho… Read more »

benito antonio dos santos filho
20 dias atrás

.

Last edited 20 dias atrás by benito antonio dos santos filho
valeria sr
20 dias atrás

…….. aaaa quero apagar pq ta aparendo meu nome socorro

Last edited 20 dias atrás by valeria sr
Juliana Carvalho
21 dias atrás

Depressão
18 – 42
Ansiedade
34 – 42
stress
36 – 42
a minha ex psicóloga disse que tenho depressão, e tô bastante confusa…
pq não acho isso, mas ela disse que tenho costume de minimizar minha dor, então eu não sei, sla, só queria parar de me sentir assim…
enfim, vou tentar aguentar

Last edited 21 dias atrás by Juliana Carvalho
Luana Sla
23 dias atrás

Oii, tenho 10 anos bom eu ando sentindo muito estresse e pensamentos estranhos dês dos meus 6 anos, tenho todos os sintomas de ansiedade estou com medo, vejo coisas já vi uma pessoa embaixo da minha cama, isso anda mechendo com minha cabeça e me fez até começar a passar muito mal em uma noite, eu não sei mais oq fazer para parar de sentir tudo isso, tenho vontade de fazer terapia mas ao mesmo tempo tenho medo

Evelyn Vitoria
23 dias atrás

Olá tenho 10 anos vou falar apenas minha idade e botei esse nome falço, Dez que tinha 7 5 anos minha mãe sempre ficava gritando me batendo me ameaçando por nada, não podia ter amigos homens sempre me tirava da escola quando fazia amigos(a), eu sempre ficava em casa, fico estressada muito rápido, meu irmão fica fazendo bullying comigo e fala que é só uma brincadeira, meu irmão e minha mãe falam que não posso falar nada e nem ter opinião a nada pois sou criança, e eles podem fazer oque quiser a mim, sou antissocial tenho muita anciedade e… Read more »

Last edited 23 dias atrás by Evelyn Vitoria
KayKayBalão
23 dias atrás

Oi, tenho 17 anos, não quero falar meu nome real, e pra mim, ansiedade, stress e depressão deram extremamente severo, eu realmente to passando por momentos difíceis na vida e estou muito insegura de tudo, já passei por muita coisa na vida, e sempre achei frescura a minha reação sobre tudo, mas ultimamente ta esclarecendo muito minha mente de muitas coisas e eu realmente preciso de ajuda psicológica, mas eu tenho vergonha de falar pra minha mãe que eu preciso de ajuda, parece que todo o meu passado ta juntando com a minha sensação do presente de ter vivido esse… Read more »

Gabriela Bárcia
24 dias atrás

Oi Gente! Vejam só..

Tudo o mundo sente medo, insegurança e receio do que os outros pensam de nós! Repito, tudo o mundo sente essas emoções, o que acontece é que uns disfarçam melhor do que outros. Uns controlam as emoções.

A mente é a chave da vida.

Façam este exercício por 5 minutos, CINCO MINUTOS.
durante 5 minutos vão desfrutar do que vos rodeia.
Observar, cheirar, tocar, analisar e sentir esse momento por 5 minutos, excluir todos os pensamentos do ontem e do amanhã, focar no agora.

Depois desafiem-se por 10/15/30 minutos, durante o dia.

Libertem-se!
Força aí!

Camille Moraes
24 dias atrás

oi eu nao vou dizer meu nome real tenho 12 anos, quando tinha 7 minha irma engravidou e fui tia aos 9 eu tentei me suicidar colocando uma corda no meu pescoço, hoje m dia ja estou melhor mas… strees: extremamente severo; ansiedade: extremamente severo e depressao: severo, eu so queria algumas dicas para contar aos meus pais.
obrigada

Felipe Nunes
24 dias atrás

Olá, Então é o seguinte o meu nível de stress tá moderado, depressao baixa e ansiedade deu severa. Eu venho estudando pra concursos militares Desde 14 anos e hj tenho 20 anos, nunca consegui passar em nenhum concurso q eu realizei, foram quase 20 provas no total, reprovei em todas. É o seguinte sou uma pessoa mt dedicada é extremamente focada naquilo q estou prestes a realizar, quando eu quero algo, dou o meu melhor , até fazer meu trabalho bem feito. Hj tô passando aq pq foi o ápice, eu realizei um concurso militar esse final de semana e… Read more »

Last edited 24 dias atrás by Felipe Nunes
Homem Dos videos
27 dias atrás

Olá, usarei o codinome Araujo. Tenho 31 anos, pai de uma menina de 8, casado e minha empresa foi a falência há 2 anos e devido a pandemia as coisas estão difíceis. O teste diagnosticou depressão severa, ansiedade severa e stress severo. Eu já imaginava isso pois tá cada dia mais difícil me manter vivo. Um conselho que deixo: amém sua família.

yumeko sem futuro
29 dias atrás

Oi, não irei revelar meu nome real, mas pode me chamar de ikyo, 15 anos. Eu tenho TAG a mais de 2 anos, eu aprendi, na marra, a controlar todo o sentimento e a adrenalina que a ansiedade trás. Ultimamente to tendo alguns sintomas de TDAH, isso ta acabando comigo, ta me deixando esgotada, cansada e principalmente sem disposição pra sair, eu não saio se quer do meu quarto, devo admitir que estou com um medo bem grande de acabar obtendo uma depressão, eu não tenho forças pra suporta uma. é isso.

FERNANDA CORREIA DA SILVA
29 dias atrás

Oi, me chamo Fernanda, tenho 12 anos, bom eu fiz o teste e todos deram severo ( depressão, ansiedade e estresse) eu sempre faço cortes no meu braço com uma faca ou com um estilete , eu já tive várias crises de ansiedade, mas nunca procurei um psicólogo, eu já disse pra os meus pais que eu tenho crise de ansiedade e eles dizem que é ” frecura” , ultimamente eu ando me sentindo muito triste, eu até já me cortei por causa de problemas pessoais, eu tenho vários tics, como: perna balançando o tempo todo, mordendo os lábios até… Read more »

Last edited 29 dias atrás by FERNANDA CORREIA DA SILVA
Yumi Jabami
1 mês atrás

Olá,me chamo Letícia tenho 15 anos bom,eu já tive depressão com 13 anos e 14 anos me machuquei muito ninguém me ajudava meus pais falar que era frescura,só ladeira a baixo tentei várias formas de suicídio etc…hoje eu olho pro meu braço e me orgulho por te superado isso, porém quando minha depressão severa acabou,veio ansiedade e eu sinto que a minha depressão tá voltado dnv e eu tenho medo,medo dessa vez eu não conseguir viver,por isso vim aqui ver como tava e deu “início de depressão”tô triste com isso mais tá tudo bem,é isso

Artigo publicado em Estresse